Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/774 |
Resumo: | O presente estudo objetiva mapear como as empresas do setor de alimentação e seus consumidores têm utilizado as redes sociais da internet como ferramenta de marketing digital e relacionamento cliente-empresa. A fundamentação teórica abordou temas como marketing de relacionamento e digital, gestão de relacionamento com o cliente - CRM, redes sociais na internet, estratégia e competitividade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa e descritiva. Primeiramente foi feito um levantamento entre as empresas do setor para determinar quais possuíam perfil no Facebook. A partir disso, aplicou-se três questionários: um para empresas com perfil na rede social, um para as que não utilizavam o Facebook e um terceiro entre alunos da Univates. Os questionários possuíam questões dicotômicas, de múltiplas respostas e abertas. Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas fazem um uso muito aquém daquele que a tendência do largo uso das redes sociais pode sugerir. O estudo demonstrou que entre os clientes dos restaurantes e pizzarias da cidade, o uso das redes sociais é amplo e os mesmos têm propensão à utilização delas para manter relacionamentos com empresas do setor. Apesar disso, as empresas fazem baixo uso das redes sociais e possuem tendência à utilização de conceitos tradicionais de marketing em detrimento do marketing digital e de relacionamento. |
id |
UVAT_d04826e290b1dd9d6492b9b805992174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/774 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Turatti, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/6751220489158439Fritsch, Jorge Alan2015-06-05T20:48:13Z2015-06-05T20:48:13Z2014-112014-11O presente estudo objetiva mapear como as empresas do setor de alimentação e seus consumidores têm utilizado as redes sociais da internet como ferramenta de marketing digital e relacionamento cliente-empresa. A fundamentação teórica abordou temas como marketing de relacionamento e digital, gestão de relacionamento com o cliente - CRM, redes sociais na internet, estratégia e competitividade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa e descritiva. Primeiramente foi feito um levantamento entre as empresas do setor para determinar quais possuíam perfil no Facebook. A partir disso, aplicou-se três questionários: um para empresas com perfil na rede social, um para as que não utilizavam o Facebook e um terceiro entre alunos da Univates. Os questionários possuíam questões dicotômicas, de múltiplas respostas e abertas. Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas fazem um uso muito aquém daquele que a tendência do largo uso das redes sociais pode sugerir. O estudo demonstrou que entre os clientes dos restaurantes e pizzarias da cidade, o uso das redes sociais é amplo e os mesmos têm propensão à utilização delas para manter relacionamentos com empresas do setor. Apesar disso, as empresas fazem baixo uso das redes sociais e possuem tendência à utilização de conceitos tradicionais de marketing em detrimento do marketing digital e de relacionamento.FRITSCH, Jorge Alan. Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS. 2014. Monografia (Graduação em Administração - LFE Análise de Sistemas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/774. http://hdl.handle.net/10737/774http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSARedes sociaisMarketing digitalRelacionamento com o clienteMapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2014JorgeAlanFritsch.pdf2014JorgeAlanFritsch.pdfapplication/pdf1759246https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1d6f74dd-b846-4d81-9c6d-5a16a690b305/download35a214d6037b76fe91daaad7226a494fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/31d72f77-8022-4084-b31f-a505c92c4b44/download486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fdMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream18556https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8e11483d-e1de-4d84-a7d9-86ef8d244f27/downloade4479422b05e46c565a4c48120df0b7cMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21686https://www.univates.br/bdu/bitstreams/977728f7-76c2-4365-acec-7b4b8f1af748/downloadf60c8e7b7ea9f3ba141b21b00747aeceMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4058https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b455a336-72a4-49a2-bc02-b00847e77a14/downloadc6928991934bd2789b0a4774777e99cdMD55TEXT2014JorgeAlanFritsch.pdf.txt2014JorgeAlanFritsch.pdf.txtExtracted texttext/plain102573https://www.univates.br/bdu/bitstreams/84d5207c-3476-4bf4-8d93-7b83a8883f7d/downloade7bf5c044a0047c9e024701242e30d27MD512THUMBNAIL2014JorgeAlanFritsch.pdf.jpg2014JorgeAlanFritsch.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2721https://www.univates.br/bdu/bitstreams/32afba2a-5700-435b-92e8-df8e0c0bf5d4/download0fe51171f95d0deb7f7f39192e8a7c91MD51310737/7742023-06-26 13:07:56.075http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/774https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T13:07:56Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS |
title |
Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS |
spellingShingle |
Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS Fritsch, Jorge Alan CSA Redes sociais Marketing digital Relacionamento com o cliente |
title_short |
Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS |
title_full |
Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS |
title_fullStr |
Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS |
title_full_unstemmed |
Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS |
title_sort |
Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS |
author |
Fritsch, Jorge Alan |
author_facet |
Fritsch, Jorge Alan |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Turatti, Marcos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6751220489158439 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritsch, Jorge Alan |
contributor_str_mv |
Turatti, Marcos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CSA |
topic |
CSA Redes sociais Marketing digital Relacionamento com o cliente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Marketing digital Relacionamento com o cliente |
description |
O presente estudo objetiva mapear como as empresas do setor de alimentação e seus consumidores têm utilizado as redes sociais da internet como ferramenta de marketing digital e relacionamento cliente-empresa. A fundamentação teórica abordou temas como marketing de relacionamento e digital, gestão de relacionamento com o cliente - CRM, redes sociais na internet, estratégia e competitividade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa e descritiva. Primeiramente foi feito um levantamento entre as empresas do setor para determinar quais possuíam perfil no Facebook. A partir disso, aplicou-se três questionários: um para empresas com perfil na rede social, um para as que não utilizavam o Facebook e um terceiro entre alunos da Univates. Os questionários possuíam questões dicotômicas, de múltiplas respostas e abertas. Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas fazem um uso muito aquém daquele que a tendência do largo uso das redes sociais pode sugerir. O estudo demonstrou que entre os clientes dos restaurantes e pizzarias da cidade, o uso das redes sociais é amplo e os mesmos têm propensão à utilização delas para manter relacionamentos com empresas do setor. Apesar disso, as empresas fazem baixo uso das redes sociais e possuem tendência à utilização de conceitos tradicionais de marketing em detrimento do marketing digital e de relacionamento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-05T20:48:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-05T20:48:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRITSCH, Jorge Alan. Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS. 2014. Monografia (Graduação em Administração - LFE Análise de Sistemas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/774. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/774 |
identifier_str_mv |
FRITSCH, Jorge Alan. Mapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS. 2014. Monografia (Graduação em Administração - LFE Análise de Sistemas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/774. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1d6f74dd-b846-4d81-9c6d-5a16a690b305/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/31d72f77-8022-4084-b31f-a505c92c4b44/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8e11483d-e1de-4d84-a7d9-86ef8d244f27/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/977728f7-76c2-4365-acec-7b4b8f1af748/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b455a336-72a4-49a2-bc02-b00847e77a14/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/84d5207c-3476-4bf4-8d93-7b83a8883f7d/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/32afba2a-5700-435b-92e8-df8e0c0bf5d4/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35a214d6037b76fe91daaad7226a494f 486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fd e4479422b05e46c565a4c48120df0b7c f60c8e7b7ea9f3ba141b21b00747aece c6928991934bd2789b0a4774777e99cd e7bf5c044a0047c9e024701242e30d27 0fe51171f95d0deb7f7f39192e8a7c91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801842357114503168 |