Análise de tráfego em uma rotatória no município de Estrela/RS utilizando microssimulação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2838 |
Resumo: | Com o crescimento das cidades e, consequentemente, o aumento do número de veículos que trafegam pelas vias, fica evidente o quão necessário é uma boa mobilidade urbana e um bom planejamento. A mobilidade urbana é o deslocamento de pessoas em um determinado espaço. Esse deslocamento ocorre por meio de veículos e infraestrutura (vias e calçadas), que possibilitam o ir e vir do cotidiano. O presente estudo consiste em conhecer a atual situação de tráfego em uma rotatória na área central do município de Estrela-RS, visando prever e propor cenários por meio de microssimulação com o auxílio do software Simulation of Urban Mobility – SUMO. As contagens foram realizadas nas terças e sextas-feiras no período da manhã e tarde entre os horários das 7 horas às 8 horas e das 17 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos. Os resultados obtidos demonstraram que, na análise do cenário atual, a via ainda suporta o número de veículos. Com relação ao cenário 1, verificou-se que é o mais favorável para o local estudado, com a rotatória sendo preferencial, pois seus parâmetros foram satisfatórios nas simulações em relação ao cenário atual. Foi verificado, ainda, que não pode-se descarta a possibilidade do cenário 2, com implantação semafórica, pois observou-se melhora, porém significativa que o cenário 1, em relação ao cenário atual. Não se descarta, contudo, que no futuro será necessária uma nova análise do local a ser estudado. |
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Os resultados obtidos demonstraram que, na análise do cenário atual, a via ainda suporta o número de veículos. Com relação ao cenário 1, verificou-se que é o mais favorável para o local estudado, com a rotatória sendo preferencial, pois seus parâmetros foram satisfatórios nas simulações em relação ao cenário atual. Foi verificado, ainda, que não pode-se descarta a possibilidade do cenário 2, com implantação semafórica, pois observou-se melhora, porém significativa que o cenário 1, em relação ao cenário atual. Não se descarta, contudo, que no futuro será necessária uma nova análise do local a ser estudado.-1LINK, Aline. Análise de tráfego em uma rotatória no município de Estrela/RS utilizando microssimulação. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 jul. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2838. http://hdl.handle.net/10737/2838http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGCongestionamentoMicrossimulação de tráfegoRotatóriaSUMOAnálise de tráfego em uma rotatória no município de Estrela/RS utilizando microssimulaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2020AlineLink.pdf2020AlineLink.pdfapplication/pdf2687230https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5411e4a0-d938-436e-8abd-fa1e9af00f30/download8374bd7562e70914648724d0e1ee2393MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8f33807c-1a3c-4b79-b131-ce1f95bcfa69/download6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_texttext/html; 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Com o crescimento das cidades e, consequentemente, o aumento do número de veículos que trafegam pelas vias, fica evidente o quão necessário é uma boa mobilidade urbana e um bom planejamento. A mobilidade urbana é o deslocamento de pessoas em um determinado espaço. Esse deslocamento ocorre por meio de veículos e infraestrutura (vias e calçadas), que possibilitam o ir e vir do cotidiano. O presente estudo consiste em conhecer a atual situação de tráfego em uma rotatória na área central do município de Estrela-RS, visando prever e propor cenários por meio de microssimulação com o auxílio do software Simulation of Urban Mobility – SUMO. As contagens foram realizadas nas terças e sextas-feiras no período da manhã e tarde entre os horários das 7 horas às 8 horas e das 17 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos. Os resultados obtidos demonstraram que, na análise do cenário atual, a via ainda suporta o número de veículos. Com relação ao cenário 1, verificou-se que é o mais favorável para o local estudado, com a rotatória sendo preferencial, pois seus parâmetros foram satisfatórios nas simulações em relação ao cenário atual. Foi verificado, ainda, que não pode-se descarta a possibilidade do cenário 2, com implantação semafórica, pois observou-se melhora, porém significativa que o cenário 1, em relação ao cenário atual. Não se descarta, contudo, que no futuro será necessária uma nova análise do local a ser estudado. |
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Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
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