As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wirtti, Evaristo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2658
Resumo: Este estudo objetiva conhecer os efeitos de comerciais de cervejas que foram veiculados livremente, principalmente pela mídia televisiva, e suas influências na subjetivação em adolescentes do sexo masculino. O comercial de cerveja, produto de fácil aquisição, de custo relativamente baixo e socialmente aceito, produz efeitos, em especial, na forma do adolescente se relacionar. Foi realizada uma análise qualitativa de dois comerciais de cervejas, sendo um de 2009 e outro de 2014, de marcas e propostas diferentes. A análise dos comerciais foi feita da forma como o artefato cultural influencia na construção da subjetividade dos adolescentes a partir da metodologia desenvolvida por Rosa Fischer. Identificou-se a erotização da mulher, em cenário paradisíaco, mostrando a valorização de uma masculinidade hegemônica, heterossexual e de um homem que precisa ser viril, conquistador e versátil. Essa produção traz a cobrança social esperada nessa fase de transição, e a relação que os jovens/adolescentes estabelecem com o álcool
id UVAT_26eeae4926c5df7f2dc9ce04e41828cc
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/2658
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Detoni, Priscila Pavanhttp://lattes.cnpq.br/9818967247146714Wirtti, Evaristo2020-01-02T14:30:49Z2020-01-02T14:30:49Z2019-062019-06-27Este estudo objetiva conhecer os efeitos de comerciais de cervejas que foram veiculados livremente, principalmente pela mídia televisiva, e suas influências na subjetivação em adolescentes do sexo masculino. O comercial de cerveja, produto de fácil aquisição, de custo relativamente baixo e socialmente aceito, produz efeitos, em especial, na forma do adolescente se relacionar. Foi realizada uma análise qualitativa de dois comerciais de cervejas, sendo um de 2009 e outro de 2014, de marcas e propostas diferentes. A análise dos comerciais foi feita da forma como o artefato cultural influencia na construção da subjetividade dos adolescentes a partir da metodologia desenvolvida por Rosa Fischer. Identificou-se a erotização da mulher, em cenário paradisíaco, mostrando a valorização de uma masculinidade hegemônica, heterossexual e de um homem que precisa ser viril, conquistador e versátil. Essa produção traz a cobrança social esperada nessa fase de transição, e a relação que os jovens/adolescentes estabelecem com o álcool-1WIRTTI, Evaristo. As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2658. http://hdl.handle.net/10737/2658http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCHAdolescênciaÁlcoolMasculinidadePropagandasArtefato culturalAs propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019EvaristoWirtti.pdf2019EvaristoWirtti.pdfapplication/pdf439868https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5bfc3106-146d-445a-af1f-be902e37300d/download8ea83ef2e69d1170b7a3d4bb5f4fab65MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b0edd8e2-4f02-4fd7-94a6-1060829ad80e/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/fe2b9a8f-d399-4b6e-afd6-f89130936ee6/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c60c178d-5f73-4c99-9aa1-c546033cbed6/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4564https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4b3b632c-3c12-4219-acfb-a94e1bdf92b7/downloada0ad980688c2f57480eb94153e92a51bMD55TEXT2019EvaristoWirtti.pdf.txt2019EvaristoWirtti.pdf.txtExtracted