A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Nicole Cristine
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Cidmar Ortiz dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5116
Resumo: O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, onde será abordada a utilização da música na sala de aula na disciplina de História partindo do estudo da sociedade atual, buscando um melhor aprimoramento nas práticas educativas, pois, o professor precisa acompanhar as novas tendências pedagógicas para que seu trabalho de ensino/aprendizado tenha um melhor aproveitamento, já que, infelizmente, muitos alunos não demonstram nenhum interesse pelas disciplinas do currículo. Em função disso, vê-se na música uma opção, já que a mesma desde os tempos mais remotos da sociedade, portanto, a música, assim como a História é fruto de seu tempo e o professor deve buscar se apropriar deste conhecimento para inseri-lo em sala de aula. A música está em todos os lugares, principalmente no cotidiano dos alunos. Cada música foi criada para um fim específico, e cabe ao professor explorá-la, de forma que, torne sua aula mais dinâmica e divertida e que o aprendizado seja efetivo.
id UTFPR-8_ddc0bfbeff7fc90ea41b5a0845aa0bf2
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5116
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedadeEducaçãoMúsica; História; Sociedade; Ensino.O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, onde será abordada a utilização da música na sala de aula na disciplina de História partindo do estudo da sociedade atual, buscando um melhor aprimoramento nas práticas educativas, pois, o professor precisa acompanhar as novas tendências pedagógicas para que seu trabalho de ensino/aprendizado tenha um melhor aproveitamento, já que, infelizmente, muitos alunos não demonstram nenhum interesse pelas disciplinas do currículo. Em função disso, vê-se na música uma opção, já que a mesma desde os tempos mais remotos da sociedade, portanto, a música, assim como a História é fruto de seu tempo e o professor deve buscar se apropriar deste conhecimento para inseri-lo em sala de aula. A música está em todos os lugares, principalmente no cotidiano dos alunos. Cada música foi criada para um fim específico, e cabe ao professor explorá-la, de forma que, torne sua aula mais dinâmica e divertida e que o aprendizado seja efetivo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Nicole CristineSantos, Cidmar Ortiz dos2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-511610.3895/recit.v8.n22.5116Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5116/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:44Zoai:periodicos.utfpr:article/5116Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:44Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade
title A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade
spellingShingle A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade
da Silva, Nicole Cristine
Educação
Música; História; Sociedade; Ensino.
title_short A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade
title_full A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade
title_fullStr A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade
title_full_unstemmed A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade
title_sort A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade
author da Silva, Nicole Cristine
author_facet da Silva, Nicole Cristine
Santos, Cidmar Ortiz dos
author_role author
author2 Santos, Cidmar Ortiz dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Nicole Cristine
Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Música; História; Sociedade; Ensino.
topic Educação
Música; História; Sociedade; Ensino.
description O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, onde será abordada a utilização da música na sala de aula na disciplina de História partindo do estudo da sociedade atual, buscando um melhor aprimoramento nas práticas educativas, pois, o professor precisa acompanhar as novas tendências pedagógicas para que seu trabalho de ensino/aprendizado tenha um melhor aproveitamento, já que, infelizmente, muitos alunos não demonstram nenhum interesse pelas disciplinas do currículo. Em função disso, vê-se na música uma opção, já que a mesma desde os tempos mais remotos da sociedade, portanto, a música, assim como a História é fruto de seu tempo e o professor deve buscar se apropriar deste conhecimento para inseri-lo em sala de aula. A música está em todos os lugares, principalmente no cotidiano dos alunos. Cada música foi criada para um fim específico, e cabe ao professor explorá-la, de forma que, torne sua aula mais dinâmica e divertida e que o aprendizado seja efetivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5116
10.3895/recit.v8.n22.5116
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5116
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n22.5116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5116/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252917825536