Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franceschini, Érica
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/344
Resumo: Uma composição em suspenso: eis o texto que está por vir. Palavras que se desprendem, que se abrem e vão revelando outros sentidos, outras invenções que possibilitam uma escrita sempre em vias de fazer. Nos aventuramos em experimentações, assim como nos aventuramos no campo da Psicologia, constituindo assim, uma experimentação psi. Porém, esse texto não se restringe a tal saber, ele atravessa outros espaços, arrisca-se em devir, é um texto dançarino, um texto de encontros, de entre, de produção. Um texto que flui para todos os lados, deslizando pela literatura de Clarice Lispector que empresta seu “Um sopro de vida” (1978) para a construção da “clínica clariciniana”. Clínica que não busca uma técnica, mas afirma a lógica criacionista e inventiva, perpassada pelo método biografemática de Roland Barthes, com quem dialogo no texto. O método biografemático de Barthes investe no acaso, colocando-se contra a linearidade das biografias destinos, servindo como uma alternativa a uma biografia menor, tal qual a “literatura menor” de Deleuze e Guattari (1977). Por conseguinte, os biografemas, feitos em fragmentos, se constituem nos sopros que operacionalizam a “clínica clariciniana” e que servem como pistas do desdobramento de uma biografemática distraída na leitura de “Um sopro de vida”. Assim, Literatura, Psicologia e Clínica aparecem enquanto potência no texto, provocando um pensamento para além do escrito, fugindo de qualquer tentativa de classificação e assim, percorrendo as superfícies que os traços arriscam. Nunca o certo, nunca o ideal, mas sempre ideias, provocações, sopros.
id UVAT_bf3fff3247804ee6d19d280f8b343365
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/344
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Costa, Cristiano Bedin daFranceschini, Érica2014-03-18T20:00:28Z2014-03-18T20:00:28Z2014-03-182014-03-18Uma composição em suspenso: eis o texto que está por vir. Palavras que se desprendem, que se abrem e vão revelando outros sentidos, outras invenções que possibilitam uma escrita sempre em vias de fazer. Nos aventuramos em experimentações, assim como nos aventuramos no campo da Psicologia, constituindo assim, uma experimentação psi. Porém, esse texto não se restringe a tal saber, ele atravessa outros espaços, arrisca-se em devir, é um texto dançarino, um texto de encontros, de entre, de produção. Um texto que flui para todos os lados, deslizando pela literatura de Clarice Lispector que empresta seu “Um sopro de vida” (1978) para a construção da “clínica clariciniana”. Clínica que não busca uma técnica, mas afirma a lógica criacionista e inventiva, perpassada pelo método biografemática de Roland Barthes, com quem dialogo no texto. O método biografemático de Barthes investe no acaso, colocando-se contra a linearidade das biografias destinos, servindo como uma alternativa a uma biografia menor, tal qual a “literatura menor” de Deleuze e Guattari (1977). Por conseguinte, os biografemas, feitos em fragmentos, se constituem nos sopros que operacionalizam a “clínica clariciniana” e que servem como pistas do desdobramento de uma biografemática distraída na leitura de “Um sopro de vida”. Assim, Literatura, Psicologia e Clínica aparecem enquanto potência no texto, provocando um pensamento para além do escrito, fugindo de qualquer tentativa de classificação e assim, percorrendo as superfícies que os traços arriscam. Nunca o certo, nunca o ideal, mas sempre ideias, provocações, sopros.http://hdl.handle.net/10737/344http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHClarice LispectorClínicaBiografemasBarthesDos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALEricaFranceschini.pdfEricaFranceschini.pdfapplication/pdf972567https://www.univates.br/bdu/bitstreams/84e513aa-cdbf-4ae4-be30-4747b68fbd1f/downloadc18ebe1ac2802af62b884e565d4d0facMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/61242aab-6efc-4976-bea7-4fe90afe6ff5/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream21074https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a432c6cb-a4fd-42b9-8571-b34582c3f552/download6639399f6360e7f87efc5130cef8e9adMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148https://www.univates.br/bdu/bitstreams/565d02ca-5908-4b23-b0ff-aba17eb992b1/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain3546https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d09928c3-b7b8-42b7-866a-3bbc50268040/download7a17e11c6dc97830619ab8dbed6f2a47MD55TEXTEricaFranceschini.pdf.txtEricaFranceschini.pdf.txtExtracted