A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Elizabeth Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Nelson dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4818
Resumo: O domínio da leitura e da escrita são princípios básicos da educação. Dessa forma, formar leitores e produtores de textos é um desafio para os educadores. Assim, o objetivo desse estudo foi desenvolver uma proposta de trabalho para o ensino médio, ancorada nas teorias bakhtinianas do gênero textual e na concepção do letramento, para orientar os alunos no sentido de torná-los leitores e produtores de textos; estimular sua criatividade e originalidade e levá-los a adquirir o hábito da escrita, desfazendo, desta forma, a ideia adquirida na própria escola, por meio de práticas equivocadas, de que não sabem escrever. Para tanto, em um primeiro momento, fez-se uma revisão de literatura abordando o conceito de leitura, concepção de leitura, estratégias e etapas da leitura, fundamentada em autores que debatem a temática. Para desenvolvimento do trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa ação, junto a dezessete alunos do primeiro ano do ensino médio de um colégio estadual do município de Paranavaí, Paraná. Os gêneros argumentativos trabalhados foram a Charge, o artigo de opinião e a carta argumentativa. Os resultados obtidos com as atividades desenvolvidas mostraram que os alunos, quando motivados, podem escrever criticamente um texto, utilizando os recursos da língua: a estrutura composicional, a sintaxe e a variedade padrão da língua. Outro fato observado é o de que, quando o aluno é motivado e sabe o que está fazendo, o processo de produção textual fica bem mais fácil.
id UTFPR-8_c29f95307757b1be819fc74e190ae412
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4818
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médioEducação: Métodos e Técnicas de Ensino.leitura; escrita; gênero textual discursivo.O domínio da leitura e da escrita são princípios básicos da educação. Dessa forma, formar leitores e produtores de textos é um desafio para os educadores. Assim, o objetivo desse estudo foi desenvolver uma proposta de trabalho para o ensino médio, ancorada nas teorias bakhtinianas do gênero textual e na concepção do letramento, para orientar os alunos no sentido de torná-los leitores e produtores de textos; estimular sua criatividade e originalidade e levá-los a adquirir o hábito da escrita, desfazendo, desta forma, a ideia adquirida na própria escola, por meio de práticas equivocadas, de que não sabem escrever. Para tanto, em um primeiro momento, fez-se uma revisão de literatura abordando o conceito de leitura, concepção de leitura, estratégias e etapas da leitura, fundamentada em autores que debatem a temática. Para desenvolvimento do trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa ação, junto a dezessete alunos do primeiro ano do ensino médio de um colégio estadual do município de Paranavaí, Paraná. Os gêneros argumentativos trabalhados foram a Charge, o artigo de opinião e a carta argumentativa. Os resultados obtidos com as atividades desenvolvidas mostraram que os alunos, quando motivados, podem escrever criticamente um texto, utilizando os recursos da língua: a estrutura composicional, a sintaxe e a variedade padrão da língua. Outro fato observado é o de que, quando o aluno é motivado e sabe o que está fazendo, o processo de produção textual fica bem mais fácil.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Lima, Elizabeth CristinaSantos, Nelson dos2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-481810.3895/recit.v8.n19.4818Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4818/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/e-4818/586https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/e-4818/587Direitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:52Zoai:periodicos.utfpr:article/4818Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:52Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
title A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
spellingShingle A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
de Lima, Elizabeth Cristina
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
leitura; escrita; gênero textual discursivo.
title_short A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
title_full A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
title_fullStr A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
title_full_unstemmed A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
title_sort A importância da diversidade textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
author de Lima, Elizabeth Cristina
author_facet de Lima, Elizabeth Cristina
Santos, Nelson dos
author_role author
author2 Santos, Nelson dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Elizabeth Cristina
Santos, Nelson dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
leitura; escrita; gênero textual discursivo.
topic Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
leitura; escrita; gênero textual discursivo.
description O domínio da leitura e da escrita são princípios básicos da educação. Dessa forma, formar leitores e produtores de textos é um desafio para os educadores. Assim, o objetivo desse estudo foi desenvolver uma proposta de trabalho para o ensino médio, ancorada nas teorias bakhtinianas do gênero textual e na concepção do letramento, para orientar os alunos no sentido de torná-los leitores e produtores de textos; estimular sua criatividade e originalidade e levá-los a adquirir o hábito da escrita, desfazendo, desta forma, a ideia adquirida na própria escola, por meio de práticas equivocadas, de que não sabem escrever. Para tanto, em um primeiro momento, fez-se uma revisão de literatura abordando o conceito de leitura, concepção de leitura, estratégias e etapas da leitura, fundamentada em autores que debatem a temática. Para desenvolvimento do trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa ação, junto a dezessete alunos do primeiro ano do ensino médio de um colégio estadual do município de Paranavaí, Paraná. Os gêneros argumentativos trabalhados foram a Charge, o artigo de opinião e a carta argumentativa. Os resultados obtidos com as atividades desenvolvidas mostraram que os alunos, quando motivados, podem escrever criticamente um texto, utilizando os recursos da língua: a estrutura composicional, a sintaxe e a variedade padrão da língua. Outro fato observado é o de que, quando o aluno é motivado e sabe o que está fazendo, o processo de produção textual fica bem mais fácil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4818
10.3895/recit.v8.n19.4818
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4818
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.4818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4818/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/e-4818/586
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/e-4818/587
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237569240203264