Dimensionamento do sistema de transmissão mecânica para o veículo BAJA Univates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wienandts, Luis Felipe Radaelli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2740
Resumo: O projeto BAJA consiste em uma competição de engenharia criada com o propósito de estimular os estudantes a aplicar, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula, com o intuito de preparar os novos engenheiros para o mercado de trabalho. A fim de desenvolver uma nova transmissão para o veículo BAJA UNIVATES, o presente trabalho propõe o dimensionamento dos elementos internos presentes em uma caixa de redução, como, por exemplo, eixos, engrenagens, chavetas e mancais. Uma vez dimensionados tais elementos será realizado o modelamento em CAD e a simulação em CAE dos mesmos. As competições contam com diversas provas criadas com o intuito de levar o veículo a falha. Levando isso em consideração, este trabalho se faz presente para contribuir com o subsistema de powertrain, agregando conhecimento e bagagem ao projeto. Como resultado, obteve-se um sistema com redução total de 7,84/1 distribuído em dois pares de engrenagens de 20 e 56 dentes respectivamente, acopladas em três eixos com diâmetro de 30 mm utilizando chavetas de 10 mm x 8 mm, onde que os eixos se encontram mancalizados em rolamentos 6006. O estudo de elementos finitos não identificou nenhuma tensão superior ao limite de escoamento do material de fabricação dos eixos e das engrenagens, desta forma os elementos dimensionados devem suportar todas as cargas e solicitações a qual foram dimensionados.
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spelling Izquierdo, Rafael Crespohttp://lattes.cnpq.br/6632171988832435Wienandts, Luis Felipe Radaelli2020-05-07T17:34:58Z2020-05-07T17:34:58Z2019-112019-11-28O projeto BAJA consiste em uma competição de engenharia criada com o propósito de estimular os estudantes a aplicar, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula, com o intuito de preparar os novos engenheiros para o mercado de trabalho. A fim de desenvolver uma nova transmissão para o veículo BAJA UNIVATES, o presente trabalho propõe o dimensionamento dos elementos internos presentes em uma caixa de redução, como, por exemplo, eixos, engrenagens, chavetas e mancais. Uma vez dimensionados tais elementos será realizado o modelamento em CAD e a simulação em CAE dos mesmos. As competições contam com diversas provas criadas com o intuito de levar o veículo a falha. Levando isso em consideração, este trabalho se faz presente para contribuir com o subsistema de powertrain, agregando conhecimento e bagagem ao projeto. Como resultado, obteve-se um sistema com redução total de 7,84/1 distribuído em dois pares de engrenagens de 20 e 56 dentes respectivamente, acopladas em três eixos com diâmetro de 30 mm utilizando chavetas de 10 mm x 8 mm, onde que os eixos se encontram mancalizados em rolamentos 6006. O estudo de elementos finitos não identificou nenhuma tensão superior ao limite de escoamento do material de fabricação dos eixos e das engrenagens, desta forma os elementos dimensionados devem suportar todas as cargas e solicitações a qual foram dimensionados.The BAJA project consists of an engineering competition designed to encourage students to apply in practice the concepts learned in the classroom in order to prepare new engineers for the job market. In order to develop a new transmission for the BAJA UNIVATES vehicle, the present work proposes the sizing of the internal elements present in a gearbox, such as axles, gears, keys and bearings. Once these elements are dimensioned, CAD modeling and CAE simulation will be performed. The competitions have several races created with the purpose of leading the vehicle to failure. Taking this into consideration, this work is present to contribute to the powertrain subsystem, adding knowledge and background to the project. As a result, use a 7.84 / 1 total reduction system distributed on two pairs of 20 and 56 teeth gears, respectively, coupled to three 30 mm diameter shafts using 10 mm x 8 mm keys where Shafts are housed on 6006 bearings. The finite element study has not identified any stresses greater than the yield strength of the shaft and gear manufacturing material, so the dimensioned elements must have all loads and loads to be dimensioned.-1WIENANDTS, Luis Felipe Radaelli. Dimensionamento do sistema de transmissão mecânica para o veículo BAJA Univates. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 nov. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2740. http://hdl.handle.net/10737/2740http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGTransmissão para BAJAVeículo BAJAElementos de máquinasTransmission to BAJABAJA vehicleMachine elementsDimensionamento do sistema de transmissão mecânica para o veículo BAJA Univatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019LuisFelipeRadaelliWienandts.pdf2019LuisFelipeRadaelliWienandts.pdfapplication/pdf3948502https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a70cafc9-a1eb-49f7-8b33-feda0953835d/download51e6975047e7160da07489b0834b62b1MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/19550153-d2b8-45fa-8eff-130be6c58777/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; 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description O projeto BAJA consiste em uma competição de engenharia criada com o propósito de estimular os estudantes a aplicar, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula, com o intuito de preparar os novos engenheiros para o mercado de trabalho. A fim de desenvolver uma nova transmissão para o veículo BAJA UNIVATES, o presente trabalho propõe o dimensionamento dos elementos internos presentes em uma caixa de redução, como, por exemplo, eixos, engrenagens, chavetas e mancais. Uma vez dimensionados tais elementos será realizado o modelamento em CAD e a simulação em CAE dos mesmos. As competições contam com diversas provas criadas com o intuito de levar o veículo a falha. Levando isso em consideração, este trabalho se faz presente para contribuir com o subsistema de powertrain, agregando conhecimento e bagagem ao projeto. Como resultado, obteve-se um sistema com redução total de 7,84/1 distribuído em dois pares de engrenagens de 20 e 56 dentes respectivamente, acopladas em três eixos com diâmetro de 30 mm utilizando chavetas de 10 mm x 8 mm, onde que os eixos se encontram mancalizados em rolamentos 6006. O estudo de elementos finitos não identificou nenhuma tensão superior ao limite de escoamento do material de fabricação dos eixos e das engrenagens, desta forma os elementos dimensionados devem suportar todas as cargas e solicitações a qual foram dimensionados.
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