texttext/plain103137https://www.univates.br/bdu/bitstreams/068a57b6-4f84-45c2-a652-077d3f4d39ce/download703a43f87b4c591ed336ee8e1f96d7e4MD512THUMBNAILEricaFranceschini.pdf.jpgEricaFranceschini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4127https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c1259103-3647-42ca-87db-d5f6a9c1e540/download2b72acf14c4f74521b54f42cdc9184a6MD51310737/3442023-06-26 12:29:40.995http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/oai:univates.br:10737/344https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T12:29:40Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
title Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
spellingShingle Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
Franceschini, Érica
CH
Clarice Lispector
Clínica
Biografemas
Barthes
title_short Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
title_full Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
title_fullStr Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
title_full_unstemmed Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
title_sort Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
author Franceschini, Érica
author_facet Franceschini, Érica
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Cristiano Bedin da
dc.contributor.author.fl_str_mv Franceschini, Érica
contributor_str_mv Costa, Cristiano Bedin da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CH
topic CH
Clarice Lispector
Clínica
Biografemas
Barthes
dc.subject.por.fl_str_mv Clarice Lispector
Clínica
Biografemas
Barthes
description Uma composição em suspenso: eis o texto que está por vir. Palavras que se desprendem, que se abrem e vão revelando outros sentidos, outras invenções que possibilitam uma escrita sempre em vias de fazer. Nos aventuramos em experimentações, assim como nos aventuramos no campo da Psicologia, constituindo assim, uma experimentação psi. Porém, esse texto não se restringe a tal saber, ele atravessa outros espaços, arrisca-se em devir, é um texto dançarino, um texto de encontros, de entre, de produção. Um texto que flui para todos os lados, deslizando pela literatura de Clarice Lispector que empresta seu “Um sopro de vida” (1978) para a construção da “clínica clariciniana”. Clínica que não busca uma técnica, mas afirma a lógica criacionista e inventiva, perpassada pelo método biografemática de Roland Barthes, com quem dialogo no texto. O método biografemático de Barthes investe no acaso, colocando-se contra a linearidade das biografias destinos, servindo como uma alternativa a uma biografia menor, tal qual a “literatura menor” de Deleuze e Guattari (1977). Por conseguinte, os biografemas, feitos em fragmentos, se constituem nos sopros que operacionalizam a “clínica clariciniana” e que servem como pistas do desdobramento de uma biografemática distraída na leitura de “Um sopro de vida”. Assim, Literatura, Psicologia e Clínica aparecem enquanto potência no texto, provocando um pensamento para além do escrito, fugindo de qualquer tentativa de classificação e assim, percorrendo as superfícies que os traços arriscam. Nunca o certo, nunca o ideal, mas sempre ideias, provocações, sopros.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-18T20:00:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-18T20:00:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/344
url http://hdl.handle.net/10737/344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/84e513aa-cdbf-4ae4-be30-4747b68fbd1f/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/61242aab-6efc-4976-bea7-4fe90afe6ff5/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a432c6cb-a4fd-42b9-8571-b34582c3f552/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/565d02ca-5908-4b23-b0ff-aba17eb992b1/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d09928c3-b7b8-42b7-866a-3bbc50268040/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/068a57b6-4f84-45c2-a652-077d3f4d39ce/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c1259103-3647-42ca-87db-d5f6a9c1e540/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c18ebe1ac2802af62b884e565d4d0fac
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
6639399f6360e7f87efc5130cef8e9ad
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
7a17e11c6dc97830619ab8dbed6f2a47
703a43f87b4c591ed336ee8e1f96d7e4
2b72acf14c4f74521b54f42cdc9184a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813262404218257408