texttext/plain78709https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8407d7f9-177b-4b34-8915-a90383f413c7/download8a1c64088c74f53b40f58b76d98f4d49MD510THUMBNAIL2019EvaristoWirtti.pdf.jpg2019EvaristoWirtti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4900https://www.univates.br/bdu/bitstreams/894a3c90-aff1-466c-86d4-aced81e8ce50/download1827b086d9c3c98264edf39a8e10d0a5MD51110737/26582023-06-26 12:28:33.093http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/embargoedAccessoai:univates.br:10737/2658https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T12:28:33Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)falseVEVSTU8gREUgREVQw5NTSVRPIC0gQklCTElPVEVDQSBESUdJVEFMIERBIFVOSVZBVEVTIChCRFUpCgpOb21lIGRvIGRlcG9zaXRhbnRlOiBESEFSQSBDQVJMRVNTTyBaQU1QSVZBCkUtbWFpbCBkbyBkZXBvc2l0YW50ZTogZGhhcmEuemFtcGl2YUB1bml2YXRlcy5icgpEYXRhOiBGcmkgRGVjIDEzIDE0OjU1OjM2IEJSU1QgMjAxOQpDb2xlw6fDo286IFBzaWNvbG9naWEKT2JyYTogQXMgcHJvcGFnYW5kYXMgZGUgY2VydmVqYXMgZSBhIHByb2R1w6fDo28gZGUgbWFzY3VsaW5pZGFkZXMgYWRvbGVzY2VudGVzCkF1dG9yOiBkaGFyYS56YW1waXZhQHVuaXZhdGVzLmJyCgpDb21vIGNvbGFib3JhZG9yIG5hIHN1Ym1pc3PDo28gZGEgb2JyYSwgbyBkZXBvc2l0YW50ZSBESEFSQSBDQVJMRVNTTyBaQU1QSVZBIApkZWNsYXJhIG8gcmVjZWJpbWVudG8gZG8gVEVSTU8gREUgTElDRU7Dh0EgZGEgQklCTElPVEVDQSBESUdJVEFMIERBIFVOSVZBVEVTCihCRFUpIHByZWVuY2hpZG8gZSBhc3NpbmFkbyBwZWxvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIApkYSBvYnJhLCBlIGFmaXJtYSBlc3RhciBzZW5kbyBmaWRlZGlnbm8gYW9zIGRhZG9zIGluZm9ybWFkb3Mgbm8gbWVzbW8uIAoKTyB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsOnYSwgY29tbyBzZWd1ZSBhYmFpeG8sIGZvaSBkZWZpbmlkbyBwZWxhIEFzc2Vzc29yaWEgCkp1csOtZGljYSBkbyBDZW50cm8gVW5pdmVyc2l0w6FyaW8gVW5pdmF0ZXM6CgotLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0tLS0KVEVSTU8gREUgTElDRU7Dh0EgLSBCSUJMSU9URUNBIERJR0lUQUwgREEgVU5JVkFURVMgKEJEVSkKCkN1cnNvL1Byb2dyYW1hX19fX19fX19fX19fX19fR3JhdSBBY2Fkw6ptaWNvX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fCk5hdHVyZXphIGRhIE9icmEgKClUQ0MgKClBcnRpZ28gKClMaXZybyAoKUNhcMOtdHVsbyBkZSBMaXZybyAoKU91dHJvX19fX19fX19fClTDrXR1bG8gZGEgT2JyYV9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX18KX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwpEZWZlc2EvUHVibGljYcOnw6NvX19fX19fX19fX19fQXJxdWl2b3MgYW5leG9zX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX18KRW1iYXJnYWRvIGF0w6lfX19fX19fX19fX19fX19fTW90aXZvX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX18KRXZlbnRvL1BlcmnDs2RpY29fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX18Kw5NyZ8OjbyBkZSBGb21lbnRvX19fX19fX19fX19fX0lkZW50aWZpY2Fkb3JfX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fCkPDs2QuIElkZW50aWZpY2Fkb3JfX19fX19fX19fX1JlY2ViaW1lbnRvX19fX19fX19fRGlzcG9uw612ZWwgbmEgQkRVX19fX19fX19fXwoKMS4gTyBBVVRPUiBkZWNsYXJhIHF1ZSDDqSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBPQlJBIGUgdGVtIHBsZW5hIApkaXNwb25pYmlsaWRhZGUgZG9zIG1lc21vcywgZXhpbWluZG8gYSBVTklWQVRFUyBkZSB0b2RhIGUgcXVhbHF1ZXIgcmVzcG9uc2FiaWxpZGFkZS4KCjIuIE8gQVVUT1IgZGVjbGFyYSBxdWUsIHJlbGF0aXZhbWVudGUgw6AgT0JSQSwgcmVzcGVpdG91IG9zIGRpcmVpdG9zIGludGVsZWN0dWFpcyAKZGUgdGVyY2Vpcm9zIGUgY3VtcHJpdSBjb20gYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIGxlZ2FpcyBvdSBjb250cmF0dWFpcyBjb3JyZWxhdGFzLCAKZXhpbWluZG8gYSBVTklWQVRFUyBkZSB0b2RhIGUgcXVhbHF1ZXIgcmVzcG9uc2FiaWxpZGFkZS4KCjMuIE8gQVVUT1IgbGljZW5jaWEgYSByZXByb2R1w6fDo28gZ3JhdHVpdGEgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIGUgYSBkaXNwb25pYmlsaXphw6fDo28gCmdyYXR1aXRhIG91IG9uZXJvc2EgZGEgT0JSQSBