A indissociação da eletricidade e do magnetismo por meio da integração entre atividades experimentais e computacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama Júnior, Rosivaldo Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2524
Resumo: Esta dissertação aborda a integração de atividades experimentais e computacionais como estratégia para a aprendizagem do tema eletromagnetismo. O questionamento que embasou este estudo foi: Como integrar atividades experimentais e computacionais considerando a indissociação entre a eletricidade e o magnetismo em uma turma do 4o semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UEAP? O estudo foi realizado na UEAP, no município de Macapá, tendo, como participantes, vinte acadêmicos do 4o semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Os objetivos específicos elencados para este estudo foram: identificar os conhecimentos prévios dos acadêmicos sobre os conceitos necessários para introduzir o tema eletromagnetismo; elaborar e desenvolver atividades experimentais integradas às computacionais, considerando os conhecimentos prévios dos acadêmicos; analisar se houve indícios de aprendizagem significativa na integração das atividades; analisar a aceitação desta prática pedagógica e avaliar se a forma como foi desenvolvida a integração possibilitou uma visão holística do eletromagnetismo. O estudo foi de natureza qualitativa. Para levantamento dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: um questionário de conhecimentos prévios; três guias POE, durante as atividades propostas; um questionário de receptividade; diário de campo; fotos; e filmagens. Os dados foram relatados descritiva e cronologicamente. Os resultados apontaram que: a) havia falta de alguns subsunçores relacionados aos conceitos do eletromagnetismo, visto que, em mais de 60 % das questões do questionário prévio, os acadêmicos não souberam identificar a qual grandeza física a voltagem estava relacionada, por exemplo; b) o material instrucional desenvolvido nesta intervenção foi potencialmente significativo, pois favoreceu a ampliação e o enriquecimento dos conhecimentos prévios de alguns acadêmicos, propiciando a identificação dos fenômenos eletromagnéticos no seu contexto diário, assim como a diferenciação progressiva dos três conteúdos temáticos abordados nas atividades; c) os acadêmicos gostaram de realizar as atividades experimentais e as computacionais, pois elas possibilitaram uma visão global do eletromagnetismo e promoveram a construção de conhecimento de forma significativa.
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spelling Neide, Italo Gabrielhttp://lattes.cnpq.br/2243834010086351Neide, Italo GabrielAraújo, Ives SolanoDullius, Maria MadalenaRehfeldt, Márcia Jussara Hepphttp://lattes.cnpq.br/0093977379147202Gama Júnior, Rosivaldo Carvalho2019-08-14T20:42:22Z2019-08-14T20:42:22Z2018-122018-12-06Esta dissertação aborda a integração de atividades experimentais e computacionais como estratégia para a aprendizagem do tema eletromagnetismo. O questionamento que embasou este estudo foi: Como integrar atividades experimentais e computacionais considerando a indissociação entre a eletricidade e o magnetismo em uma turma do 4o semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UEAP? O estudo foi realizado na UEAP, no município de Macapá, tendo, como participantes, vinte acadêmicos do 4o semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Os objetivos específicos elencados para este estudo foram: identificar os conhecimentos prévios dos acadêmicos sobre os conceitos necessários para introduzir o tema eletromagnetismo; elaborar e desenvolver atividades experimentais integradas às computacionais, considerando os conhecimentos prévios dos acadêmicos; analisar se houve indícios de aprendizagem significativa na integração das atividades; analisar a aceitação desta prática pedagógica e avaliar se a forma como foi desenvolvida a integração possibilitou uma visão holística do eletromagnetismo. O estudo foi de natureza qualitativa. Para levantamento dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: um questionário de conhecimentos prévios; três guias POE, durante as atividades propostas; um questionário de receptividade; diário de campo; fotos; e filmagens. Os dados foram relatados descritiva e cronologicamente. Os resultados apontaram que: a) havia falta de alguns subsunçores relacionados aos conceitos do eletromagnetismo, visto que, em mais de 60 % das questões do questionário prévio, os acadêmicos não souberam identificar a qual grandeza física a voltagem estava relacionada, por exemplo; b) o material instrucional desenvolvido nesta intervenção foi potencialmente significativo, pois favoreceu a ampliação e o enriquecimento dos conhecimentos prévios de alguns acadêmicos, propiciando a identificação dos fenômenos eletromagnéticos no seu contexto diário, assim como a diferenciação progressiva dos três conteúdos temáticos abordados nas atividades; c) os acadêmicos gostaram de realizar as atividades experimentais e as computacionais, pois elas possibilitaram uma visão global do eletromagnetismo e promoveram a construção de conhecimento de forma significativa.This dissertation addresses the integration of experimental and computational activities as a strategy for learning the electromagnetism theme. The question that underpinned this study