Os pressupostos da Cidadania Ambiental no modo de vida agroecológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2766 |
Resumo: | A presença de uma vasta carga de conflitos de ordem econômica, política, social, ambiental e humana torna relevante e justificável a formação de um novo sujeito capaz de compreender o seu papel na sociedade e que apoiado em princípios éticos e na ideia da alteridade, assume as suas responsabilidades para com os demais. A este sujeito se dá o nome de cidadão ambiental. O objetivo geral desta pesquisa é identificar se e em que medida o modo de vida agroecológico se aproxima dos pressupostos teóricos que moldam o conceito de cidadania ambiental para, ao final, apresentar aproximações/linhas de pensamento que contribuam com a conscientização da importância da cidadania ambiental. Os objetivos específicos consistiram em: compreender os pressupostos teóricos que permeiam a cidadania ambiental e construir um marco teórico sólido para o entendimento das práticas ambientais exercidas pelos agricultores orgânicos; investigar junto a um grupo de agricultores agroecológicos as práticas ambientais que emergem do seu modo de vida e identificar se e de que forma tais práticas contribuem para despertar a consciência de um cidadão ambiental; apresentar, a partir dos resultados da pesquisa empírica, aproximações/linhas de pensamento que possam contribuir para formação do cidadão ambiental; verificar se os modelos de produção agroecológicos podem ser considerados práticas de cidadania ambiental. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo. Inicialmente foram aprofundados os conceitos referentes ao tema proposto, buscando construir um marco teórico sólido capaz de sustentar as análises de campo e fomentar a construção dos resultados. Também realizou-se pesquisa de campo para investigar junto a um grupo de agricultores que cultivam de maneira orgânica suas práticas ambientais, sua relação com a natureza e com os demais membros da comunidade, de forma a identificar se o modo de vida por estes assumido, contribui para formação de um cidadão ambiental. Foram aplicadas entrevistas aos cidadãos selecionados com questões abertas. As respostas das entrevistas foram avaliadas por meio de análise de conteúdo. Ao final apresentou-se três categorias, quais sejam, dimensão cultural afetiva, dimensão econômica e dimensão socioambiental. A partir do cruzamento dos dados da pesquisa de campo e do aporte teórico, elaborou-se aproximações que podem contribuir para conscientização do cidadão ambiental. Desse modo, constitui-se ideias referentes à proteção socioambiental; responsabilidade; participação comunitária; alteridade; ética ambiental; equidade; solidariedade e espiritualidade. |
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Mejía, Margarita R. G.Turatti, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/5819588394882211http://lattes.cnpq.br/5760768895473278Konrad, Ana Christina2020-06-12T19:38:04Z2020-06-12T19:38:04Z2017-112017-11-30A presença de uma vasta carga de conflitos de ordem econômica, política, social, ambiental e humana torna relevante e justificável a formação de um novo sujeito capaz de compreender o seu papel na sociedade e que apoiado em princípios éticos e na ideia da alteridade, assume as suas responsabilidades para com os demais. A este sujeito se dá o nome de cidadão ambiental. O objetivo geral desta pesquisa é identificar se e em que medida o modo de vida agroecológico se aproxima dos pressupostos teóricos que moldam o conceito de cidadania ambiental para, ao final, apresentar aproximações/linhas de pensamento que contribuam com a conscientização da importância da cidadania ambiental. Os objetivos específicos consistiram em: compreender os pressupostos teóricos que permeiam a cidadania ambiental e construir um marco teórico sólido para o entendimento das práticas ambientais exercidas pelos agricultores orgânicos; investigar junto a um grupo de agricultores agroecológicos as práticas ambientais que emergem do seu modo de vida e identificar se e de que forma tais práticas contribuem para despertar a consciência de um cidadão ambiental; apresentar, a partir dos resultados da pesquisa empírica, aproximações/linhas de pensamento que possam contribuir para formação do cidadão ambiental; verificar se os modelos de produção agroecológicos podem ser considerados práticas de cidadania ambiental. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo. Inicialmente foram aprofundados os conceitos referentes ao tema proposto, buscando construir um marco teórico sólido capaz de sustentar as análises de campo e fomentar a construção dos resultados. Também realizou-se pesquisa de campo para investigar junto a um grupo de agricultores que cultivam de maneira orgânica suas práticas ambientais, sua relação com a natureza e com os demais membros da comunidade, de forma a identificar se o modo de vida por estes assumido, contribui para formação de um cidadão ambiental. Foram aplicadas entrevistas aos cidadãos selecionados com questões abertas. As respostas das entrevistas foram avaliadas por meio de análise de conteúdo. Ao final apresentou-se três categorias, quais sejam, dimensão cultural afetiva, dimensão econômica e dimensão socioambiental. A partir do cruzamento dos dados da pesquisa de campo e do aporte teórico, elaborou-se aproximações que podem contribuir para conscientização do cidadão ambiental. Desse modo, constitui-se ideias referentes à proteção socioambiental; responsabilidade; participação comunitária; alteridade; ética ambiental; equidade; solidariedade e espiritualidade.The presence of vast economic, political, social, environmental and human conflicts make it relevant and justifiable the formation of a new person, who has in his origin, a citizen capable of comprehending his role in society and, when supported by