Efeito da educação breve sobre a postura, ergonomia e qualidade de vida de ordenhadores na região do Vale do Taquari/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiegenbaum, Taís Regina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3298
Resumo: O processo de produção de leite bovino vem em crescente aumento, sendo a agropecuária a 6a atividade com maior incidência de acidentes de trabalho que causam incapacidade permanente. A Escola Postural Breve (EPB) serve para fornecer orientações sobre a adequada adoção de posturas de forma a reduzir o desenvolvimento de dores musculoesqueléticas, sendo relevante, portanto, avaliar se este tipo de intervenção terapêutica possui influência sobre esses parâmetros. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo verificar os efeitos de uma EPB na qualidade de vida (QV), na percepção de dor, na ergonomia e em desvios posturais da coluna vertebral no plano sagital em ordenhadores no Vale do Taquari/RS. A pesquisa é caracterizada como experimental e teve como sujeitos ordenhadores que residiam no Vale do Taquari/RS. A avaliação foi constituída pelo preenchimento de um questionário demográfico e profissional contendo dados pessoais e profissionais, do questionário WHOQOL-bref para avaliar a QV, da avaliação postural das curvaturas da coluna vertebral por meio do cifolordômetro, e da avaliação da ergonomia pelo método Ovako Working Posture Analysis System (OWAS). Após a coleta de dados, os sujeitos foram alocados de forma randomizada em dois grupos: GE, que é o grupo da Educação Breve; e GC, que recebeu uma cartilha informativa com informações importantes sobre postura. Os incluídos no GE participaram de uma única intervenção, onde foram fornecidas informações sobre a adoção de adequadas posturas estáticas e durante o processo de ordenha. Todos os participantes foram avaliados no início do estudo e após 4 semanas da sessão de intervenção. A análise estatística foi realizada no software BioEstat (5.3), sendo primeiramente avaliada a normalidade dos dados pelo teste Shapiro-Wilk. A estatística descritiva foi utilizada para medidas de tendência central e de dispersão, e os testes t e Mann-Whitney para comparação intra e intergrupo. Não foram encontradas diferenças entre o GC e GE para as variáveis angulares de curvatura torácica e lombar, para ergonomia e para QV. Quando comparados os ordenhadores que realizavam a ordenha de forma manual com os que a realizavam de forma mecânica, foram encontradas diferenças significativas para o posicionamento das pernas (U = 1,9601; p=0,0250), peso carregado pelo trabalhador (U = 2,1653; p=0,0152) e pontuação final (U = 1,9145; p=0,0278). Dessa forma, conclui-se que não há diferença entre o GC e o GE após uma intervenção pela Escola Postural Breve.
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A pesquisa é caracterizada como experimental e teve como sujeitos ordenhadores que residiam no Vale do Taquari/RS. A avaliação foi constituída pelo preenchimento de um questionário demográfico e profissional contendo dados pessoais e profissionais, do questionário WHOQOL-bref para avaliar a QV, da avaliação postural das curvaturas da coluna vertebral por meio do cifolordômetro, e da avaliação da ergonomia pelo método Ovako Working Posture Analysis System (OWAS). Após a coleta de dados, os sujeitos foram alocados de forma randomizada em dois grupos: GE, que é o grupo da Educação Breve; e GC, que recebeu uma cartilha informativa com informações importantes sobre postura. Os incluídos no GE participaram de uma única intervenção, onde foram fornecidas informações sobre a adoção de adequadas posturas estáticas e durante o processo de ordenha. Todos os participantes foram avaliados no início do estudo e após 4 semanas da sessão de intervenção. A análise estatística foi realizada no software BioEstat (5.3), sendo primeiramente avaliada a normalidade dos dados pelo teste Shapiro-Wilk. A estatística descritiva foi utilizada para medidas de tendência central e de dispersão, e os testes t e Mann-Whitney para comparação intra e intergrupo. Não foram encontradas diferenças entre o GC e GE para as variáveis angulares de curvatura torácica e lombar, para ergonomia e para QV. Quando comparados os ordenhadores que realizavam a ordenha de forma manual com os que a realizavam de forma mecânica, foram encontradas diferenças significativas para o posicionamento das pernas (U = 1,9601; p=0,0250), peso carregado pelo trabalhador (U = 2,1653; p=0,0152) e pontuação final (U = 1,9145; p=0,0278). Dessa forma, conclui-se que não há diferença entre o GC e o GE após uma intervenção pela Escola Postural Breve.-1FIEGENBAUM, Taís Regina. Efeito da educação breve sobre a postura, ergonomia e qualidade de vida de ordenhadores na região do Vale do Taquari/RS. 2022. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 fev. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3298. http://hdl.handle.net/10737/3298http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCBPosturaFazendeirosSaúde do trabalhador ruralTerapia por exercícioEfeito da educação breve sobre a postura, ergonomia e qualidade de vida de ordenhadores na região do Vale do Taquari/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGAD;Ambiente e Desenvolvimentoporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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Saúde do trabalhador rural
Terapia por exercício
description O processo de produção de leite bovino vem em crescente aumento, sendo a agropecuária a 6a atividade com maior incidência de acidentes de trabalho que causam incapacidade permanente. A Escola Postural Breve (EPB) serve para fornecer orientações sobre a adequada adoção de posturas de forma a reduzir o desenvolvimento de dores musculoesqueléticas, sendo relevante, portanto, avaliar se este tipo de intervenção terapêutica possui influência sobre esses parâmetros. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo verificar os efeitos de uma EPB na qualidade de vida (QV), na percepção de dor, na ergonomia e em desvios posturais da coluna vertebral no plano sagital em ordenhadores no Vale do Taquari/RS. A pesquisa é caracterizada como experimental e teve como sujeitos ordenhadores que residiam no Vale do Taquari/RS. A avaliação foi constituída pelo preenchimento de um questionário demográfico e profissional contendo dados pessoais e profissionais, do questionário WHOQOL-bref para avaliar a QV, da avaliação postural das curvaturas da coluna vertebral por meio do cifolordômetro, e da avaliação da ergonomia pelo método Ovako Working Posture Analysis System (OWAS). Após a coleta de dados, os sujeitos foram alocados de forma randomizada em dois grupos: GE, que é o grupo da Educação Breve; e GC, que recebeu uma cartilha informativa com informações importantes sobre postura. Os incluídos no GE participaram de uma única intervenção, onde foram fornecidas informações sobre a adoção de adequadas posturas estáticas e durante o processo de ordenha. Todos os participantes foram avaliados no início do estudo e após 4 semanas da sessão de intervenção. A análise estatística foi realizada no software BioEstat (5.3), sendo primeiramente avaliada a normalidade dos dados pelo teste Shapiro-Wilk. A estatística descritiva foi utilizada para medidas de tendência central e de dispersão, e os testes t e Mann-Whitney para comparação intra e intergrupo. Não foram encontradas diferenças entre o GC e GE para as variáveis angulares de curvatura torácica e lombar, para ergonomia e para QV. Quando comparados os ordenhadores que realizavam a ordenha de forma manual com os que a realizavam de forma mecânica, foram encontradas diferenças significativas para o posicionamento das pernas (U = 1,9601; p=0,0250), peso carregado pelo trabalhador (U = 2,1653; p=0,0152) e pontuação final (U = 1,9145; p=0,0278). Dessa forma, conclui-se que não há diferença entre o GC e o GE após uma intervenção pela Escola Postural Breve.
publishDate 2022
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