was: How to integrate experimental and computational activities considering the indissociation between electricity and magnetism in a class of the 4th semester of the Licenciatura Course in Natural Sciences of UEAP? The study was carried out at the State University of Amapá, in the city of Macapá, having, as participants, twenty academics of the 4th semester of the Degree in Natural Sciences. The specific objectives listed for this study were: to identify the previous knowledge of the academic about the concepts necessary to introduce the subject electromagnetism; to elaborate and to develop experimental activities integrated to the computational ones, considering the previous knowledge of the academics; analyze if there was evidence of significant learning in the integration of activities; analyze the acceptance of this pedagogical practice and evaluate if the way in which the integration was developed allowed a holistic view of electromagnetism. The study was qualitative in nature. For data collection, the following instruments were used: a prior knowledge questionnaire; three POE guides, during the proposed activities; a questionnaire of receptivity; field journal; Photos; and filming. Data were reported descriptively and chronologically. The results showed that: a) there was a lack of subsumers related to the concepts of electromagnetism, since, in more than 60% of the questions in the previous questionnaire, the academics did not know how much physical voltage was related, for example; b) the instructional material developed in this intervention was potentially significant, since it favored the amplification and enrichment of the previous knowledge of some academics, favoring the identification of electromagnetic phenomena in their daily context, as well as the progressive differentiation of the three thematic contents addressed in the activities; c) the academics liked to carry out the experimental and computational activities, as they provided a global view of electromagnetism and promoted the construction of knowledge in a significant way.-1GAMA JÚNIOR, Rosivaldo Carvalho. A indissociação da eletricidade e do magnetismo por meio da integração entre atividades experimentais e computacionais. 2018. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2524. http://hdl.handle.net/10737/2524http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCETAtividades experimentaisAtividades computacionaisAprendizagem significativaEletromagnetismoExperimental activitiesComputer activitiesMeaningful learningElectromagnetismA indissociação da eletricidade e do magnetismo por meio da integração entre atividades experimentais e computacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGECE;Ensino de Ciências Exatasporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9d9cca40-8655-4c35-bf24-a10f3e450ea4/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; 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Meaningful learning
Electromagnetism
description Esta dissertação aborda a integração de atividades experimentais e computacionais como estratégia para a aprendizagem do tema eletromagnetismo. O questionamento que embasou este estudo foi: Como integrar atividades experimentais e computacionais considerando a indissociação entre a eletricidade e o magnetismo em uma turma do 4o semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UEAP? O estudo foi realizado na UEAP, no município de Macapá, tendo, como participantes, vinte acadêmicos do 4o semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Os objetivos específicos elencados para este estudo foram: identificar os conhecimentos prévios dos acadêmicos sobre os conceitos necessários para introduzir o tema eletromagnetismo; elaborar e desenvolver atividades experimentais integradas às computacionais, considerando os conhecimentos prévios dos acadêmicos; analisar se houve indícios de aprendizagem significativa na integração das atividades; analisar a aceitação desta prática pedagógica e avaliar se a forma como foi desenvolvida a integração possibilitou uma visão holística do eletromagnetismo. O estudo foi de natureza qualitativa. Para levantamento dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: um questionário de conhecimentos prévios; três guias POE, durante as atividades propostas; um questionário de receptividade; diário de campo; fotos; e filmagens. Os dados foram relatados descritiva e cronologicamente. Os resultados apontaram que: a) havia falta de alguns subsunçores relacionados aos conceitos do eletromagnetismo, visto que, em mais de 60 % das questões do questionário prévio, os acadêmicos não souberam identificar a qual grandeza física a voltagem estava relacionada, por exemplo; b) o material instrucional desenvolvido nesta intervenção foi potencialmente significativo, pois favoreceu a ampliação e o enriquecimento dos conhecimentos prévios de alguns acadêmicos, propiciando a identificação dos fenômenos eletromagnéticos no seu contexto diário, assim como a diferenciação progressiva dos três conteúdos temáticos abordados nas atividades; c) os acadêmicos gostaram de realizar as atividades experimentais e as computacionais, pois elas possibilitaram uma visão global do eletromagnetismo e promoveram a construção de conhecimento de forma significativa.
publishDate 2018
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