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGEgVW5pdmF0ZXMsIHBhcmEgdG9kb3Mgb3MgCnVzdcOhcmlvcywgbmEgZm9ybWEgZGVmaW5pZGEgcGVsYSBVTklWQVRFUywgY2llbnRlIGRlIHF1ZSBhIGluY2x1c8OjbyBkYSBPQlJBIApuYSBCaWJsaW90ZWNhIGltcG9ydGFyw6EgdGFtYsOpbSBubyBsaWNlbmNpYW1lbnRvIHBvciBtZWlvIGRhIENyZWF0aXZlIENvbW1vbnMuCgo0LiBBIFVOSVZBVEVTIG5hZGEgZGV2ZXLDoSBhbyBBVVRPUiBwZWxhIHJlcHJvZHXDp8OjbyBlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyBkYSBPQlJBLCAKY29uZm9ybWUgYWNpbWEgcHJldmlzdG8sIG1lc21vIHNlIG8gYWNlc3NvIGRvcyB1c3XDoXJpb3MgZGEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIApkYSBVbml2YXRlcyBmb3IgYSB0w610dWxvIG9uZXJvc28uCgo1LiBPIEFVVE9SIGZpY2EgY2llbnRlIGRlIHF1ZSwgZGlzcG9uaWJpbGl6YWRhIGEgT0JSQSBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGEgClVuaXZhdGVzLCBvcyB1c3XDoXJpb3MgcG9kZXLDo28gdXRpbGl6w6EtbGEgY29uZm9ybWUgYXMgbm9ybWFzIGRhIENyZWF0aXZlIENvbW1vbnMuCgo2LiBPIEFVVE9SKjoKUGVybWl0ZSBvIHVzbyBjb21lcmNpYWwgZGEgc3VhIE9CUkE/KiAoRm9udGU6IGh0dHA6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2Nob29zZS8pIAooTWFyY2FyIGFwZW5hcyB1bWEgb3DDp8OjbykKKCApIFNpbSAoTyBsaWNlbmNpYWRvciBwZXJtaXRlIGEgb3V0cm9zIGNvcGlhciwgZGlzdHJpYnVpciwgZXhpYmlyIGUgZXhlY3V0YXIgYSAKT0JSQSwgaW5jbHVzaXZlIHBhcmEgZmlucyBjb21lcmNpYWlzKS4KKCApIE7Do28gKE8gbGljZW5jaWFudGUgcGVybWl0ZSBhIG91dHJvcyBjb3BpYXIsIGRpc3RyaWJ1aXIsIGV4aWJpciBlIGV4ZWN1dGFyIGEgCk9CUkEgc29tZW50ZSBjb20gZmlucyBuw6NvIGNvbWVyY2lhaXMpLgoKUGVybWl0ZSBtb2RpZmljYcOnw7VlcyBlbSBzdWEgT0JSQT8qIChGb250ZTogaHR0cDovL2NyZWF0aXZlY29tbW9ucy5vcmcvY2hvb3NlLykgCihNYXJjYXIgYXBlbmFzIHVtYSBvcMOnw6NvKQooICkgU2ltIChPIGxpY2VuY2lhbnRlIHBlcm1pdGUgYSBvdXRyb3MgY29waWFyLCBkaXN0cmlidWlyLCBleGliaXIgZSBleGVjdXRhciBhIApPQlJBLCBiZW0gY29tbyB1c8OhLWxhIGNvbW8gYmFzZSBwYXJhIG9icmFzIGRlcml2YWRhcykuCiggKSBTaW0sIGNvbnRhbnRvIHF1ZSBvcyBvdXRyb3MgY29tcGFydGlsaGVtIGRlIGZvcm1hIHNlbWVsaGFudGUgKE8gbGljZW5jaWFkb3IgCnBlcm1pdGUgYW9zIG91dHJvcyBkaXN0cmlidWlyIG9icmFzIGRlcml2YXRpdmFzIHNvbWVudGUgc29iIGEgbWVzbWEgbGljZW7Dp2Egb3UgCm91dHJhIGNvbXBhdMOtdmVsIGNvbSBhIHF1ZSByZWdlIGEgT0JSQSBkbyBsaWNlbmNpYWRvcikuCiggKSBOw6NvIChPIGxpY2VuY2lhbnRlIHBlcm1pdGUgYSBvdXRyb3MgY29waWFyLCBkaXN0cmlidWlyIGUgdHJhbnNtaXRpciBhcGVuYXMgCmPDs3BpYXMgaW5hbHRlcmFkYXMgZGEgT0JSQSDigJMgbsOjbyBwZXJtaXRlIG9icmFzIGRlcml2YWRhcykuCgo3LiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhLCBubyBxdWUgY291YmVyLCBwb2RlcsOhIHNlciBjYW5jZWxhZGEgbWVkaWFudGUgYXZpc28gZm9ybWFsIApkbyBBVVRPUiwgw6AgVU5JVkFURVMsIGNvbSBhbnRlY2Vkw6puY2lhIG3DrW5pbWEgZGUgOTAgZGlhcywgc2VtIHByZWp1ZGljYXIgb3MgYXRvcyAKcHJhdGljYWRvcyBuYSBzdWEgdmlnw6puY2lhLgoKX19fX19fX3xfX19fX19fX19fX3xfX19fX19fX19fX19fX19ffF9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fCl9fX19fX198X19fX19fX19fX198X19fX19fX19fX19fX19fX3xfX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwpfX19fX19ffF9fX19fX19fX19ffF9fX19fX19fX19fX19fX198X19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX18KX19fX19fX3xfX19fX19fX19fX3xfX19fX19fX19fX19fX19ffF9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fCl9fX19fX198X19fX19fX19fX198X19fX19fX19fX19fX19fX3xfX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwpDw7NkaWdvIHxDUEYgICAgICAgIHxOb21lICAgICAgICAgICAgfEFzc2luYXR1cmEgZG8gRGV0ZW50b3IgZG9zIERpcmVpdG9zIEF1dG9yYWlzCgpMb2NhbCBfX19fX19fX19fX19fX19fX19fXyBEYXRhICBfX19fXy9fX19fX18vX19fX19fXwoKKiBDYW1wb3MgZGUgcHJlZW5jaGltZW50byBvYnJpZ2F0w7NyaW8uCioqKiBBcGVuYXMgc2Vyw6NvIGFjZWl0b3MgdGVybW9zIG9yaWdpbmFpcyBlIGFkZXF1YWRhbWVudGUgcHJlZW5jaGlkb3MuCg==
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes
title As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes
spellingShingle As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes
Wirtti, Evaristo
CH
Adolescência
Álcool
Masculinidade
Propagandas
Artefato cultural
title_short As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes
title_full As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes
title_fullStr As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes
title_full_unstemmed As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes
title_sort As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes
author Wirtti, Evaristo
author_facet Wirtti, Evaristo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Detoni, Priscila Pavan
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9818967247146714
dc.contributor.author.fl_str_mv Wirtti, Evaristo
contributor_str_mv Detoni, Priscila Pavan
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CH
topic CH
Adolescência
Álcool
Masculinidade
Propagandas
Artefato cultural
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Álcool
Masculinidade
Propagandas
Artefato cultural
description Este estudo objetiva conhecer os efeitos de comerciais de cervejas que foram veiculados livremente, principalmente pela mídia televisiva, e suas influências na subjetivação em adolescentes do sexo masculino. O comercial de cerveja, produto de fácil aquisição, de custo relativamente baixo e socialmente aceito, produz efeitos, em especial, na forma do adolescente se relacionar. Foi realizada uma análise qualitativa de dois comerciais de cervejas, sendo um de 2009 e outro de 2014, de marcas e propostas diferentes. A análise dos comerciais foi feita da forma como o artefato cultural influencia na construção da subjetividade dos adolescentes a partir da metodologia desenvolvida por Rosa Fischer. Identificou-se a erotização da mulher, em cenário paradisíaco, mostrando a valorização de uma masculinidade hegemônica, heterossexual e de um homem que precisa ser viril, conquistador e versátil. Essa produção traz a cobrança social esperada nessa fase de transição, e a relação que os jovens/adolescentes estabelecem com o álcool
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-02T14:30:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-02T14:30:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WIRTTI, Evaristo. As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2658.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/2658
identifier_str_mv WIRTTI, Evaristo. As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2658.
url http://hdl.handle.net/10737/2658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5bfc3106-146d-445a-af1f-be902e37300d/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b0edd8e2-4f02-4fd7-94a6-1060829ad80e/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/fe2b9a8f-d399-4b6e-afd6-f89130936ee6/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c60c178d-5f73-4c99-9aa1-c546033cbed6/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4b3b632c-3c12-4219-acfb-a94e1bdf92b7/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8407d7f9-177b-4b34-8915-a90383f413c7/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/894a3c90-aff1-466c-86d4-aced81e8ce50/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ea83ef2e69d1170b7a3d4bb5f4fab65
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a0ad980688c2f57480eb94153e92a51b
8a1c64088c74f53b40f58b76d98f4d49
1827b086d9c3c98264edf39a8e10d0a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842387998212096