Estabilização de solo residual de Dois Lajeados/RS com adição de cal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/1421 |
Resumo: | As estradas não pavimentadas, também conhecidas como estradas vicinais, são continuamente degradadas devido às intempéries e demandam frequentes manutenções, o que onera os cofres públicos de cidades interioranas. Uma alternativa para a diminuição dos gastos públicos com essas manutenções é a estabilização dos solos utilizados nas estradas através do uso da cal. Neste sentido, este trabalho objetiva a verificação da viabilidade da estabilização química com adição de cal nos solos de Dois Lajeados/RS. Visa-se, com isto, a melhoria das características mecânicas do solo, para que a técnica de estabilização solo-cal seja empregada nas camadas estruturais de estradas vicinais, diminuindo, assim, a frequência da necessidade de manutenção dessas vias e, gerando, consequentemente, uma economia para o poder público municipal. Para tal, realizaram-se ensaios de caracterização do solo oriundo de jazida no município de Dois Lajeados/RS, também se fez o teste do pH para determinar as porcentagens de cal necessárias para gerar ganho de resistência às misturas solo-cal. Por último, foram moldados corpos de prova com solo puro e com 9, 11, 13, 15 e 17% de cal hidratada em 4 pontos de moldagem distintos, variando sua compactação e seu teor de umidade, para ensaio de resistência à compressão simples. Com a moldagem em diferentes pesos específicos, constatou-se que quanto mais alto o peso específico aparente seco maior a resistência por ele desenvolvida. Consequentemente, quanto menor a porosidade das misturas solo-cal maior sua resistência. Analisando o teor volumétrico de cal, percebe-se que o aumento do teor de cal influencia diretamente na resistência à compressão simples das amostras, que cresce linearmente com a adição de cal. O teor de umidade provou ser um parâmetro importante em termos de ganho de resistência, observou-se que em teor de umidade 3% abaixo da umidade ótima o ganho de resistência foi quatro vezes menor que o ganho de resistência nos corpos de prova moldados na umidade ótima. Por outro lado, em teor de umidade 3% acima da umidade ótima a resistência desenvolvida foi aproximadamente a mesma à observada na umidade ótima. Com base nos resultados obtidos, a estabilização de solos com adição de cal mostrou-se eficaz para solos do município em todos os percentuais de cal testados. A decisão da porcentagem de cal a ser utilizada depende da resistência pretendida e da disponibilidade financeira do órgão que executará a estabilização. |
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Gauer, Emanuele Amandahttp://lattes.cnpq.br/2414991050003567Gauer, Emanuele AmandaSantos, Viviane Rocha dosCorte, Marina BellaverCover, Willian Jean Baggio2017-03-23T18:25:30Z2017-03-23T18:25:30Z2017-012016-12-09As estradas não pavimentadas, também conhecidas como estradas vicinais, são continuamente degradadas devido às intempéries e demandam frequentes manutenções, o que onera os cofres públicos de cidades interioranas. Uma alternativa para a diminuição dos gastos públicos com essas manutenções é a estabilização dos solos utilizados nas estradas através do uso da cal. Neste sentido, este trabalho objetiva a verificação da viabilidade da estabilização química com adição de cal nos solos de Dois Lajeados/RS. Visa-se, com isto, a melhoria das características mecânicas do solo, para que a técnica de estabilização solo-cal seja empregada nas camadas estruturais de estradas vicinais, diminuindo, assim, a frequência da necessidade de manutenção dessas vias e, gerando, consequentemente, uma economia para o poder público municipal. Para tal, realizaram-se ensaios de caracterização do solo oriundo de jazida no município de Dois Lajeados/RS, também se fez o teste do pH para determinar as porcentagens de cal necessárias para gerar ganho de resistência às misturas solo-cal. Por último, foram moldados corpos de prova com solo puro e com 9, 11, 13, 15 e 17% de cal hidratada em 4 pontos de moldagem distintos, variando sua compactação e seu teor de umidade, para ensaio de resistência à compressão simples. Com a moldagem em diferentes pesos específicos, constatou-se que quanto mais alto o peso específico aparente seco maior a resistência por ele desenvolvida. Consequentemente, quanto menor a porosidade das misturas solo-cal maior sua resistência. Analisando o teor volumétrico de cal, percebe-se que o aumento do teor de cal influencia diretamente na resistência à compressão simples das amostras, que cresce linearmente com a adição de cal. O teor de umidade provou ser um parâmetro importante em termos de ganho de resistência, observou-se que em teor de umidade 3% abaixo da umidade ótima o ganho de resistência foi quatro vezes menor que o ganho de resistência nos corpos de prova moldados na umidade ótima. Por outro lado, em teor de umidade 3% acima da umidade ótima a resistência desenvolvida foi aproximadamente a mesma à observada na umidade ótima. Com base nos resultados obtidos, a estabilização de solos com adição de cal mostrou-se eficaz para solos do município em todos os percentuais de cal testados. A decisão da porcentagem de cal a ser utilizada depende da resistência pretendida e da disponibilidade financeira do órgão que executará a estabilização.Unpaved roads, also known as dirt roads, are continually degraded due to bad weather conditions and require frequent maintenance, which burdens the municipal public coffers of small towns. An alternative to reducing public spending on such maintenance is the stabilization of soils used on roads using lime. In this