JOGABILIDADE EMOCIONAL E NARRATIVA INTERATIVA: A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS E IMERSIVAS NO STORYTELLING DOS JOGOS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Flávia Leonhardt
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/4447
Resumo: A essência dos videogames sempre residiu na necessidade de interatividade, emergindo na era inicial dos computadores. Ao longo dos anos, a compreensão do potencial de mercado e dos jogos como produtos eletrônicos aumentou, dando espaço para um campo de estudos exclusivo dessa área. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os conceitos de jogabilidade emocional e narrativa interativa, identificando padrões de design de jogos contemporâneos por meio dos estudos de caso de The Last of Us (Naughty Dog, 2013-2024) e Detroit: Become Human (Quantic Dreams). A pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, pois trata da realização prática dos conhecimentos adquiridos por meio da compreensão da narrativa e da jogabilidade, visando futura aplicação. O método é o dialético e o estudo define-se como exploratório, adotando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, documental e também de levantamento a partir de entrevistas conduzidas com 13 participantes utilizando a abordagem qualitativa. Os resultados destacam os principais fatores que tornam um jogo extraordinário, focando em conceitos emocionais e na estrutura narrativa interativa, explorando o potencial do campo dos Game Studies para futuras aplicações em produtos digitais de design.
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O método é o dialético e o estudo define-se como exploratório, adotando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, documental e também de levantamento a partir de entrevistas conduzidas com 13 participantes utilizando a abordagem qualitativa. Os resultados destacam os principais fatores que tornam um jogo extraordinário, focando em conceitos emocionais e na estrutura narrativa interativa, explorando o potencial do campo dos Game Studies para futuras aplicações em produtos digitais de design.The essence of video games has always resided in the need for interactivity, emerging in the early computer era. Over the years, the understanding of the market’s potential and games as electronic products increased, making room for a field of study exclusive to this area. In this context, the overall objective of this research is to understand the concepts of emotional gameplay and interactive narrative, identifying contemporary game design patterns through the case studies of The Last of Us (Naughty Dog, 2013-2024) and Detroit: Become Human (Quantic Dreams, 2018). The research is characterized as applied in nature, as it deals with the practical implementation of acquired knowledge through comprehension of narrative and gameplay, aiming for future application. The method is dialectical and the study is defined as exploratory, employing the technical procedure of bibliographical and documentary research, as well as surveys based on interviews conducted with 13 participants using a qualitative approach. The results highlight the main features that make a game extraordinary, focusing on emotional concepts and the interactive narrative structure, exploring the potential of the Game Studies field for future applications in digital design products.-1MIRANDA, Flávia Leonhardt. JOGABILIDADE EMOCIONAL E NARRATIVA INTERATIVA: A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS E IMERSIVAS NO STORYTELLING DOS JOGOS DIGITAIS. 2024. Artigo (Graduação) – Curso de Design - TCC I, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 jul. 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4447. http://hdl.handle.net/10737/4447Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAdesigndesign de jogosjogabilidade emocionalnarrativa interativagame designemotional gameplayinteractive narrativeJOGABILIDADE EMOCIONAL E NARRATIVA INTERATIVA: A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS E IMERSIVAS NO STORYTELLING DOS JOGOS DIGITAISinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://www.univates.br/bdu/bitstreams/36601468-434b-426b-8cf3-c97e272fe83b/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1082https://www.univates.br/bdu/bitstreams/130b0361-c4d4-48c5-98a2-65077021b4b3/download01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8MD53ORIGINALFLÁVIA LEONHARDT MIRANDA - modelo_artigo_design.pdfFLÁVIA LEONHARDT MIRANDA - modelo_artigo_design.pdfapplication/pdf13336350https://www.univates.br/bdu/bitstreams/27feaceb-4030-4a92-8a1b-edd54e4270c3/download4fdad72ac432c67d2d68e0378f3ba586MD54TEXTFLÁVIA LEONHARDT MIRANDA - modelo_artigo_design.pdf.txtFLÁVIA LEONHARDT MIRANDA - modelo_artigo_design.pdf.txtExtracted texttext/plain64980https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4bcb649f-825e-4a4a-b23b-ff4839b21aba/downloadeed2f26e3f56da87b364685b0634dde8MD55THUMBNAILFLÁVIA LEONHARDT MIRANDA - modelo_artigo_design.pdf.jpgFLÁVIA LEONHARDT MIRANDA - modelo_artigo_design.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4433https://www.univates.br/bdu/bitstreams/dbcf4ac1-7ddc-457c-a773-5e644ade1f28/download8e605e3679658acb471793e96f90903fMD5610737/44472024-07-24 03:04:55.306http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/openAccessoai:univates.br:10737/4447https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12024-07-24T03:04:55Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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