Dos sopros à clínica: compondo com Clarice Lispector
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/344 |
Resumo: | Uma composição em suspenso: eis o texto que está por vir. Palavras que se desprendem, que se abrem e vão revelando outros sentidos, outras invenções que possibilitam uma escrita sempre em vias de fazer. Nos aventuramos em experimentações, assim como nos aventuramos no campo da Psicologia, constituindo assim, uma experimentação psi. Porém, esse texto não se restringe a tal saber, ele atravessa outros espaços, arrisca-se em devir, é um texto dançarino, um texto de encontros, de entre, de produção. Um texto que flui para todos os lados, deslizando pela literatura de Clarice Lispector que empresta seu “Um sopro de vida” (1978) para a construção da “clínica clariciniana”. Clínica que não busca uma técnica, mas afirma a lógica criacionista e inventiva, perpassada pelo método biografemática de Roland Barthes, com quem dialogo no texto. O método biografemático de Barthes investe no acaso, colocando-se contra a linearidade das biografias destinos, servindo como uma alternativa a uma biografia menor, tal qual a “literatura menor” de Deleuze e Guattari (1977). Por conseguinte, os biografemas, feitos em fragmentos, se constituem nos sopros que operacionalizam a “clínica clariciniana” e que servem como pistas do desdobramento de uma biografemática distraída na leitura de “Um sopro de vida”. Assim, Literatura, Psicologia e Clínica aparecem enquanto potência no texto, provocando um pensamento para além do escrito, fugindo de qualquer tentativa de classificação e assim, percorrendo as superfícies que os traços arriscam. Nunca o certo, nunca o ideal, mas sempre ideias, provocações, sopros. |
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