Investigação matemática no ensino de educação financeira e economia: uma vivência com licenciandos em matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2975 |
Resumo: | Esta Tese caracteriza-se como pesquisa qualitativa e teve o objetivo geral de analisar como uma prática pedagógica a luz da Investigação Matemática pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de Educação Financeira e Economia, em um curso de licenciatura em Matemática. Como aporte teórico foram utilizados estudos de autores como Bauman (2008); Chen e Volpe (1998); Lusardi e Mitchell (2014); Lipovetsky (1989, 2007); Baudrillard (2008); Denegri (1998); Stiglitz e Walsh (2003); Mankiw (2005); Flavell (1976, 1979, 1987); Rosa (2011); Tardif (2002); Ponte (2002, 2003); Ponte, Brocardo e Oliveira (2015); entre outros. A pesquisa foi realizada com vinte licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande, sendo que foram exploradas dez tarefas investigativas focando em conteúdos relacionados à Educação Financeira e Economia. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: resolução de tarefas investigativas, gravação, filmagem, entrevista, fórum de discussões em ambiente virtual, questionário de finanças pessoais e questionário metacognitivo. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados demonstram que a maioria dos licenciandos, a princípio, não conhecia a metodologia da Investigação Matemática e evidenciou ter pouco conhecimento de Economia, além de acreditar não ser importante o seu entendimento nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira. Com o desenvolvimento das tarefas investigativas, os futuros professores perceberam que a Matemática Financeira é uma ferramenta indispensável no ensino de Educação Financeira, mas que é preciso entender de Economia para se resolver o problema, fazer a melhor escolha e atingir um consumo consciente e sustentável, de forma a aumentar a qualidade de vida. Os alunos conseguiram formular, testar e validar as conjecturas, assim como manifestaram indícios de aprendizagem relacionados à Educação Financeira a partir da metodologia da Investigação Matemática. Pode-se observar, também, que os licenciandos têm consciência de suas capacidades e fragilidades; conseguem estabelecer relações entre as tarefas e conteúdos já aprendidos; e reconhecem o tipo e grau de dificuldade de cada atividade. Conclui-se que as manifestações de aprendizagem, desenvolvimento da criatividade, argumentação, pensamento crítico e metacognitivo foram provenientes da oportunidade dos futuros professores vivenciarem os quatro momentos da Investigação Matemática, na qual foi possível perceber a importância da Economia, da Matemática e do tema Sustentabilidade no ensino de Educação Financeira, assim como estabelecer relações do conteúdo com situações do cotidiano (ligação teoria e prática). Pode-se inferir que existe conexão entre a metodologia da Investigação Matemática e a metacognição, uma vez que o professor ao usar tarefas investigativas está fomentando o pensamento metacognitivo no estudante, pois a todo momento instiga os alunos a pensarem e a refletirem sobre a resolução das tarefas e, consequentemente, sobre seu processo de aprendizagem. |
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Quartieri, Marli Teresinhahttp://lattes.cnpq.br/0483754754945290Rehfeldt, Márcia Jussara HeppGiongo, Ieda MariaGodoy, Márcia ReginaRosa, Cleci Teresinha Werner dahttp://lattes.cnpq.br/9087354757854778Franzoni, Patricia da Graça Rocha2021-09-03T19:46:22Z2021-09-03T19:46:22Z2020-11-272020-11-27Esta Tese caracteriza-se como pesquisa qualitativa e teve o objetivo geral de analisar como uma prática pedagógica a luz da Investigação Matemática pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de Educação Financeira e Economia, em um curso de licenciatura em Matemática. Como aporte teórico foram utilizados estudos de autores como Bauman (2008); Chen e Volpe (1998); Lusardi e Mitchell (2014); Lipovetsky (1989, 2007); Baudrillard (2008); Denegri (1998); Stiglitz e Walsh (2003); Mankiw (2005); Flavell (1976, 1979, 1987); Rosa (2011); Tardif (2002); Ponte (2002, 2003); Ponte, Brocardo e Oliveira (2015); entre outros. A pesquisa foi realizada com vinte licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande, sendo que foram exploradas dez tarefas investigativas focando em conteúdos relacionados à Educação Financeira e Economia. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: resolução de tarefas investigativas, gravação, filmagem, entrevista, fórum de discussões em ambiente virtual, questionário de finanças pessoais e questionário metacognitivo. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados demonstram que a maioria dos licenciandos, a princípio, não conhecia a metodologia da Investigação Matemática e evidenciou ter pouco conhecimento de Economia, além de acreditar não ser importante o seu entendimento nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira. Com o desenvolvimento das tarefas investigativas, os futuros professores perceberam que a Matemática Financeira é uma ferramenta indispensável no ensino de Educação Financeira, mas que é preciso entender de Economia para se resolver o problema, fazer a melhor escolha e atingir um consumo consciente e sustentável, de forma a aumentar a qualidade de vida. Os alunos conseguiram formular, testar e validar as conjecturas, assim como manifestaram indícios de aprendizagem relacionados à Educação Financeira a partir da metodologia da Investigação Matemática. Pode-se observar, também, que os licenciandos têm consciência