Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rambo, Fabiele Inês
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/782
Resumo: Tendo em vista o mercado com consumidores cada vez mais exigentes e ávidos na busca por serviços de qualidade, é necessário que as organizações contábeis apoiem-se em estratégias de marketing para a gestão do seu negócio. Esta pesquisa teve por objetivo identificar as estratégias de marketing, principalmente no que tange ao relacionamento, nos aspectos voltados a prospecção, retenção e fidelização de clientes. Para isso, buscou-se suporte nos seguintes elementos teóricos: marketing, marketing de serviços, estratégias de marketing, estratégias de marketing de relacionamento quanto à prospecção, retenção e fidelização de clientes. No âmbito metodológico, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, por meio de entrevistas com escritórios contábeis da cidade de Lajeado - RS. Os resultados apontam que as empresas contábeis possuem práticas de marketing, no entanto não alinhadas a uma perspectiva estratégica. Quanto ao relacionamento, entendem a importância e estabelecem práticas para estreitar o vínculo com os clientes, cientes da importância da fidelização.
id UVAT_e447a857bd188094f4dffe81c5522d67
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/782
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Dalmoro, Marlonhttp://lattes.cnpq.br/6107603513805052Rambo, Fabiele Inês2015-06-25T18:45:50Z2015-06-25T18:45:50Z2014-102014-10Tendo em vista o mercado com consumidores cada vez mais exigentes e ávidos na busca por serviços de qualidade, é necessário que as organizações contábeis apoiem-se em estratégias de marketing para a gestão do seu negócio. Esta pesquisa teve por objetivo identificar as estratégias de marketing, principalmente no que tange ao relacionamento, nos aspectos voltados a prospecção, retenção e fidelização de clientes. Para isso, buscou-se suporte nos seguintes elementos teóricos: marketing, marketing de serviços, estratégias de marketing, estratégias de marketing de relacionamento quanto à prospecção, retenção e fidelização de clientes. No âmbito metodológico, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, por meio de entrevistas com escritórios contábeis da cidade de Lajeado - RS. Os resultados apontam que as empresas contábeis possuem práticas de marketing, no entanto não alinhadas a uma perspectiva estratégica. Quanto ao relacionamento, entendem a importância e estabelecem práticas para estreitar o vínculo com os clientes, cientes da importância da fidelização.RAMBO, Fabiele Inês. Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis. 2014. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, out. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/782. http://hdl.handle.net/10737/782http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAEstratégia de marketingMarketing de relacionamentoEscritórios contábeisServiçosEstratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2014FabieleInesRambo.pdf2014FabieleInesRambo.pdfapplication/pdf380502https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8628dcc0-fd6d-4416-b206-46ce6cb082cb/download57cf8c4147b8764400087c8347cac37aMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/56bf9d66-81f4-49a6-908e-b5ba77388f53/download486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fdMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f6afaffa-9fc3-46dc-b645-56cf13b47822/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0https://www.univates.br/bdu/bitstreams/985428ad-b0ee-427c-9348-028e5066b903/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4023https://www.univates.br/bdu/bitstreams/dfa97c8a-f9d2-4ef2-a8ae-42a8dec5bf52/download9049070e6c552d6654a1d2afa1d5c72aMD55TEXT2014FabieleInesRambo.pdf.txt2014FabieleInesRambo.pdf.txtExtracted texttext/plain103193https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1501e954-c9bc-4423-8582-214e2693f428/download2519e4f1bb008405592d566546175a9fMD512THUMBNAIL2014FabieleInesRambo.pdf.jpg2014FabieleInesRambo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2501https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5537934c-7b81-41d2-872f-be924a8ddea9/download6790174e7d547dbc8dfc5e4115c23ad2MD51310737/7822023-06-26 13:14:37.556http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/782https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T13:14:37Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis
title Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis
spellingShingle Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis
Rambo, Fabiele Inês
CSA
Estratégia de marketing
Marketing de relacionamento
Escritórios contábeis
Serviços
title_short Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis
title_full Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis
title_fullStr Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis
title_full_unstemmed Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis
title_sort Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis
author Rambo, Fabiele Inês
author_facet Rambo, Fabiele Inês
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalmoro, Marlon
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6107603513805052
dc.contributor.author.fl_str_mv Rambo, Fabiele Inês
contributor_str_mv Dalmoro, Marlon
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Estratégia de marketing
Marketing de relacionamento
Escritórios contábeis
Serviços
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de marketing
Marketing de relacionamento
Escritórios contábeis
Serviços
description Tendo em vista o mercado com consumidores cada vez mais exigentes e ávidos na busca por serviços de qualidade, é necessário que as organizações contábeis apoiem-se em estratégias de marketing para a gestão do seu negócio. Esta pesquisa teve por objetivo identificar as estratégias de marketing, principalmente no que tange ao relacionamento, nos aspectos voltados a prospecção, retenção e fidelização de clientes. Para isso, buscou-se suporte nos seguintes elementos teóricos: marketing, marketing de serviços, estratégias de marketing, estratégias de marketing de relacionamento quanto à prospecção, retenção e fidelização de clientes. No âmbito metodológico, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, por meio de entrevistas com escritórios contábeis da cidade de Lajeado - RS. Os resultados apontam que as empresas contábeis possuem práticas de marketing, no entanto não alinhadas a uma perspectiva estratégica. Quanto ao relacionamento, entendem a importância e estabelecem práticas para estreitar o vínculo com os clientes, cientes da importância da fidelização.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-25T18:45:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-25T18:45:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMBO, Fabiele Inês. Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis. 2014. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, out. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/782.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/782
identifier_str_mv RAMBO, Fabiele Inês. Estratégias de marketing de relacionamento em organizações contábeis. 2014. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, out. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/782.
url http://hdl.handle.net/10737/782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8628dcc0-fd6d-4416-b206-46ce6cb082cb/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/56bf9d66-81f4-49a6-908e-b5ba77388f53/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f6afaffa-9fc3-46dc-b645-56cf13b47822/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/985428ad-b0ee-427c-9348-028e5066b903/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/dfa97c8a-f9d2-4ef2-a8ae-42a8dec5bf52/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1501e954-c9bc-4423-8582-214e2693f428/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5537934c-7b81-41d2-872f-be924a8ddea9/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 57cf8c4147b8764400087c8347cac37a
486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fd
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9049070e6c552d6654a1d2afa1d5c72a
2519e4f1bb008405592d566546175a9f
6790174e7d547dbc8dfc5e4115c23ad2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842358535323648