sense, this study aims to verify the feasibility of chemical stabilization with addition of lime in the soils of Dois Lajeados / RS. The aim is to improve mechanical characteristics of the soil, so that the technique of soil-lime stabilization is used in the structural layers of dirt roads, thus reducing the frequency of maintenance of these roads and consequently creating savings for municipal public authorities. For this purpose, characterization tests of soil from the municipality of Dois Lajeados/RS were carried out. The pH test was also carried out to determine the percentages of lime needed to generate increase in in strength to the soil-lime mixtures. Finally, specimens with pure soil and 9, 11, 13, 15 and 17% of hydrated lime were molded at 4 different moisture contents and dry unit weights, varying their compaction and their moisture content, for unconfined compressive strength tests. By molding in different unit weights, it was verified that the higher the dry unit weight the greater the resistance developed. Consequently, the lower the porosity of the soil-lime mixtures the greater their strength. Analyzing the volumetric content of lime, it is noticed that the increase in lime content directly influences the unconfined compressive strength of the samples, which increases linearly with the addition of lime. Moisture content proved to be an important parameter in terms of gain in strength, it was observed that in moisture content 3% below the optimum moisture content the gain in strength was four times lower than the gain in the samples molded at the optimum moisture content. On the other hand, in moisture content 3% above the optimum moisture content the strength developed was approximately the same as the one observed in the optimum moisture content. Based on the results obtained, stabilization of soils with addition of lime proved to be effective for soils of the municipality in all percentages of lime tested. The decision on the percentage of lime to be used depends on the desired strength and the financial availability of the body that will carry out the stabilization.-1COVER, Willian Jean Baggio. Estabilização de solo residual de Dois Lajeados/RS com adição de cal. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1421. http://hdl.handle.net/10737/1421An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessENGSolo-calEstabilização de soloSilte arenosoEstabilização química com calEstabilização de solo residual de Dois Lajeados/RS com adição de calinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/db77c0f2-01e5-4b90-875c-fb072c4c8447/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/891cc674-e36b-449c-bb2f-42c6f68b76ba/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Solo-cal Estabilização de solo Silte arenoso Estabilização química com cal |
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As estradas não pavimentadas, também conhecidas como estradas vicinais, são continuamente degradadas devido às intempéries e demandam frequentes manutenções, o que onera os cofres públicos de cidades interioranas. Uma alternativa para a diminuição dos gastos públicos com essas manutenções é a estabilização dos solos utilizados nas estradas através do uso da cal. Neste sentido, este trabalho objetiva a verificação da viabilidade da estabilização química com adição de cal nos solos de Dois Lajeados/RS. Visa-se, com isto, a melhoria das características mecânicas do solo, para que a técnica de estabilização solo-cal seja empregada nas camadas estruturais de estradas vicinais, diminuindo, assim, a frequência da necessidade de manutenção dessas vias e, gerando, consequentemente, uma economia para o poder público municipal. Para tal, realizaram-se ensaios de caracterização do solo oriundo de jazida no município de Dois Lajeados/RS, também se fez o teste do pH para determinar as porcentagens de cal necessárias para gerar ganho de resistência às misturas solo-cal. Por último, foram moldados corpos de prova com solo puro e com 9, 11, 13, 15 e 17% de cal hidratada em 4 pontos de moldagem distintos, variando sua compactação e seu teor de umidade, para ensaio de resistência à compressão simples. Com a moldagem em diferentes pesos específicos, constatou-se que quanto mais alto o peso específico aparente seco maior a resistência por ele desenvolvida. Consequentemente, quanto menor a porosidade das misturas solo-cal maior sua resistência. Analisando o teor volumétrico de cal, percebe-se que o aumento do teor de cal influencia diretamente na resistência à compressão simples das amostras, que cresce linearmente com a adição de cal. O teor de umidade provou ser um parâmetro importante em termos de ganho de resistência, observou-se que em teor de umidade 3% abaixo da umidade ótima o ganho de resistência foi quatro vezes menor que o ganho de resistência nos corpos de prova moldados na umidade ótima. Por outro lado, em teor de umidade 3% acima da umidade ótima a resistência desenvolvida foi aproximadamente a mesma à observada na umidade ótima. Com base nos resultados obtidos, a estabilização de solos com adição de cal mostrou-se eficaz para solos do município em todos os percentuais de cal testados. A decisão da porcentagem de cal a ser utilizada depende da resistência pretendida e da disponibilidade financeira do órgão que executará a estabilização. |
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2016 |
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COVER, Willian Jean Baggio. Estabilização de solo residual de Dois Lajeados/RS com adição de cal. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1421. |
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