de suas capacidades e fragilidades; conseguem estabelecer relações entre as tarefas e conteúdos já aprendidos; e reconhecem o tipo e grau de dificuldade de cada atividade. Conclui-se que as manifestações de aprendizagem, desenvolvimento da criatividade, argumentação, pensamento crítico e metacognitivo foram provenientes da oportunidade dos futuros professores vivenciarem os quatro momentos da Investigação Matemática, na qual foi possível perceber a importância da Economia, da Matemática e do tema Sustentabilidade no ensino de Educação Financeira, assim como estabelecer relações do conteúdo com situações do cotidiano (ligação teoria e prática). Pode-se inferir que existe conexão entre a metodologia da Investigação Matemática e a metacognição, uma vez que o professor ao usar tarefas investigativas está fomentando o pensamento metacognitivo no estudante, pois a todo momento instiga os alunos a pensarem e a refletirem sobre a resolução das tarefas e, consequentemente, sobre seu processo de aprendizagem.This Thesis is characterized as qualitative research and has the overall objective to analyse how a pedagogical practice in the light of Mathematical Investigation can contribute to Financial Literacy and Economics teaching and learning processes, at a Mathematics undergraduate. Studies from authors such as Bauman (2008), Chen and Volpe (1998), Lusardi and Mitchell (2014), Lipovetsky (1989, 2007), Baudrillard (2008), Denegri (1998), Stiglitz and Walsh (2003), Mankiw (2005), Flavell (1976, 1979, 1987), Rosa (2011), Tardif (2002), Ponte (2002, 2003), Ponte, Brocardo and Oliveira (2015), among others, were used as a theoretical contribution. The research was performed with twenty graduates in Mathematics at Federal University of Rio Grande do Sul, and ten investigative tasks focusing on contents related to Financial Literacy and Economics were explored. The following instruments were used for the data collection: investigative tasks solving, recording, footage, interview, virtual discussion forum, personal finances questionnaire and metacognitive questionnaire. The data produced were analyzed through the discursive textual analysis, from Moraes and Galiazzi (2016). The results demonstrate that the majority of the graduates, at first, did not know the Mathematical Investigation methodology and showed to have little knowledge about Economics, besides believing its knowledge was not important for the Financial Literacy teaching and learning processes. With the investigative tasks development, the future teachers realized that Financial Math is an indispensable tool for the Financial Literacy teaching, but it is necessary to understand Economics to solve the problem, make the best choice and reach a conscious and sustainable consumption, in order to increase life quality. The students could formulate, test and validate the conjectures, and also have presented signs of learning related to Financial Literacy through the Mathematical Investigation methodology. It’s possible to observe, also, that the graduates have consciousness of their capabilities and fragilities; they can establish relations between the tasks and contents already learned; and recognize the type and degree of difficulty in each activity. We conclude that the learning manifestations, creativity development, argumentation, critical thinking and metacognitive came from the future teachers’ opportunity to live the four moments of Mathematical Investigation, in which it was possible to realize the importance of Economics, Mathematics, and the topic Sustainability in the Financial Literacy teaching, as well as establish relations between the content and daily situations (theory-practice connection). We can infer that a connection exists between the Mathematical Investigation methodology and the metacognition, once the teacher, when using investigative tasks, is fomenting metacognitive thinking in the student, because all the time they instigate the students to think and ponder about the task solving, and consequently, about their learning process.Esta Tesis se caracteriza como una pesquisa cualitativa y tuvo por objetivo general analizar como una práctica pedagógica a la luz de la Investigación Matemática puede contribuir para los procesos de enseñanza y aprendizaje en Educación Financiera y Economía, en un curso de licenciatura en Matemáticas. Como aporte teórico fueron utilizados estudios de autores como Bauman (2008), Chen y Volpe (1998), Lusardi y Mitchell (2014), Lipovetsky (1989, 2007), Baudrillard (2008), Denegri (1998), Stiglitz y Walsh (2003), Mankiw (2005), Flavell (1976, 1979, 1987), Rosa (2011), Tardif (2002), Ponte (2002, 2003), Ponte, Brocardo y Oliveira (2015), entre otros. La pesquisa fue realizada con veinte licenciandos en Matemáticas, siendo que han sido exploradas diez tareas investigativas enfocando en contenidos relacionados a la Educación Financiera y Economía. Para la colecta de los datos han sido utilizados los siguientes instrumentos: solución de tareas investigativas, grabación, filmación, foro de discusiones en ambiente virtual, cuestionario de finanzas personales y cuestionario metacognitivo. Los datos producidos han sido analizados mediante el análisis textual discursiva, de Moraes y Galiazzi (2016). Los resultados demuestran que la mayoría de los licenciandos, al principio, no conocía la metodología de la Investigación Matemática y ha evidenciado que tenían poco conocimiento de Economía, además de que creían no ser importante su entendimiento en los procesos de enseñanza y aprendizaje de Educación