COMPARAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA ENTRE PAVIMENTO FLEXÍVEL E PAVIMENTO RÍGIDO PARA A RODOVIA ERS-129 EM ROCA SALES/RS
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/4527 |
Resumo: | Dada a relevância do modal rodoviário no Brasil, que enfrenta desafios significativos de qualidade apesar de ser o principal meio de transporte do país, este trabalho realiza uma análise técnica e econômica dentre os pavimentos flexível e rígido, enfocando os custos de implantação e manutenção ao longo de um período de 20 anos de projeto, aplicados a um trecho específico da rodovia RS-129 em Roca Sales/RS, com extensão de 7,91 km. Este estudo justifica-se pela importância do modal rodoviário no Brasil, que é o maior meio de transporte do país e enfrenta desafios significativos de qualidade. Sobre o dimensionamento dos pavimentos, o pavimento flexível, dimensionado por Zatt (2023) no mesmo local deste estudo, possui uma sub-base de macadame seco de 22 cm, uma base graduada simples de 15 cm e um revestimento de concreto asfáltico de 10 cm. Já o pavimento rígido, dimensionado pela autora utilizando o método da Portland Cement Association (1984), consiste em uma sub-base de concreto rolado de 12,5 cm e um revestimento de concreto de 22 cm. A análise econômica considerou os custos iniciais e de manutenção ao decorrer do período de projeto, mostrando que, embora o pavimento flexível tenha custo inicial menor, seus custos de manutenção acumulados tornam-no menos viável economicamente. O pavimento rígido, apesar de inicialmente mais caro, apresenta menores custos de manutenção, tornando-se 45,6% mais econômico ao final do período de análise, reconhecido por sua durabilidade e menor necessidade de manutenção frequente. |
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Fransozi, Carolina Becker Pôrtohttp://lattes.cnpq.br/8194889145913451Mattos, João Rodrigo GuerreiroWeber, Rodrigo CarreiraArosi, Letícia2024-07-30T17:27:37Z2024-07-30T17:27:37Z2024-07-292024-07-24Dada a relevância do modal rodoviário no Brasil, que enfrenta desafios significativos de qualidade apesar de ser o principal meio de transporte do país, este trabalho realiza uma análise técnica e econômica dentre os pavimentos flexível e rígido, enfocando os custos de implantação e manutenção ao longo de um período de 20 anos de projeto, aplicados a um trecho específico da rodovia RS-129 em Roca Sales/RS, com extensão de 7,91 km. Este estudo justifica-se pela importância do modal rodoviário no Brasil, que é o maior meio de transporte do país e enfrenta desafios significativos de qualidade. Sobre o dimensionamento dos pavimentos, o pavimento flexível, dimensionado por Zatt (2023) no mesmo local deste estudo, possui uma sub-base de macadame seco de 22 cm, uma base graduada simples de 15 cm e um revestimento de concreto asfáltico de 10 cm. Já o pavimento rígido, dimensionado pela autora utilizando o método da Portland Cement Association (1984), consiste em uma sub-base de concreto rolado de 12,5 cm e um revestimento de concreto de 22 cm. A análise econômica considerou os custos iniciais e de manutenção ao decorrer do período de projeto, mostrando que, embora o pavimento flexível tenha custo inicial menor, seus custos de manutenção acumulados tornam-no menos viável economicamente. O pavimento rígido, apesar de inicialmente mais caro, apresenta menores custos de manutenção, tornando-se 45,6% mais econômico ao final do período de análise, reconhecido por sua durabilidade e menor necessidade de manutenção frequente.Given the importance of road transport in Brazil, which faces significant quality challenges despite being the country's main mode of transportation, this study carries out a technical and economic analysis of flexible and rigid pavements, focusing on implementation and maintenance costs over a 20-year project period, applied to a specific stretch of the RS-129 highway in Roca Sales/RS, with a length of 7.91 km. This study is justified by the importance of road transport in Brazil, which is the country's largest means of transportation and faces significant quality challenges. With regard to pavement design, the flexible pavement, designed by Zatt (2023) in the same location as this study, has a 22 cm dry macadam sub-base, a 15 cm simple graded base and a 10 cm asphalt concrete overlay. The rigid pavement, designed by the author using the Portland Cement Association method (1984), consists of a 12.5 cm rolled concrete sub-base and a 22 cm concrete overlay. The economic analysis considered the initial and maintenance costs over the course of the project period, showing that although the flexible pavement has a lower initial cost, its accumulated maintenance costs make it less economically viable. The rigid pavement, although initially more expensive, has lower maintenance costs, making it 45,6% more economical at the end of the analysis period, recognized for its durability and less need for frequent maintenance.-1AROSI, Letícia. COMPARAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA ENTRE PAVIMENTO FLEXÍVEL E PAVIMENTO RÍGIDO PARA A RODOVIA ERS-129 EM ROCA SALES/RS. 2024. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 jul. 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4527. http://hdl.handle.net/10737/4527Attribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessENGpavimento rígidopavimento flexívelpavimentaçãocustosrigid pavementflexible pavementpavingcostsCOMPARAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA ENTRE PAVIMENTO FLEXÍVEL E PAVIMENTO RÍGIDO PARA A RODOVIA ERS-129 EM ROCA SALES/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESTEXTTCC II - Engenharia Civil - Letícia Arosi.pdf.txtTCC II - Engenharia Civil - Letícia Arosi.pdf.txtExtracted texttext/plain103302https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b2a1d02f-5cea-49e7-ae45-e1ec3dfc28bf/download99960518429a5a144e2fa4c62c52d53eMD54THUMBNAILTCC II - Engenharia Civil - Letícia Arosi.pdf.jpgTCC II - Engenharia Civil - Letícia Arosi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3982https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a4829cc0-63dd-46a9-9a6d-82b269770131/download08b56969417d1125ba109e722c34b178MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1082https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4cbf2716-1dca-4589-858c-b5002306bb78/download01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8MD52ORIGINALTCC II - Engenharia Civil - Letícia Arosi.pdfTCC II - Engenharia Civil - Letícia Arosi.pdfapplication/pdf6961417https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2923197b-8ec8-4784-9965-a21cde37b8e3/download1d6afb6be649eb1dad293c1f53189926MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3279ff61-09c0-420a-b9d1-ceb63de59af1/download4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD5310737/45272024-07-31 03:06:01.587http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/openAccessoai:univates.br:10737/4527https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12024-07-31T03:06:01Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
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