O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008),que tem como informantes para o estudo 18alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras - licenciatura dupla - pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprendera língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma. |
id |
UTFPR-8_e092f78c08ee65892728e3c728e9857d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4826 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesaEducação Métodos e Técnicas de Ensinolíngua inglesa; ensino-aprendizagem; competências; formação docenteA presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008),que tem como informantes para o estudo 18alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras - licenciatura dupla - pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprendera língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conejo, Cassia RitaJuliano, Joice Maria Maltauro2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/482610.3895/recit.v8.n17.4826Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826/5618https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:04Zoai:periodicos.utfpr:article/4826Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:04Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
spellingShingle |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa Conejo, Cassia Rita Educação Métodos e Técnicas de Ensino língua inglesa; ensino-aprendizagem; competências; formação docente |
title_short |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_full |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_fullStr |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
title_sort |
O que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa |
author |
Conejo, Cassia Rita |
author_facet |
Conejo, Cassia Rita Juliano, Joice Maria Maltauro |
author_role |
author |
author2 |
Juliano, Joice Maria Maltauro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conejo, Cassia Rita Juliano, Joice Maria Maltauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Métodos e Técnicas de Ensino língua inglesa; ensino-aprendizagem; competências; formação docente |
topic |
Educação Métodos e Técnicas de Ensino língua inglesa; ensino-aprendizagem; competências; formação docente |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam alunos em formação docente inicial sobre a carreira de professor de língua inglesa à luz de seus anseios sobre a profissão, suas dificuldades e as competências que possuem com relação a língua estrangeira, bem como averiguar se esses indivíduos já atuam ou não como professores de inglês no contexto público de ensino. Buscamos, assim, entender o motivo pelo qual os alunos procuram o curso de licenciatura em língua inglesa e como estão se saindo ou julgam que vão se sair enquanto professores regentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, situada no paradigma da pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI, 2008),que tem como informantes para o estudo 18alunos em formação docente inicial de todas as séries de um curso superior de graduação em Letras Português/Inglês de uma faculdade privada da cidade de Umuarama – PR. Os dados coletados foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto enfocando a noção de desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999, 2002), as legislações mais relevantes que abarcam o ensino em si, bem como o ensino de língua estrangeira (BRASIL, 1999, 2000, 2002, 2010) e outros autores que pesquisam e refletem sobre o ensino-aprendizado de língua inglesa (ALMEIDA, 2012; BRITO e SCHIMITZ, 2009; PAES e JORGE, 2009) e sobre a formação docente inicial (CELANI, 2010), entre outros. As considerações finais sinalizam que os alunos do curso de Letras - licenciatura dupla - pesquisados, cursistas ou egressos, se interessam pelo ensino aprendizagem da língua inglesa, contudo têm dificuldades para aprendera língua em especial as habilidades de fala e prática auditiva. Assim, esses informantes ministram aulas de inglês ou gostariam de fazê-lo, mas não se sentem seguros com relação aos conhecimentos que possuem no idioma. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826 10.3895/recit.v8.n17.4826 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n17.4826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826/5618 https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4826/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253329915904 |