Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/1886 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo ampliar as possibilidades criativas na área do Design de Superfícies criando padronagens para o Design de Superfície, a partir de desenhos gerados pelo som, através do estudo das ondas, da experiência do Prato de Chladni e da Cimática, que analisa a ação da vibração sobre as partículas. A ação quando aplicada em um meio preparado que é considerada ressonante resulta na geração de desenhos, esses desenhos gerados são a forma do som e aqui foram usados na criação de padronagens aplicadas ao Design de Superfície Têxtil. A metodologia usada foi a de Bruno Munari (2008), que se é dividida em 12 etapas, sendo elas: problema, definição do problema, componentes do problema, coleta de dados, análise de dados, criatividade, materiais e tecnologias, experimentação, modelo, verificação, desenho de construção e solução, par o desenvolvimento do trabalho foi seguido cada uma das etapas. |
id |
UVAT_44afd2275226b5be91e555417e000eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/1886 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Souza, Raquel Barcelos dehttp://lattes.cnpq.br/2122117848823502Souza, Raquel Barcelos deDapper, Sílvia Trein HeimfarthTeixeira, Bruno da SilvaHeinrichs, Felipe Mateus2018-02-19T16:58:22Z2018-02-19T16:58:22Z2018-012017-11-30Este trabalho tem como objetivo ampliar as possibilidades criativas na área do Design de Superfícies criando padronagens para o Design de Superfície, a partir de desenhos gerados pelo som, através do estudo das ondas, da experiência do Prato de Chladni e da Cimática, que analisa a ação da vibração sobre as partículas. A ação quando aplicada em um meio preparado que é considerada ressonante resulta na geração de desenhos, esses desenhos gerados são a forma do som e aqui foram usados na criação de padronagens aplicadas ao Design de Superfície Têxtil. A metodologia usada foi a de Bruno Munari (2008), que se é dividida em 12 etapas, sendo elas: problema, definição do problema, componentes do problema, coleta de dados, análise de dados, criatividade, materiais e tecnologias, experimentação, modelo, verificação, desenho de construção e solução, par o desenvolvimento do trabalho foi seguido cada uma das etapas.This work aims to expand the creative possibilities in Surface Design by creating Patterns for Surface Design, from drawings generated by sound, through the study of waves, the experience of the Chladni Plate and Cymatics, which analyzes the vibration on the particles. The action when applied in a prepared medium that is considered resonant results in the generation of drawings, these generated drawings are the shape of the sound and here they were used in the creation of applied patterns to the Textile Surface Design. The methodology used was that of Bruno Munari (2008), which is divided into 12 stages: problem, problem definition, problem components, data collection, data analysis, creativity, materials and technologies, experimentation, model, verification, construction design and solution, for the development of the work was followed each of the steps.-1HEINRICHS, Felipe Mateus. Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1886. http://hdl.handle.net/10737/1886http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSADesign de SuperfíciesCriatividadeCimáticaPrato de ChladniSomImagemPadronagensExperimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2017FelipeMateusHeinrichs.pdf2017FelipeMateusHeinrichs.pdfapplication/pdf18157929https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e9b8dbd2-fdea-45b3-97a7-60fcdc50085b/download2e8ce94c2f18ab2edaebf15a577df5a3MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/54f383ec-8a32-4077-b2d6-f708d194c3a2/download924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9d09d256-a6f9-4339-9bb5-6c8b44eb1315/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eea1ce67-1b37-403b-9945-dc11916e54cb/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4588https://www.univates.br/bdu/bitstreams/92357677-d27e-45ac-8a5b-25d15f6cb401/download4832a04d969e22f378197c106131fd9fMD55TEXT2017FelipeMateusHeinrichs.pdf.txt2017FelipeMateusHeinrichs.pdf.txtExtracted texttext/plain90450https://www.univates.br/bdu/bitstreams/bd15e941-a8d8-4301-b98f-9a60378faa59/download8195ad585e86bd3536afcee3d979c178MD510THUMBNAIL2017FelipeMateusHeinrichs.pdf.jpg2017FelipeMateusHeinrichs.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2513https://www.univates.br/bdu/bitstreams/528a6c84-1e48-4890-9a89-a87e08e70865/downloadb63e4c877efe18e0c7f035828f40685fMD51110737/18862023-06-26 11:57:30.436http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/1886https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T11:57:30Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa |
title |
Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa |
spellingShingle |
Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa Heinrichs, Felipe Mateus CSA Design de Superfícies Criatividade Cimática Prato de Chladni Som Imagem Padronagens |
title_short |
Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa |
title_full |
Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa |
title_fullStr |
Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa |
title_full_unstemmed |
Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa |
title_sort |
Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa |
author |
Heinrichs, Felipe Mateus |
author_facet |
Heinrichs, Felipe Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Raquel Barcelos de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2122117848823502 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Raquel Barcelos de Dapper, Sílvia Trein Heimfarth Teixeira, Bruno da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heinrichs, Felipe Mateus |
contributor_str_mv |
Souza, Raquel Barcelos de Souza, Raquel Barcelos de Dapper, Sílvia Trein Heimfarth Teixeira, Bruno da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CSA |
topic |
CSA Design de Superfícies Criatividade Cimática Prato de Chladni Som Imagem Padronagens |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de Superfícies Criatividade Cimática Prato de Chladni Som Imagem Padronagens |
description |
Este trabalho tem como objetivo ampliar as possibilidades criativas na área do Design de Superfícies criando padronagens para o Design de Superfície, a partir de desenhos gerados pelo som, através do estudo das ondas, da experiência do Prato de Chladni e da Cimática, que analisa a ação da vibração sobre as partículas. A ação quando aplicada em um meio preparado que é considerada ressonante resulta na geração de desenhos, esses desenhos gerados são a forma do som e aqui foram usados na criação de padronagens aplicadas ao Design de Superfície Têxtil. A metodologia usada foi a de Bruno Munari (2008), que se é dividida em 12 etapas, sendo elas: problema, definição do problema, componentes do problema, coleta de dados, análise de dados, criatividade, materiais e tecnologias, experimentação, modelo, verificação, desenho de construção e solução, par o desenvolvimento do trabalho foi seguido cada uma das etapas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-19T16:58:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-19T16:58:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HEINRICHS, Felipe Mateus. Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1886. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/1886 |
identifier_str_mv |
HEINRICHS, Felipe Mateus. Experimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1886. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/1886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e9b8dbd2-fdea-45b3-97a7-60fcdc50085b/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/54f383ec-8a32-4077-b2d6-f708d194c3a2/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9d09d256-a6f9-4339-9bb5-6c8b44eb1315/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eea1ce67-1b37-403b-9945-dc11916e54cb/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/92357677-d27e-45ac-8a5b-25d15f6cb401/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/bd15e941-a8d8-4301-b98f-9a60378faa59/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/528a6c84-1e48-4890-9a89-a87e08e70865/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e8ce94c2f18ab2edaebf15a577df5a3 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 4832a04d969e22f378197c106131fd9f 8195ad585e86bd3536afcee3d979c178 b63e4c877efe18e0c7f035828f40685f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801842381893402624 |