Criando o jogo de videogame Casmia: The Lost Chapters
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/1775 |
Resumo: | Nas décadas de 40, quando jogos de videogame nasceram, eles eram feitos quase que exclusivamente por programadores e estudantes de informática, logo a indústria percebeu seu potencial de mercado e passou a investir nos videogames. De acordo com Luz (2010), os jogos eletrônicos atualmente movimentam uma grande indústria, capaz de se equiparar ao cinema. Em meio a este contexto, surge o Designer que desempenha um papel fundamental no ramo de games. Foram esses profissionais que criaram os mais diversos elementos nos jogos, bem como personagens carismáticos e marcantes. O presente projeto tem por objetivo criar um jogo de videogame no estilo aventura que use elementos de jogos das décadas de 80 e 90. Ele será desenvolvido através de um estudo histórico da evolução de jogos de videogame desde seu surgimento nas décadas de 40 até 2016, relatando o papel do Designer neste meio. Para auxiliar na construção do game, será utilizada a metodologia de Bruno Munari (1981) para estruturar todas as etapas do projeto, auxiliado por uma pesquisa que tem por objetivo descobrir itens como o público alvo, sexo, frequência que os entrevistados jogam videogame, dificuldade dos jogos atuais, entre outros. Por fim, o projeto também apresenta os resultados obtidos através da metodologia e da pesquisa, como a história do jogo, personagens e cenários. |
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Teixeira, Bruno da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5057377626171449Teixeira, Bruno da SilvaDapper, Silvia Trein HeimfarthSouza, Raquel BarcelosXavier, Marcos Roberto2018-01-26T10:39:59Z2018-01-26T10:39:59Z2018-012017-06-05Nas décadas de 40, quando jogos de videogame nasceram, eles eram feitos quase que exclusivamente por programadores e estudantes de informática, logo a indústria percebeu seu potencial de mercado e passou a investir nos videogames. De acordo com Luz (2010), os jogos eletrônicos atualmente movimentam uma grande indústria, capaz de se equiparar ao cinema. Em meio a este contexto, surge o Designer que desempenha um papel fundamental no ramo de games. Foram esses profissionais que criaram os mais diversos elementos nos jogos, bem como personagens carismáticos e marcantes. O presente projeto tem por objetivo criar um jogo de videogame no estilo aventura que use elementos de jogos das décadas de 80 e 90. Ele será desenvolvido através de um estudo histórico da evolução de jogos de videogame desde seu surgimento nas décadas de 40 até 2016, relatando o papel do Designer neste meio. Para auxiliar na construção do game, será utilizada a metodologia de Bruno Munari (1981) para estruturar todas as etapas do projeto, auxiliado por uma pesquisa que tem por objetivo descobrir itens como o público alvo, sexo, frequência que os entrevistados jogam videogame, dificuldade dos jogos atuais, entre outros. Por fim, o projeto também apresenta os resultados obtidos através da metodologia e da pesquisa, como a história do jogo, personagens e cenários.In the 1940s, when video games were born, they were made almost exclusively by computer programmers and students, so the industry realized its market potential and started investing in video games. According to Luz (2010), electronic games currently move a large industry, capable of matching cinema. In this context, the Designer emerges that plays a fundamental role in the field of video games. These professionals created the most diverse elements in these games, as well as charismatic and striking characters. This project aims to create an adventure-style video game play that uses elements of games from the 80's and 90's. It will be developed through a historical study of the evolution of video games since its emergence in the 40s to 2016, reporting the role of the Designer in this environment. To help in the construction of the this game, the methodology of Bruno Munari (1981) will be used to structure all the stages of the project, aided by a research that aims to discover items such as the target audience, sex, frequency that the interviewees play video game, difficulty of the current games, among others. Finally, the project also presents the results obtained through methodology and research, such as game history, characters and scenarios.-1XAVIER, Marcos Roberto. Criando o jogo de videogame Casmia: The Lost Chapters. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1775. http://hdl.handle.net/10737/1775http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSADesignDesenvolvimento de jogosJogos de videogameCriando o jogo de videogame Casmia: The Lost Chaptersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2017MarcosRobertoXavier.pdf2017MarcosRobertoXavier.pdfapplication/pdf14599383https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8d9b43f3-5fb7-4fe4-9cd2-8e4ccde970e5/downloadcdb4807aa193333ada8de89265297864MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ce84a32e-9f7a-4294-ad73-f52072ed7da3/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; 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Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
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