Análise das pulsões de vida e de morte através das pinturas Vanitas como ferramenta para a construção da escuta do analista
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2693 |
Resumo: | O estudo da psicanálise apresenta diversos conceitos que permitem compreender o funcionamento das estruturas psíquicas. Dois desses conceitos são as pulsões de vida e de morte, forças que podem ser tanto internas como externas, e que têm como objetivo descarregar-se em um objeto ou representante. Para compreender como ocorre essa dinâmica em cada indivíduo, o analista precisa estar sempre em construção a fim de buscar uma escuta qualificada de cada demanda. Nesse sentido, este artigo buscou, por meio da observação e da análise de duas obras vanitas, proporcionar um momento de reflexão acerca desse processo de formação, utilizando os conceitos de studium e punctum, de Barthes. As duas pinturas escolhidas foram “O sonho do cavaleiro” e “Alegoria da transitoriedade”, do pintor espanhol Antonio de Pereda. A partir do estudo das imagens, viu-se que as obras artísticas são capazes de reproduzir as demandas vindas da clínica psicanalítica e, portanto, o analista pode exercitar, por meio da arte, o trabalho criativo da escuta qualificada frente aos impasses que se apresentam. |
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A partir do estudo das imagens, viu-se que as obras artísticas são capazes de reproduzir as demandas vindas da clínica psicanalítica e, portanto, o analista pode exercitar, por meio da arte, o trabalho criativo da escuta qualificada frente aos impasses que se apresentam.-1RUI, Michele Dametto. Análise das pulsões de vida e de morte através das pinturas Vanitas como ferramenta para a construção da escuta do analista. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 01 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2693. http://hdl.handle.net/10737/2693http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCHPsicanálisePulsõesEscutaVanitasArteAnálise das pulsões de vida e de morte através das pinturas Vanitas como ferramenta para a construção da escuta do analistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019MicheleDamettoRui.pdf2019MicheleDamettoRui.pdfapplication/pdf472140https://www.univates.br/bdu/bitstreams/87f8c678-f54a-406f-bfe9-70d37f6a5e3a/downloadcfccdebaff1b6d9845c4221fc09a316cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/79a05698-8c8e-4eab-b7f0-bce944aa67c4/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; 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O estudo da psicanálise apresenta diversos conceitos que permitem compreender o funcionamento das estruturas psíquicas. Dois desses conceitos são as pulsões de vida e de morte, forças que podem ser tanto internas como externas, e que têm como objetivo descarregar-se em um objeto ou representante. Para compreender como ocorre essa dinâmica em cada indivíduo, o analista precisa estar sempre em construção a fim de buscar uma escuta qualificada de cada demanda. Nesse sentido, este artigo buscou, por meio da observação e da análise de duas obras vanitas, proporcionar um momento de reflexão acerca desse processo de formação, utilizando os conceitos de studium e punctum, de Barthes. As duas pinturas escolhidas foram “O sonho do cavaleiro” e “Alegoria da transitoriedade”, do pintor espanhol Antonio de Pereda. A partir do estudo das imagens, viu-se que as obras artísticas são capazes de reproduzir as demandas vindas da clínica psicanalítica e, portanto, o analista pode exercitar, por meio da arte, o trabalho criativo da escuta qualificada frente aos impasses que se apresentam. |
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