ethical principles and on the idea of alterity, takes on his responsibilities towards the others. This person is known as an environmental citizen. The general goal of this research is to identify whether and in which extent the agroecological life reaches the theoretical assumptions, which form the environmental citizenship, in order to show approaches/lines of thoughts which contribute to the awareness of the environmental citizenship importance. The specific goals are: comprehending the theoretical assumptions which permeate the environmental citizenship and constructing a solid framework for the environmental practices comprehension by organic farmers; investigating along a group of agroecological farmers environmental practices which emerge from their lifestyle and identifying whether and in which way such practices contribute to the awareness of an environmental citizen; showing from the research results approaches/lines of thoughts which may contribute to an environmental citizen formation; verifying whether agroecological production models can be considered environmental citizenship practices. Therefore, the qualitative method was used. The concepts regarding to the proposed subject were initially detailed, seeking to create a solid framework capable of supporting the field analyses and instigating the construction of the results. There was also a field research to investigate along a group of farmers who cultivate in an organic way their environmental practices, their relation with nature and other community members, in order to identify whether their lifestyle contributes to an environmental citizen formation. Open-ended interview questions were applied to selected citizens. The interview answers were evaluated through the content analyses. In the end, approaches three categories, namely, affective cultural dimension, economic dimension and socio-environmental dimension. From the combination of empirical research data and theoretical research approaches which can contribute to the environmental citizen awareness were presented. Thus, the ideas regarding environmental and social protection; responsibility; community participation; alterity; environmental ethic; equity; solidarity and spirituality were formed.-1KONRAD, Ana Christina. Os pressupostos da Cidadania Ambiental no modo de vida agroecológico. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2766. http://hdl.handle.net/10737/2766http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCBCidadania AmbientalAgroecologiaAgricultura OrgânicaCidadão AmbientalPráticas AmbientaisEnvironmental CitizenshipAgroecologyOrganic AgricultureEnvironmental PracticesEnvironmental CitizenOs pressupostos da Cidadania Ambiental no modo de vida agroecológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGAD;Ambiente e Desenvolvimentoporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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A presença de uma vasta carga de conflitos de ordem econômica, política, social, ambiental e humana torna relevante e justificável a formação de um novo sujeito capaz de compreender o seu papel na sociedade e que apoiado em princípios éticos e na ideia da alteridade, assume as suas responsabilidades para com os demais. A este sujeito se dá o nome de cidadão ambiental. O objetivo geral desta pesquisa é identificar se e em que medida o modo de vida agroecológico se aproxima dos pressupostos teóricos que moldam o conceito de cidadania ambiental para, ao final, apresentar aproximações/linhas de pensamento que contribuam com a conscientização da importância da cidadania ambiental. Os objetivos específicos consistiram em: compreender os pressupostos teóricos que permeiam a cidadania ambiental e construir um marco teórico sólido para o entendimento das práticas ambientais exercidas pelos agricultores orgânicos; investigar junto a um grupo de agricultores agroecológicos as práticas ambientais que emergem do seu modo de vida e identificar se e de que forma tais práticas contribuem para despertar a consciência de um cidadão ambiental; apresentar, a partir dos resultados da pesquisa empírica, aproximações/linhas de pensamento que possam contribuir para formação do cidadão ambiental; verificar se os modelos de produção agroecológicos podem ser considerados práticas de cidadania ambiental. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo. Inicialmente foram aprofundados os conceitos referentes ao tema proposto, buscando construir um marco teórico sólido capaz de sustentar as análises de campo e fomentar a construção dos resultados. Também realizou-se pesquisa de campo para investigar junto a um grupo de agricultores que cultivam de maneira orgânica suas práticas ambientais, sua relação com a natureza e com os demais membros da comunidade, de forma a identificar se o modo de vida por estes assumido, contribui para formação de um cidadão ambiental. Foram aplicadas entrevistas aos cidadãos selecionados com questões abertas. As respostas das entrevistas foram avaliadas por meio de análise de conteúdo. Ao final apresentou-se três categorias, quais sejam, dimensão cultural afetiva, dimensão econômica e dimensão socioambiental. A partir do cruzamento dos dados da pesquisa de campo e do aporte teórico, elaborou-se aproximações que podem contribuir para conscientização do cidadão ambiental. Desse modo, constitui-se ideias referentes à proteção socioambiental; responsabilidade; participação comunitária; alteridade; ética ambiental; equidade; solidariedade e espiritualidade. |
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2017 |
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KONRAD, Ana Christina. Os pressupostos da Cidadania Ambiental no modo de vida agroecológico. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2766. |
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