As cores que a mídia pinta: A percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre suas representações na publicidade brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3536 |
Resumo: | Esta monografia teve como objetivo compreender a percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre a sua representação nas publicidades brasileiras. Buscou-se compreender conceitos da psicologia social sobre um estudo de comunidade (GUARESCHI, 2007), bem como teorias de representação (MOSCOVICI, 2009), manutenção e transgressão de estereótipos (LYSARDO-DIAS, 2007) e o papel da mídia (IRIBURE, 2008) (ZENONE, 2006). Foram entrevistados 6 representantes do movimento LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS, sendo eles um homem homossexual, uma mulher homossexual, um homem bissexual, uma mulher bissexual, um homem transexual e uma mulher transexual, visando a diversidade sexual e de gênero para entender os diferentes tratamentos da mídia e o sentimento que cada um deles tem sobre a sua representação nela. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como técnicas a pesquisa bibliográfica e entrevistas online de profundidade com cada participante. A análise deste trabalho foi construída com base nas falas dos entrevistados, em conjunto com as teorias e conceitos dos autores previamente estudados. O resultado da pesquisa trouxe a importância da mídia em abordar causas sociais dando visibilidade e representando o grupo LGBTQIA+. Os comentários dos entrevistados demonstraram a importância de uma representação mais plural de todos os grupos do movimento, que não acentue estereótipos e preconceitos e que vá além da visibilidade dada apenas em datas comemorativas e momentos específicos do ano. |
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Meurer, Flávio Robertohttp://lattes.cnpq.br/3268339236757932Iribure, AndréWeirich Ribeiro, InauãSchwarzer, Luís Augusto2023-06-14T18:43:10Z2023-06-14T18:43:10Z2021-07-082021-07-02Esta monografia teve como objetivo compreender a percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre a sua representação nas publicidades brasileiras. Buscou-se compreender conceitos da psicologia social sobre um estudo de comunidade (GUARESCHI, 2007), bem como teorias de representação (MOSCOVICI, 2009), manutenção e transgressão de estereótipos (LYSARDO-DIAS, 2007) e o papel da mídia (IRIBURE, 2008) (ZENONE, 2006). Foram entrevistados 6 representantes do movimento LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS, sendo eles um homem homossexual, uma mulher homossexual, um homem bissexual, uma mulher bissexual, um homem transexual e uma mulher transexual, visando a diversidade sexual e de gênero para entender os diferentes tratamentos da mídia e o sentimento que cada um deles tem sobre a sua representação nela. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como técnicas a pesquisa bibliográfica e entrevistas online de profundidade com cada participante. A análise deste trabalho foi construída com base nas falas dos entrevistados, em conjunto com as teorias e conceitos dos autores previamente estudados. O resultado da pesquisa trouxe a importância da mídia em abordar causas sociais dando visibilidade e representando o grupo LGBTQIA+. Os comentários dos entrevistados demonstraram a importância de uma representação mais plural de todos os grupos do movimento, que não acentue estereótipos e preconceitos e que vá além da visibilidade dada apenas em datas comemorativas e momentos específicos do ano.This monography has as objective to understand the perception of LGBTQIA+ population of Vale do Taquari/RS about their representation on Brazilian advertising. It sought out to understand concepts of social psychology about a community study (GUARESCHI, 2007), representation (MOSCOVICI, 2009), stereotypes maintenance and transgression (LYSARDO-DIAS, 2007) and media role (IRIBURE, 2008) (ZENONE, 2006). Six people were interviewed representing the LGBTQIA+ movement of Vale do Taquari/RS, one homosexual man, one homosexual woman, one bisexual man, one bisexual woman, one transsexual man and one transsexual woman aiming to sexual diversity and gender diversity to understand the different types of media treatment for each one and their individual feelings about representation. It is a qualitative research using bibliographic research and in-depth online individual interviews. This research analysis was constructed analyzing the interviewees' statements together with the theories and concepts of previously studied authors. The results of these research talk about the need of the media to bring representation, visibility, and plurality to LGBTQIA+ population. The interviewees’ comments demonstrated the importance of a better plural representation about all groups in the movement which doesn’t accentuate stereotypes and prejudices which goes beyond the visibility given only on commemorative dates and specific times of the year.http://hdl.handle.net/10737/3536Attribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSALGBTQIA+PublicidadeVale do TaquariRepresentaçãoEntrevistasPublicityRepresentationInterviewsAs cores que a mídia pinta: A percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre suas representações na publicidade brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALAs cores que a mídia pinta: A percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre suas representações na publicidade brasileira.pdfAs cores que a mídia pinta: A percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre suas representações na publicidade brasileira.pdfapplication/pdf1475436https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b7991894-efe4-4d9f-bd6f-bfd9ed6f9f2f/downloadb1e2c0627a3be8619b0c665f5d35a2bfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8907https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b26ce5b5-d45d-4738-81cd-543f28bff5f2/downloadc07b6daef3dbee864bf87e6aa836cde2MD52TEXTAs cores que a mídia pinta: A percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre suas representações na publicidade brasileira.pdf.txtAs cores que a mídia pinta: A percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre suas representações na publicidade brasileira.pdf.txtExtracted texttext/plain102917https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ed9fbe2e-744c-4f08-983d-4da211d94f32/download191b58ee74ac3101343991b369d7a296MD58THUMBNAILAs cores que a mídia pinta: A percepção da população LGBTQIA+ do 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Esta monografia teve como objetivo compreender a percepção da população LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS sobre a sua representação nas publicidades brasileiras. Buscou-se compreender conceitos da psicologia social sobre um estudo de comunidade (GUARESCHI, 2007), bem como teorias de representação (MOSCOVICI, 2009), manutenção e transgressão de estereótipos (LYSARDO-DIAS, 2007) e o papel da mídia (IRIBURE, 2008) (ZENONE, 2006). Foram entrevistados 6 representantes do movimento LGBTQIA+ do Vale do Taquari/RS, sendo eles um homem homossexual, uma mulher homossexual, um homem bissexual, uma mulher bissexual, um homem transexual e uma mulher transexual, visando a diversidade sexual e de gênero para entender os diferentes tratamentos da mídia e o sentimento que cada um deles tem sobre a sua representação nela. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como técnicas a pesquisa bibliográfica e entrevistas online de profundidade com cada participante. A análise deste trabalho foi construída com base nas falas dos entrevistados, em conjunto com as teorias e conceitos dos autores previamente estudados. O resultado da pesquisa trouxe a importância da mídia em abordar causas sociais dando visibilidade e representando o grupo LGBTQIA+. Os comentários dos entrevistados demonstraram a importância de uma representação mais plural de todos os grupos do movimento, que não acentue estereótipos e preconceitos e que vá além da visibilidade dada apenas em datas comemorativas e momentos específicos do ano. |
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Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
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