Educação ambiental e ecoturismo: um estudo a partir das vivências e sensibilização ambiental dos visitantes do Ecoparque Sperry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faé, Leâni Vívian
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/215
Resumo: O turismo é um fenômeno em expansão no Brasil. O ecoturismo difere das demais atividades turísticas porque busca desenvolver uma consciência ambiental sustentável, através da interação humana com o seu meio, promovendo a preservação de forma a impedir a destruição, conservando os locais visitados. A análise destes tipos de experiências é fundamental para a consolidação da interface entre os campos ambiental, do turismo e da educação. Neste sentido, o estudo de caso no Ecoparque Sperry, em Canela/RS, se justifica. De caráter qualitativo, a pesquisa buscou compreender se o programa de educação ambiental realizado no Ecoparque Sperry, aliado ao ecoturismo, interfere na sensibilização ambiental dos visitantes. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e questionários com os atores sociais envolvidos na administração do parque e com os visitantes que interagem com as diferentes atividades de educação ambiental do parque. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Cinco categorias de análise guiaram este estudo: a) concepção de turismo e ecoturismo; b) relação entre ecoturismo e educação ambiental; c) interação entre público e parque; d) o parque como elemento de sensibilização ambiental; e) impressões sobre os impactos durante a análise no parque. Concluiu-se que ações de educação ambiental, aliadas ao ecoturismo, estão adequadas ao contexto do Ecoparque Sperry, já que as atividades de interpretação do ambiente, especialmente as trilhas guiadas e autoguiadas, possibilitam a sensibilização ambiental de seus públicos e tem o potencial de transformar a relação dos visitantes com o ambiente natural. Os visitantes tendem a apresentar um pensamento reflexivo durante visita no parque, já que relataram novas descobertas através da experiência e informações obtidas, as quais despertaram a percepção da necessidade de se causar o mínimo impacto possível ao ambiente. Ou seja, as visitas em parques turísticos aliadas a ações de educação ambiental favorecem processos de responsabilização e cuidado com o ambiente. No entanto, as ações de educação ambiental em ecoturismo do Ecoparque Sperry podem ser aprimoradas, pois as análises apontaram que, apesar das vivências despertarem o sentimento de ser parte do ambiente entre os visitantes do parque, eles sentiram necessidade de obter instruções práticas sobre ações sustentáveis no cotidiano, o que não foi observado nas ações de educação ambiental realizadas no parque. Outro aspecto interessante da pesquisa no Ecoparque Sperry foi observar que estudantes de turismo e visitantes em geral estão sensibilizados para as questões ambientais, e que, dentre os visitantes, 6 aqueles que escolheram as trilhas autoguiadas, demonstraram maior entendimento sobre a relação entre ecoturismo e educação ambiental e uma atitude reflexiva sobre as questões ambientais, aparentando estar mais informados que os visitantes guiados. De modo geral, pode-se afirmar que a educação não-formal é relevante nas atividades de educação ambiental, pois podem proporcionar conhecimentos e processos de aprendizagem dinâmicos e flexíveis, por meio de experiências diferenciadas. Por fim, o estudo apontou que as práticas ecoturísticas são instrumentos que ajudam a redimensionar as relações entre sociedade humana e natureza. Quando desenvolvidas com atividades de educação ambiental em um parque de ecoturismo, são formas práticas e dinâmicas de proporcionar experiências significativas de interpretação e sensibilização ambiental.
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Os visitantes tendem a apresentar um pensamento reflexivo durante visita no parque, já que relataram novas descobertas através da experiência e informações obtidas, as quais despertaram a percepção da necessidade de se causar o mínimo impacto possível ao ambiente. Ou seja, as visitas em parques turísticos aliadas a ações de educação ambiental favorecem processos de responsabilização e cuidado com o ambiente. No entanto, as ações de educação ambiental em ecoturismo do Ecoparque Sperry podem ser aprimoradas, pois as análises apontaram que, apesar das vivências despertarem o sentimento de ser parte do ambiente entre os visitantes do parque, eles sentiram necessidade de obter instruções práticas sobre ações sustentáveis no cotidiano, o que não foi observado nas ações de educação ambiental realizadas no parque. Outro aspecto interessante da pesquisa no Ecoparque Sperry foi observar que estudantes de turismo e visitantes em geral estão sensibilizados para as questões ambientais, e que, dentre os visitantes, 6 aqueles que escolheram as trilhas autoguiadas, demonstraram maior entendimento sobre a relação entre ecoturismo e educação ambiental e uma atitude reflexiva sobre as questões ambientais, aparentando estar mais informados que os visitantes guiados. De modo geral, pode-se afirmar que a educação não-formal é relevante nas atividades de educação ambiental, pois podem proporcionar conhecimentos e processos de aprendizagem dinâmicos e flexíveis, por meio de experiências diferenciadas. Por fim, o estudo apontou que as práticas ecoturísticas são instrumentos que ajudam a redimensionar as relações entre sociedade humana e natureza. 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