Financiera. Con el desarrollo de las tareas investigativas, los futuros profesores percibieron que la Matemática Financiera es una herramienta indispensable en la enseñanza de Educación Financiera, pero es necesario entender de Economía para resolver el problema, hacer la mejor elección y alcanzar un consumo consciente y sostenible, de modo a aumentar la calidad de vida. Los alumnos consiguieron formular, testar y validar las conjeturas, así como han manifestado indicios de aprendizaje relacionados a la Educación Financiera a partir de la metodología de la Investigación Matemática. Se puede observar, también, que los licenciandos tienen consciencia de sus capacidades y fragilidades; consiguen establecer relaciones entre las tareas y contenidos ya aprendidos; y reconocen el tipo y grado de dificultad de cada actividad. Se concluye que las manifestaciones de aprendizaje, desarrollo de la creatividad, argumentación, pensamiento crítico y metacognitivo provinieron de la oportunidad de que los futuros profesores vivan los cuatro momentos de la Investigación Matemática e del tema Sostenibilidad en la enseñanza de Educación Financiera, así como establecer relaciones del contenido con situaciones del cotidiano (ligación teoría-práctica). Se puede inferir que existe conexión entre la metodología de la Investigación Matemática y la metacognición, una vez que el profesor al usar las tareas investigativas está fomentando pensamiento metacognitivo en el estudiante, pues a todo momento instiga los alumnos a pensar y a reflexionar sobre la solución de las tareas y, consecuentemente, sobre su proceso de aprendizaje.FRANZONI, Patricia da Graça Rocha. Investigação matemática no ensino de educação financeira e economia: uma vivência com licenciandos em matemática. 2020. Monografia (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 nov. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2975.http://hdl.handle.net/10737/2975http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCHEducação FinanceiraEconomiaInvestigação MatemáticaEnsinoMetacogniçãoFinancial LiteracyEconomicsMathematical InvestigationTeachingMetacognitionEducación FinancieraEnseñanzaEconomíaInvestigación MatemáticaMetacogniciónInvestigação matemática no ensino de educação financeira e economia: uma vivência com licenciandos em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPPGEnsino;Ensinoporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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Esta Tese caracteriza-se como pesquisa qualitativa e teve o objetivo geral de analisar como uma prática pedagógica a luz da Investigação Matemática pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de Educação Financeira e Economia, em um curso de licenciatura em Matemática. Como aporte teórico foram utilizados estudos de autores como Bauman (2008); Chen e Volpe (1998); Lusardi e Mitchell (2014); Lipovetsky (1989, 2007); Baudrillard (2008); Denegri (1998); Stiglitz e Walsh (2003); Mankiw (2005); Flavell (1976, 1979, 1987); Rosa (2011); Tardif (2002); Ponte (2002, 2003); Ponte, Brocardo e Oliveira (2015); entre outros. A pesquisa foi realizada com vinte licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande, sendo que foram exploradas dez tarefas investigativas focando em conteúdos relacionados à Educação Financeira e Economia. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: resolução de tarefas investigativas, gravação, filmagem, entrevista, fórum de discussões em ambiente virtual, questionário de finanças pessoais e questionário metacognitivo. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados demonstram que a maioria dos licenciandos, a princípio, não conhecia a metodologia da Investigação Matemática e evidenciou ter pouco conhecimento de Economia, além de acreditar não ser importante o seu entendimento nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira. Com o desenvolvimento das tarefas investigativas, os futuros professores perceberam que a Matemática Financeira é uma ferramenta indispensável no ensino de Educação Financeira, mas que é preciso entender de Economia para se resolver o problema, fazer a melhor escolha e atingir um consumo consciente e sustentável, de forma a aumentar a qualidade de vida. Os alunos conseguiram formular, testar e validar as conjecturas, assim como manifestaram indícios de aprendizagem relacionados à Educação Financeira a partir da metodologia da Investigação Matemática. Pode-se observar, também, que os licenciandos têm consciência de suas capacidades e fragilidades; conseguem estabelecer relações entre as tarefas e conteúdos já aprendidos; e reconhecem o tipo e grau de dificuldade de cada atividade. Conclui-se que as manifestações de aprendizagem, desenvolvimento da criatividade, argumentação, pensamento crítico e metacognitivo foram provenientes da oportunidade dos futuros professores vivenciarem os quatro momentos da Investigação Matemática, na qual foi possível perceber a importância da Economia, da Matemática e do tema Sustentabilidade no ensino de Educação Financeira, assim como estabelecer relações do conteúdo com situações do cotidiano (ligação teoria e prática). Pode-se inferir que existe conexão entre a metodologia da Investigação Matemática e a metacognição, uma vez que o professor ao usar tarefas investigativas está fomentando o pensamento metacognitivo no estudante, pois a todo momento instiga os alunos a pensarem e a refletirem sobre a resolução das tarefas e, consequentemente, sobre seu processo de aprendizagem. |
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