Baixa adesão como entrave em coletas de dados online para avaliação da qualidade de vida de estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Antonio Flores de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bayer, Valéria Maria Limberger, Almeida, Lana Carneiro, Ries, Edi Franciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Qualidade de Vida
DOI: 10.3895/rbqv.v15n0.15677
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/15677
Resumo: OBJETIVO: Trata-se de um relato de pesquisa a fim de divulgar limitações na coleta de dados online para avaliação da qualidade de vida (QV) de estudantes de medicina.MÉTODOS: Foi realizado estudo transversal, com estudantes de universidade pública do sul do Brasil, através de questionário online a respeito da QV. O questionário ficou disponível por quatro semanas no Portal do Aluno da instituição, com divulgação periódica nesse intervalo. Ao final, foi analisada a frequência de respostas e a representatividade da amostra.RESULTADOS: O principal resultado foi a baixa adesão, comprometendo a representatividade da amostra. Das limitações explicativas e potenciais comparações com estudos presenciais, encontra-se a impessoalidade como grande desafio em coletas de dados online. Contudo, os achados a respeito da QV, como o comprometimento psicológico de estudantes e associações com variáveis de renda, sexo e satisfação com o curso, são consistentes com a literatura.CONCLUSÕES: Devido às características da população-alvo e dos métodos de coleta de dados utilizados, constatou-se que a abordagem online apresenta menores taxas de adesão. Para questionários longos e com perguntas pessoais, o método é pouco satisfatório por diminuir a participação. No entanto, para populações distantes ou de difícil contato, o método online pode apresentar vantagem.
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spelling Baixa adesão como entrave em coletas de dados online para avaliação da qualidade de vida de estudantes de medicinaLow adherence as an obstacle to online data collection to assess the quality of life of medical studentsciências da saúde - saúde coletivaInquéritos e questionários; epidemiologia; recusa de participação; estudantes de medicina.Surveys and questionnaires; epidemiology; refusal to participate; medical students.OBJETIVO: Trata-se de um relato de pesquisa a fim de divulgar limitações na coleta de dados online para avaliação da qualidade de vida (QV) de estudantes de medicina.MÉTODOS: Foi realizado estudo transversal, com estudantes de universidade pública do sul do Brasil, através de questionário online a respeito da QV. O questionário ficou disponível por quatro semanas no Portal do Aluno da instituição, com divulgação periódica nesse intervalo. Ao final, foi analisada a frequência de respostas e a representatividade da amostra.RESULTADOS: O principal resultado foi a baixa adesão, comprometendo a representatividade da amostra. Das limitações explicativas e potenciais comparações com estudos presenciais, encontra-se a impessoalidade como grande desafio em coletas de dados online. Contudo, os achados a respeito da QV, como o comprometimento psicológico de estudantes e associações com variáveis de renda, sexo e satisfação com o curso, são consistentes com a literatura.CONCLUSÕES: Devido às características da população-alvo e dos métodos de coleta de dados utilizados, constatou-se que a abordagem online apresenta menores taxas de adesão. Para questionários longos e com perguntas pessoais, o método é pouco satisfatório por diminuir a participação. No entanto, para populações distantes ou de difícil contato, o método online pode apresentar vantagem.OBJECTIVE: This is a research report in order to disseminate limitations in online data collection to assess quality of life (QL) of medical students.METHODS: A cross-sectional study was carried out with students from a public university in the South of Brazil, using an online questionnaire about QL. The questionnaire was available for four weeks on the institution's Student Portal, with periodic divulgation. At the end, the frequency of responses and the representativeness of the sample were analyzed.RESULTS: The main result was low adherence, compromising the representativeness of the sample. Among the explanatory limitations and potential comparisons with face-to-face studies, impersonality is a major challenge in online data collection. However, the findings regarding QL, such as the psychological impairment of students and associations with variables of income, sex and satisfaction with the course, are consistent with the literature.CONCLUSIONS: Due to the characteristics of the target population and the data collection methods used, it was found that online approach has lower adherence rates. For long questionnaires with personal questions, the method is unsatisfactory because it reduces participation. However, for distant or difficult-to-contact populations, the online method may have an advantage.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Castro, Antonio Flores deBayer, Valéria Maria LimbergerAlmeida, Lana CarneiroRies, Edi Franciele2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1567710.3895/rbqv.v15n0.15677Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 15 (2023)2175-085810.3895/rbqv.v15n0reponame:Revista Brasileira de Qualidade de Vidainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/15677/pdfDireitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-14T15:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15677Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqvPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/oai||rbqv-pg@utfpr.edu.br2175-08582175-0858opendoar:2024-02-14T15:24:44Revista Brasileira de Qualidade de Vida - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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