Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jager, Márcia Elisa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cantarelli Rohde, Caroline Lúcia, Garcia Dias, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Qualidade de Vida
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1566
Resumo: OBJETIVO: Investigar a percepção de docentes da área das ciências humanas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior do Rio Grande do Sul sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 45 docentes, de um universo de 75 professores, da área das ciências humanas (cursos de psicologia, filosofia, geografia, história, letras, pedagogia e serviço social), pertencentes a uma IES privada, situada no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através do instrumento de avaliação em QVT, o TQWL-42 e computados conforme ferramenta criada e disponibilizada pelo autor do instrumento. Para a análise dos dados utilizou-se a escala de classificação da QVT proposta por Timossi et al. (2009). RESULTADOS: Os participantes possuem, em geral, um índice de satisfação de QVT considerado satisfatório, com tendência ao muito satisfatório. Nas esferas biológico-fisiológica, sociológica-relacional e econômico política, os professores mostram satisfação no trabalho. Nas esferas psicológico-comportamental e ambiental-relacional existe uma satisfação com tendência ao muito satisfatório. CONCLUSÕES: Conclui-se que na IES pesquisada prevalecem indicadores positivos de satisfação da QVT. Esta satisfação pode estar relacionada às características culturais e de práticas de gestão, tais como: investimento no ambiente estrutural e físico, valorização do ensino, do professor e da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.  
id UTFPR-9_6116e8c12f1687858ed494a6cf70c7ef
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1566
network_acronym_str UTFPR-9
network_name_str Revista Brasileira de Qualidade de Vida
repository_id_str
spelling Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivoOBJETIVO: Investigar a percepção de docentes da área das ciências humanas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior do Rio Grande do Sul sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 45 docentes, de um universo de 75 professores, da área das ciências humanas (cursos de psicologia, filosofia, geografia, história, letras, pedagogia e serviço social), pertencentes a uma IES privada, situada no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através do instrumento de avaliação em QVT, o TQWL-42 e computados conforme ferramenta criada e disponibilizada pelo autor do instrumento. Para a análise dos dados utilizou-se a escala de classificação da QVT proposta por Timossi et al. (2009). RESULTADOS: Os participantes possuem, em geral, um índice de satisfação de QVT considerado satisfatório, com tendência ao muito satisfatório. Nas esferas biológico-fisiológica, sociológica-relacional e econômico política, os professores mostram satisfação no trabalho. Nas esferas psicológico-comportamental e ambiental-relacional existe uma satisfação com tendência ao muito satisfatório. CONCLUSÕES: Conclui-se que na IES pesquisada prevalecem indicadores positivos de satisfação da QVT. Esta satisfação pode estar relacionada às características culturais e de práticas de gestão, tais como: investimento no ambiente estrutural e físico, valorização do ensino, do professor e da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Jager, Márcia ElisaCantarelli Rohde, Caroline LúciaGarcia Dias, Ana Cristina2013-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/156610.3895/S2175-08582013000300004Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 5, n. 3 (2013)2175-085810.3895/S2175-085820130003reponame:Revista Brasileira de Qualidade de Vidainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1566/1060Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-05T01:20:50Zoai:periodicos.utfpr:article/1566Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqvPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/oai||rbqv-pg@utfpr.edu.br2175-08582175-0858opendoar:2016-07-05T01:20:50Revista Brasileira de Qualidade de Vida - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
title Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
spellingShingle Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
Jager, Márcia Elisa
title_short Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
title_full Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
title_fullStr Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
title_full_unstemmed Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
title_sort Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
author Jager, Márcia Elisa
author_facet Jager, Márcia Elisa
Cantarelli Rohde, Caroline Lúcia
Garcia Dias, Ana Cristina
author_role author
author2 Cantarelli Rohde, Caroline Lúcia
Garcia Dias, Ana Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Jager, Márcia Elisa
Cantarelli Rohde, Caroline Lúcia
Garcia Dias, Ana Cristina
description OBJETIVO: Investigar a percepção de docentes da área das ciências humanas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior do Rio Grande do Sul sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 45 docentes, de um universo de 75 professores, da área das ciências humanas (cursos de psicologia, filosofia, geografia, história, letras, pedagogia e serviço social), pertencentes a uma IES privada, situada no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através do instrumento de avaliação em QVT, o TQWL-42 e computados conforme ferramenta criada e disponibilizada pelo autor do instrumento. Para a análise dos dados utilizou-se a escala de classificação da QVT proposta por Timossi et al. (2009). RESULTADOS: Os participantes possuem, em geral, um índice de satisfação de QVT considerado satisfatório, com tendência ao muito satisfatório. Nas esferas biológico-fisiológica, sociológica-relacional e econômico política, os professores mostram satisfação no trabalho. Nas esferas psicológico-comportamental e ambiental-relacional existe uma satisfação com tendência ao muito satisfatório. CONCLUSÕES: Conclui-se que na IES pesquisada prevalecem indicadores positivos de satisfação da QVT. Esta satisfação pode estar relacionada às características culturais e de práticas de gestão, tais como: investimento no ambiente estrutural e físico, valorização do ensino, do professor e da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1566
10.3895/S2175-08582013000300004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1566
identifier_str_mv 10.3895/S2175-08582013000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1566/1060
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 5, n. 3 (2013)
2175-0858
10.3895/S2175-085820130003
reponame:Revista Brasileira de Qualidade de Vida
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Qualidade de Vida
collection Revista Brasileira de Qualidade de Vida
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Qualidade de Vida - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbqv-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1809282494038540288