Análise diagnóstica da Qualidade de Vida no Trabalho em uma indústria de embalagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Qualidade de Vida |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1503 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar o nível da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na estrutura de uma organização industrial, relacionando-a com variáveis do contexto e com a percepção da QVT pelos seus colaboradores. MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em uma indústria de embalagens de papelão, localizada no interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista com a gerente de Recursos Humanos, sessões de observação dos setores de trabalho e aplicação coletiva do questionário QWLQ-bref, em uma amostra correspondente a 50,0 % dos colaboradores dos setores administrativo e operacional, selecionados por acessibilidade. Foi utilizado o procedimento da análise de conteúdo nas entrevistas, registro cursivo das observações e cálculos de médias e percentuais dos 60 questionários considerados válidos (48,9% do universo da pesquisa), os quais foram classificados por níveis de satisfação com a QVT, segundo critérios dos autores do QWLQ-bref. RESULTADOS: A entrevista indicou que a organização estava no nível Operacional da Gestão da QVT. Nas observações foram evidenciadas condições de desconforto ambiental e limitações na interação, comunicação e participação dos funcionários. No QWLQ-bref obteve-se média de 3,63 (72,6%) na avaliação da QVT como fator global. O domínio Físico/Saúde teve média 3,70 (74,0%), o domínio Psicológico 3,56 (71,2%), o domínio Pessoal 3,86 (77,2%) e o domínio Profissional 3,47 (69,4%). Todas as avaliações dos domínios da QVT pelos participantes foram consideradas satisfatórias. CONCLUSÕES: A percepção da QVT dos colaboradores da indústria pesquisada é satisfatória e congruente com dados encontrados em estudos similares, embora o nível da Gestão da QVT tenha sido considerado menos positivo e algumas variáveis do contexto tenham se mostrado limitadoras. Os resultados obtidos reforçam a importância das avaliações pessoais dos colaboradores na análise diagnóstica da QVT e sugerem que estudos posteriores avancem nessa direção. |
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Análise diagnóstica da Qualidade de Vida no Trabalho em uma indústria de embalagensOBJETIVO: Analisar o nível da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na estrutura de uma organização industrial, relacionando-a com variáveis do contexto e com a percepção da QVT pelos seus colaboradores. MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em uma indústria de embalagens de papelão, localizada no interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista com a gerente de Recursos Humanos, sessões de observação dos setores de trabalho e aplicação coletiva do questionário QWLQ-bref, em uma amostra correspondente a 50,0 % dos colaboradores dos setores administrativo e operacional, selecionados por acessibilidade. Foi utilizado o procedimento da análise de conteúdo nas entrevistas, registro cursivo das observações e cálculos de médias e percentuais dos 60 questionários considerados válidos (48,9% do universo da pesquisa), os quais foram classificados por níveis de satisfação com a QVT, segundo critérios dos autores do QWLQ-bref. RESULTADOS: A entrevista indicou que a organização estava no nível Operacional da Gestão da QVT. Nas observações foram evidenciadas condições de desconforto ambiental e limitações na interação, comunicação e participação dos funcionários. No QWLQ-bref obteve-se média de 3,63 (72,6%) na avaliação da QVT como fator global. O domínio Físico/Saúde teve média 3,70 (74,0%), o domínio Psicológico 3,56 (71,2%), o domínio Pessoal 3,86 (77,2%) e o domínio Profissional 3,47 (69,4%). Todas as avaliações dos domínios da QVT pelos participantes foram consideradas satisfatórias. CONCLUSÕES: A percepção da QVT dos colaboradores da indústria pesquisada é satisfatória e congruente com dados encontrados em estudos similares, embora o nível da Gestão da QVT tenha sido considerado menos positivo e algumas variáveis do contexto tenham se mostrado limitadoras. Os resultados obtidos reforçam a importância das avaliações pessoais dos colaboradores na análise diagnóstica da QVT e sugerem que estudos posteriores avancem nessa direção.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Teixeira, Gabriela MantovaniRuiz, Valdete Maria2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/150310.3895/S2175-08582013000300002Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 5, n. 3 (2013)2175-085810.3895/S2175-085820130003reponame:Revista Brasileira de Qualidade de Vidainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1503/1063Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-05T01:20:50Zoai:periodicos.utfpr:article/1503Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqvPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/oai||rbqv-pg@utfpr.edu.br2175-08582175-0858opendoar:2016-07-05T01:20:50Revista Brasileira de Qualidade de Vida - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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