Contribuições de um grupo colaborativo para a prática pedagógica de professores de Matemática da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luciana Caroline Killp
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/329
Resumo: A intervenção desenvolvida, investigada e relatada nessa dissertação propõe uma alternativa em relação à formação continuada de professores de Matemática no Vale do Taquari, apoiando-se na proposta de constituição de Grupo Colaborativo. Ao longo dos cinco encontros buscamos compreender “Que repercussões o estudo realizado num grupo colaborativo, sobre o uso de diferentes ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem, teve na prática pedagógica de professores de Matemática da Educação Básica?”. O principal objetivo do trabalho foi “Analisar realidades e possíveis inovações na prática pedagógica de professores de Matemática a partir das reflexões, debates e trocas de experiências, sobre o uso de ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem de Matemática, proporcionadas em um grupo colaborativo”. As docentes que integraram o grupo são vinculadas às escolas que compõem o Observatório da Educação da Univates. O trabalho realizado em torno da constituição do grupo colaborativo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando como principal instrumento de coleta de dados os relatos, falados e escritos, dos professores de Matemática dessas escolas. Para cada etapa da pesquisa realizamos a análise de dados a partir de categorias que emergiram dos depoimentos dos professores, apoiando-nos na análise de discurso. Podemos destacar que as categorias emergentes da análise dos encontros do grupo colaborativo foram: troca de experiências, metodologia do grupo colaborativo e atividades desenvolvidas. Durante a realização dos encontros coletamos indícios da maneira como essa proposta interferiu nas aulas das professoras integrantes. Podemos afirmar que elas expuseram a importância desse tipo de formação para a prática docente, relatando que já realizaram algumas das atividades aprendidas. Também expuseram ao grupo que gostaram das atividades que foram desenvolvidas e, que mais importante do que apresentar a sua ideia às demais integrantes, foi ouvir do grupo o que poderia ser feito diferente na sua proposta a fim de melhorar ainda mais a sua prática pedagógica.
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O principal objetivo do trabalho foi “Analisar realidades e possíveis inovações na prática pedagógica de professores de Matemática a partir das reflexões, debates e trocas de experiências, sobre o uso de ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem de Matemática, proporcionadas em um grupo colaborativo”. As docentes que integraram o grupo são vinculadas às escolas que compõem o Observatório da Educação da Univates. O trabalho realizado em torno da constituição do grupo colaborativo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando como principal instrumento de coleta de dados os relatos, falados e escritos, dos professores de Matemática dessas escolas. Para cada etapa da pesquisa realizamos a análise de dados a partir de categorias que emergiram dos depoimentos dos professores, apoiando-nos na análise de discurso. Podemos destacar que as categorias emergentes da análise dos encontros do grupo colaborativo foram: troca de experiências, metodologia do grupo colaborativo e atividades desenvolvidas. Durante a realização dos encontros coletamos indícios da maneira como essa proposta interferiu nas aulas das professoras integrantes. Podemos afirmar que elas expuseram a importância desse tipo de formação para a prática docente, relatando que já realizaram algumas das atividades aprendidas. Também expuseram ao grupo que gostaram das atividades que foram desenvolvidas e, que mais importante do que apresentar a sua ideia às demais integrantes, foi ouvir do grupo o que poderia ser feito diferente na sua proposta a fim de melhorar ainda mais a sua prática pedagógica.FERNANDES, Luciana Caroline Killp. Contribuições de um grupo colaborativo para a prática pedagógica de professores de Matemática da Educação Básica. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 maio 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/329. http://hdl.handle.net/10737/329http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCETGrupo colaborativoPrática pedagógicaFormação continuadaEnsino e aprendizagem de MatemáticaContribuições de um grupo colaborativo para a prática pedagógica de professores de Matemática da Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGECE;Ensino de Ciências Exatasporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALLucianaFernandes.pdfLucianaFernandes.pdfapplication/pdf9263469https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d5649550-e5cb-4a99-987f-473c5900bc49/downloade1a877ffe5ceac616518d9cfd62a2603MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/7e5d88ab-103a-44ba-bb0b-ae5071ffb3bf/downloadfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20104https://www.univates.br/bdu/bitstreams/7f86817a-fe1b-43f7-aabc-dd13184000bf/download51af78e04b2b7282958fd46d2b35f35cMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599https://www.univates.br/bdu/bitstreams/268efeac-562d-4b6b-8289-194b737b64f7/download9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain3682https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eb3e691d-9e9a-4d8a-889b-ec3f2b4d1883/download7cbcd69cd4272a7b965c1bfb7c33688cMD55TEXTLucianaFernandes.pdf.txtLucianaFernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain102594https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1ec0cf98-17dc-4772-a785-8abe5f5bd4c7/download064af509d7100add5a926a8a92bdb710MD514THUMBNAILLucianaFernandes.pdf.jpgLucianaFernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4792https://www.univates.br/bdu/bitstreams/50f5a82e-bf3d-4238-83d0-a38ef540b0ca/downloadedfdb0a022b535d5956315736db381fdMD51510737/3292023-06-26 12:24:39.982http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/oai:univates.br:10737/329https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T12:24:39Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - 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