Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menoncin, Camila
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sandmann, André, Melges, André Inácio, Da Silva, Flávio Piekarzewicz, Werncke, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865
Resumo: A expansão universitária exacerbada, sem um prévio planejamento no que remete ao trabalho a ser desenvolvido com uma nova comunidade acadêmica, oriunda de um ensino muitas vezes precário, gerou grandes bolsões de retenção acadêmica em disciplinas correlatas às ciências exatas. A Educação à distância (EAD), concomitante ao avanço de recursos tecnológicos, surge como alternativa para atender as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. Ao considerar tais demandas e as crescentes retenções nos primeiros períodos dos cursos de engenharia e licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adotou-se esta modalidade de ensino que visou a implantação em disciplinas das áreas exatas, possibilitando, assim, atender a demanda por turmas que pudessem absorver esses acadêmicos. O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, modalidade de EAD, na UTFPR/MD. O alto índice de matriculados em turmas não presenciais, 300 alunos em média nos últimos semestres, comprova a necessidade da oferta da disciplina em horários que possam ser compatíveis com a situação do estudante, ou seja, podendo cursá-la em seu tempo livre. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos alunos aprovados ao final do curso, desde sua implementação. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdos que dialogam com o acadêmico é evidenciada. A EaD é garantia de sucesso quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno/professor.
id UTFPR-8_d2b39d4708e43f751f65cfca18d2b185
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4865
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EADÁlgebra; Geometria e Topologia; EducaçãoEnsino à distância; Exatas; Geometria analíticaA expansão universitária exacerbada, sem um prévio planejamento no que remete ao trabalho a ser desenvolvido com uma nova comunidade acadêmica, oriunda de um ensino muitas vezes precário, gerou grandes bolsões de retenção acadêmica em disciplinas correlatas às ciências exatas. A Educação à distância (EAD), concomitante ao avanço de recursos tecnológicos, surge como alternativa para atender as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. Ao considerar tais demandas e as crescentes retenções nos primeiros períodos dos cursos de engenharia e licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adotou-se esta modalidade de ensino que visou a implantação em disciplinas das áreas exatas, possibilitando, assim, atender a demanda por turmas que pudessem absorver esses acadêmicos. O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, modalidade de EAD, na UTFPR/MD. O alto índice de matriculados em turmas não presenciais, 300 alunos em média nos últimos semestres, comprova a necessidade da oferta da disciplina em horários que possam ser compatíveis com a situação do estudante, ou seja, podendo cursá-la em seu tempo livre. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos alunos aprovados ao final do curso, desde sua implementação. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdos que dialogam com o acadêmico é evidenciada. A EaD é garantia de sucesso quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno/professor. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Menoncin, CamilaSandmann, AndréMelges, André InácioDa Silva, Flávio PiekarzewiczWerncke, Ivan2017-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-486510.3895/recit.v8.n18.4865Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 18 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 18 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 18 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n18reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:57Zoai:periodicos.utfpr:article/4865Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:57Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
title Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
spellingShingle Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
Menoncin, Camila
Álgebra; Geometria e Topologia; Educação
Ensino à distância; Exatas; Geometria analítica
title_short Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
title_full Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
title_fullStr Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
title_full_unstemmed Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
title_sort Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
author Menoncin, Camila
author_facet Menoncin, Camila
Sandmann, André
Melges, André Inácio
Da Silva, Flávio Piekarzewicz
Werncke, Ivan
author_role author
author2 Sandmann, André
Melges, André Inácio
Da Silva, Flávio Piekarzewicz
Werncke, Ivan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menoncin, Camila
Sandmann, André
Melges, André Inácio
Da Silva, Flávio Piekarzewicz
Werncke, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra; Geometria e Topologia; Educação
Ensino à distância; Exatas; Geometria analítica
topic Álgebra; Geometria e Topologia; Educação
Ensino à distância; Exatas; Geometria analítica
description A expansão universitária exacerbada, sem um prévio planejamento no que remete ao trabalho a ser desenvolvido com uma nova comunidade acadêmica, oriunda de um ensino muitas vezes precário, gerou grandes bolsões de retenção acadêmica em disciplinas correlatas às ciências exatas. A Educação à distância (EAD), concomitante ao avanço de recursos tecnológicos, surge como alternativa para atender as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. Ao considerar tais demandas e as crescentes retenções nos primeiros períodos dos cursos de engenharia e licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adotou-se esta modalidade de ensino que visou a implantação em disciplinas das áreas exatas, possibilitando, assim, atender a demanda por turmas que pudessem absorver esses acadêmicos. O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, modalidade de EAD, na UTFPR/MD. O alto índice de matriculados em turmas não presenciais, 300 alunos em média nos últimos semestres, comprova a necessidade da oferta da disciplina em horários que possam ser compatíveis com a situação do estudante, ou seja, podendo cursá-la em seu tempo livre. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos alunos aprovados ao final do curso, desde sua implementação. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdos que dialogam com o acadêmico é evidenciada. A EaD é garantia de sucesso quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno/professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865
10.3895/recit.v8.n18.4865
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n18.4865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 18 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 18 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 18 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n18
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253436870656