Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865 |
Resumo: | A expansão universitária exacerbada, sem um prévio planejamento no que remete ao trabalho a ser desenvolvido com uma nova comunidade acadêmica, oriunda de um ensino muitas vezes precário, gerou grandes bolsões de retenção acadêmica em disciplinas correlatas às ciências exatas. A Educação à distância (EAD), concomitante ao avanço de recursos tecnológicos, surge como alternativa para atender as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. Ao considerar tais demandas e as crescentes retenções nos primeiros períodos dos cursos de engenharia e licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adotou-se esta modalidade de ensino que visou a implantação em disciplinas das áreas exatas, possibilitando, assim, atender a demanda por turmas que pudessem absorver esses acadêmicos. O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, modalidade de EAD, na UTFPR/MD. O alto índice de matriculados em turmas não presenciais, 300 alunos em média nos últimos semestres, comprova a necessidade da oferta da disciplina em horários que possam ser compatíveis com a situação do estudante, ou seja, podendo cursá-la em seu tempo livre. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos alunos aprovados ao final do curso, desde sua implementação. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdos que dialogam com o acadêmico é evidenciada. A EaD é garantia de sucesso quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno/professor. |
id |
UTFPR-8_d2b39d4708e43f751f65cfca18d2b185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4865 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EADÁlgebra; Geometria e Topologia; EducaçãoEnsino à distância; Exatas; Geometria analíticaA expansão universitária exacerbada, sem um prévio planejamento no que remete ao trabalho a ser desenvolvido com uma nova comunidade acadêmica, oriunda de um ensino muitas vezes precário, gerou grandes bolsões de retenção acadêmica em disciplinas correlatas às ciências exatas. A Educação à distância (EAD), concomitante ao avanço de recursos tecnológicos, surge como alternativa para atender as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. Ao considerar tais demandas e as crescentes retenções nos primeiros períodos dos cursos de engenharia e licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adotou-se esta modalidade de ensino que visou a implantação em disciplinas das áreas exatas, possibilitando, assim, atender a demanda por turmas que pudessem absorver esses acadêmicos. O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, modalidade de EAD, na UTFPR/MD. O alto índice de matriculados em turmas não presenciais, 300 alunos em média nos últimos semestres, comprova a necessidade da oferta da disciplina em horários que possam ser compatíveis com a situação do estudante, ou seja, podendo cursá-la em seu tempo livre. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos alunos aprovados ao final do curso, desde sua implementação. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdos que dialogam com o acadêmico é evidenciada. A EaD é garantia de sucesso quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno/professor. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Menoncin, CamilaSandmann, AndréMelges, André InácioDa Silva, Flávio PiekarzewiczWerncke, Ivan2017-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-486510.3895/recit.v8.n18.4865Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 18 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 18 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 18 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n18reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:57Zoai:periodicos.utfpr:article/4865Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:57Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD |
title |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD |
spellingShingle |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD Menoncin, Camila Álgebra; Geometria e Topologia; Educação Ensino à distância; Exatas; Geometria analítica |
title_short |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD |
title_full |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD |
title_fullStr |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD |
title_full_unstemmed |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD |
title_sort |
Retrospectiva do curso de geometria analítica e álgebra linear na UTFPR Campus Medianeira na modalidade EAD |
author |
Menoncin, Camila |
author_facet |
Menoncin, Camila Sandmann, André Melges, André Inácio Da Silva, Flávio Piekarzewicz Werncke, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Sandmann, André Melges, André Inácio Da Silva, Flávio Piekarzewicz Werncke, Ivan |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menoncin, Camila Sandmann, André Melges, André Inácio Da Silva, Flávio Piekarzewicz Werncke, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra; Geometria e Topologia; Educação Ensino à distância; Exatas; Geometria analítica |
topic |
Álgebra; Geometria e Topologia; Educação Ensino à distância; Exatas; Geometria analítica |
description |
A expansão universitária exacerbada, sem um prévio planejamento no que remete ao trabalho a ser desenvolvido com uma nova comunidade acadêmica, oriunda de um ensino muitas vezes precário, gerou grandes bolsões de retenção acadêmica em disciplinas correlatas às ciências exatas. A Educação à distância (EAD), concomitante ao avanço de recursos tecnológicos, surge como alternativa para atender as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. Ao considerar tais demandas e as crescentes retenções nos primeiros períodos dos cursos de engenharia e licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adotou-se esta modalidade de ensino que visou a implantação em disciplinas das áreas exatas, possibilitando, assim, atender a demanda por turmas que pudessem absorver esses acadêmicos. O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, modalidade de EAD, na UTFPR/MD. O alto índice de matriculados em turmas não presenciais, 300 alunos em média nos últimos semestres, comprova a necessidade da oferta da disciplina em horários que possam ser compatíveis com a situação do estudante, ou seja, podendo cursá-la em seu tempo livre. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos alunos aprovados ao final do curso, desde sua implementação. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdos que dialogam com o acadêmico é evidenciada. A EaD é garantia de sucesso quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno/professor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865 10.3895/recit.v8.n18.4865 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n18.4865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4865/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 18 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 18 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 18 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n18 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253436870656 |