ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izoton, Lenon
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3764
Resumo: Ao longo dos últimos anos, com as leis do governo federal estipulando as quantidades máximas permitidas de gases de exaustão expelidos pelos motores dos veículos, a concentração de gases nocivos liberados na atmosfera decresceu vertiginosamente. Um sistema de injeção eletrônica permite um controle muito preciso da distribuição de combustível individualmente e diretamente nos cilindros do motor, operando tanto em condições estacionárias como transientes. Este trabalho explana os passos necessários para a instalação e a configuração de uma injeção eletrônica programável em um automóvel de ciclo Otto. Utilizando sensores e atuadores essenciais, analisa-se a viabilidade do investimento como uma proposta sustentável, principalmente em substituição de carburadores ainda muito presentes na frota de veículos do Rio Grande do Sul. O trabalho busca analisar os benefícios da adoção de um sistema de injeção de combustível moderno, em um veículo antigo, que foi projetado para trabalhar com proporções de combustível não mais presentes. A possibilidade de acerto para diferentes cargas do motor através do controle dos parâmetros de injeção e ponto de ignição, com o auxílio de uma sonda lambda de banda larga, e a passagem por um dinamômetro, conferiu-se considerável incremento na potência do motor, melhorando seu desempenho para um consumo menor de combustível. Com a transformação do veículo carburado para injetado, verificou-se sua viabilidade através do valor do investimento em relação aos seus benefícios adquiridos.
id UVAT_00c344ce6caa018d778f7127b5ae76e2
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/3764
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Carvalho, Fabio Medeiros deWorm , HenriqueShirmbeck, JulianoIzoton, Lenon2023-07-14T12:47:48Z2023-07-14T12:47:48Z2023-062023-07-06Ao longo dos últimos anos, com as leis do governo federal estipulando as quantidades máximas permitidas de gases de exaustão expelidos pelos motores dos veículos, a concentração de gases nocivos liberados na atmosfera decresceu vertiginosamente. Um sistema de injeção eletrônica permite um controle muito preciso da distribuição de combustível individualmente e diretamente nos cilindros do motor, operando tanto em condições estacionárias como transientes. Este trabalho explana os passos necessários para a instalação e a configuração de uma injeção eletrônica programável em um automóvel de ciclo Otto. Utilizando sensores e atuadores essenciais, analisa-se a viabilidade do investimento como uma proposta sustentável, principalmente em substituição de carburadores ainda muito presentes na frota de veículos do Rio Grande do Sul. O trabalho busca analisar os benefícios da adoção de um sistema de injeção de combustível moderno, em um veículo antigo, que foi projetado para trabalhar com proporções de combustível não mais presentes. A possibilidade de acerto para diferentes cargas do motor através do controle dos parâmetros de injeção e ponto de ignição, com o auxílio de uma sonda lambda de banda larga, e a passagem por um dinamômetro, conferiu-se considerável incremento na potência do motor, melhorando seu desempenho para um consumo menor de combustível. Com a transformação do veículo carburado para injetado, verificou-se sua viabilidade através do valor do investimento em relação aos seus benefícios adquiridos.Over the past few years, with federal government laws stipulating the maximum allowable amounts of exhaust gases emitted by vehicle engines, the concentration of harmful gases released into the atmosphere has decreased significantly. An electronic fuel injection system allows for very precise control of fuel distribution individually and directly into the engine cylinders, operating under both stationary and transient conditions. This paper outlines the necessary steps for installing and configuring programmable electronic fuel injection in a gasoline-powered automobile. By utilizing essential sensors and actuators, the feasibility of this investment is analyzed as a sustainable proposal, particularly in the replacement of carburetors still widely present in the vehicle fleet of Rio Grande do Sul. The study aims to examine the benefits of adopting a modern fuel injection system in an older vehicle, which was designed to operate with fuel proportions that are no longer available. The ability to tune for different engine loads through control of injection parameters and ignition timing, aided by a wideband lambda sensor and dyno testing, resulted in a considerable increase in engine power, improving performance while reducing fuel consumption. Through the transformation from a carbureted to an injected vehicle, the viability was assessed based on the investment cost relative to the acquired benefits.-1IZOTON, Lenon. ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3764. http://hdl.handle.net/10737/3764Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessENGgases nocivosinjeção eletrônicadistribuição de combustívelciclo Ottosensores e atuadoresnoxious gasseselectronic injectionfuel distributionOtto cyclesensors and actuatorsESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALLENON IZOTON - TCC_II_2023 - final.pdfLENON IZOTON - TCC_II_2023 - final.pdfapplication/pdf3548128https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e492caf7-cd09-4028-a2f3-48c16d16a12e/download1c9c0c4b322a3992b6ee63f1bed0b879MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1082https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cb83cc34-7d53-465b-9b49-51964f78bd6c/download01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://www.univates.br/bdu/bitstreams/27b92a39-03c1-4b6c-8ade-bc63f06234bf/download996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52TEXTLENON IZOTON - TCC_II_2023 - final.pdf.txtLENON IZOTON - TCC_II_2023 - final.pdf.txtExtracted texttext/plain93759https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8fac4e64-d089-48a7-b011-917057b43988/download15bf4c1a6e3cec4acb0291a658b98608MD54THUMBNAILLENON IZOTON - TCC_II_2023 - final.pdf.jpgLENON IZOTON - TCC_II_2023 - final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4161https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cf95fefa-9025-4645-ad93-4d62f7572c4b/downloadc90e221e5c6e1aa86a6188229843309fMD5510737/37642023-07-15 03:03:59.083http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/openAccessoai:univates.br:10737/3764https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-07-15T03:03:59Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA
title ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA
spellingShingle ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA
Izoton, Lenon
ENG
gases nocivos
injeção eletrônica
distribuição de combustível
ciclo Otto
sensores e atuadores
noxious gasses
electronic injection
fuel distribution
Otto cycle
sensors and actuators
title_short ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA
title_full ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA
title_fullStr ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA
title_full_unstemmed ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA
title_sort ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA
author Izoton, Lenon
author_facet Izoton, Lenon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Fabio Medeiros de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Worm , Henrique
Shirmbeck, Juliano
dc.contributor.author.fl_str_mv Izoton, Lenon
contributor_str_mv Carvalho, Fabio Medeiros de
Worm , Henrique
Shirmbeck, Juliano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENG
topic ENG
gases nocivos
injeção eletrônica
distribuição de combustível
ciclo Otto
sensores e atuadores
noxious gasses
electronic injection
fuel distribution
Otto cycle
sensors and actuators
dc.subject.por.fl_str_mv gases nocivos
injeção eletrônica
distribuição de combustível
ciclo Otto
sensores e atuadores
noxious gasses
electronic injection
fuel distribution
Otto cycle
sensors and actuators
description Ao longo dos últimos anos, com as leis do governo federal estipulando as quantidades máximas permitidas de gases de exaustão expelidos pelos motores dos veículos, a concentração de gases nocivos liberados na atmosfera decresceu vertiginosamente. Um sistema de injeção eletrônica permite um controle muito preciso da distribuição de combustível individualmente e diretamente nos cilindros do motor, operando tanto em condições estacionárias como transientes. Este trabalho explana os passos necessários para a instalação e a configuração de uma injeção eletrônica programável em um automóvel de ciclo Otto. Utilizando sensores e atuadores essenciais, analisa-se a viabilidade do investimento como uma proposta sustentável, principalmente em substituição de carburadores ainda muito presentes na frota de veículos do Rio Grande do Sul. O trabalho busca analisar os benefícios da adoção de um sistema de injeção de combustível moderno, em um veículo antigo, que foi projetado para trabalhar com proporções de combustível não mais presentes. A possibilidade de acerto para diferentes cargas do motor através do controle dos parâmetros de injeção e ponto de ignição, com o auxílio de uma sonda lambda de banda larga, e a passagem por um dinamômetro, conferiu-se considerável incremento na potência do motor, melhorando seu desempenho para um consumo menor de combustível. Com a transformação do veículo carburado para injetado, verificou-se sua viabilidade através do valor do investimento em relação aos seus benefícios adquiridos.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-14T12:47:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-14T12:47:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv IZOTON, Lenon. ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3764.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/3764
identifier_str_mv IZOTON, Lenon. ESTUDO DE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA INSTALAÇÃO EM VEÍCULO A COMBUSTÃO INTERNA. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3764.
url http://hdl.handle.net/10737/3764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e492caf7-cd09-4028-a2f3-48c16d16a12e/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cb83cc34-7d53-465b-9b49-51964f78bd6c/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/27b92a39-03c1-4b6c-8ade-bc63f06234bf/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8fac4e64-d089-48a7-b011-917057b43988/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cf95fefa-9025-4645-ad93-4d62f7572c4b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c9c0c4b322a3992b6ee63f1bed0b879
01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8
996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e
15bf4c1a6e3cec4acb0291a658b98608
c90e221e5c6e1aa86a6188229843309f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842371362553856