Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoppe, Tamiris Nervis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/407
Resumo: Este estudo objetivou investigar as percepções dos profissionais que trabalham com atendimento ao público, em uma Instituição de Ensino Superior (IES), sobre os agentes estressores ocupacionais. A pesquisa teve cunhos qualitativo, descritivo e exploratório e se configura como estudo de caso. Foi realizada com três coordenadores e doze funcionários do setor de atendimento ao público, organizada em três grupos focais compostos de dois e cinco funcionários e um grupo focal com os três coordenadores. A pesquisa foi submetida à Instituição de Ensino Superior e ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVATES – COEP/UNIVATES e, por esses, aprovada. Os dados obtidos na pesquisa estiveram sob Análise de Conteúdo de Bardin (1977), e, buscando responder ao problema norteador, analisou-se o sentido do trabalho, com objetivo de compreender seus significados, resultando em conceitos como: sentir-se útil, o trabalho dignifica o homem, estar constantemente aprendendo e independência econômica. Como fatores estressores, os trabalhadores percebem a sobrecarga de trabalho, a rotatividade de funcionários, os conflitos na equipe, as tecnologias como sobrecarga de informações, ruídos, clientes, descumprimento de normas, comunicação interna, cobrança por produção, falta de reconhecimento e isolamento social no turno da noite. Contudo, os resultados do estudo permitiram identificar as consequências desses fatores na qualidade de vida dos colaboradores, as quais foram evidenciadas como: dores físicas, ansiedade, angústia, esgotamento, alterações do sono e humor. Portanto, diante deste estudo de caso, pode-se concluir que algumas mudanças gerenciais na instituição poderiam amenizar os fatores estressores, tais como: reuniões no setor no qual oportunizassem os trabalhadores a discutir questões cotidianas de seus processos de trabalho, e assim sentirem-se envolvidos nas decisões do setor.
id UVAT_f307745621ff4d00805c1a38eab886e5
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/407
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Pereira, Ana Lúcia BenderHoppe, Tamiris Nervis2014-03-25T14:53:24Z2014-03-25T14:53:24Z2014-03-252014-03-25Este estudo objetivou investigar as percepções dos profissionais que trabalham com atendimento ao público, em uma Instituição de Ensino Superior (IES), sobre os agentes estressores ocupacionais. A pesquisa teve cunhos qualitativo, descritivo e exploratório e se configura como estudo de caso. Foi realizada com três coordenadores e doze funcionários do setor de atendimento ao público, organizada em três grupos focais compostos de dois e cinco funcionários e um grupo focal com os três coordenadores. A pesquisa foi submetida à Instituição de Ensino Superior e ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVATES – COEP/UNIVATES e, por esses, aprovada. Os dados obtidos na pesquisa estiveram sob Análise de Conteúdo de Bardin (1977), e, buscando responder ao problema norteador, analisou-se o sentido do trabalho, com objetivo de compreender seus significados, resultando em conceitos como: sentir-se útil, o trabalho dignifica o homem, estar constantemente aprendendo e independência econômica. Como fatores estressores, os trabalhadores percebem a sobrecarga de trabalho, a rotatividade de funcionários, os conflitos na equipe, as tecnologias como sobrecarga de informações, ruídos, clientes, descumprimento de normas, comunicação interna, cobrança por produção, falta de reconhecimento e isolamento social no turno da noite. Contudo, os resultados do estudo permitiram identificar as consequências desses fatores na qualidade de vida dos colaboradores, as quais foram evidenciadas como: dores físicas, ansiedade, angústia, esgotamento, alterações do sono e humor. Portanto, diante deste estudo de caso, pode-se concluir que algumas mudanças gerenciais na instituição poderiam amenizar os fatores estressores, tais como: reuniões no setor no qual oportunizassem os trabalhadores a discutir questões cotidianas de seus processos de trabalho, e assim sentirem-se envolvidos nas decisões do setor.http://hdl.handle.net/10737/407http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHTrabalhoEstresse ocupacionalQualidade de vidaEstresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALTamiris Hoppe.pdfTamiris Hoppe.pdfapplication/pdf514044https://www.univates.br/bdu/bitstreams/98a6fb69-7e2e-4204-84d5-a693e6033f21/download42f02a21e51c5496c166b880a4dbf20eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/59d8b2bd-e6c9-471a-859c-00d5b76b5da1/download486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fdMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream21000https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c29db3da-0d40-4de7-81d1-29bb7a783732/download770dfcb3c02ebfd3aea667b34471cfe9MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21686https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ca3e4146-8d49-4729-9668-5dfc6827e174/downloadf60c8e7b7ea9f3ba141b21b00747aeceMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain3584https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3a510a07-de1a-4263-95cf-725fa14eb465/download6bafcff590247bf23f496dd17bf8c077MD55TEXTTamiris Hoppe.pdf.txtTamiris Hoppe.pdf.txtExtracted texttext/plain102711https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ace4c1a0-c409-4b93-967e-709936572b2e/download93ec388b35284daedc2b81dab03a0f63MD512THUMBNAILTamiris Hoppe.pdf.jpgTamiris Hoppe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4378https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d9605784-71f4-4ed4-abfc-902bce6ad9db/download224074e2894370d9082b7c86333c59f3MD51310737/4072023-06-26 12:52:50.015http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/oai:univates.br:10737/407https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T12:52:50Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior
title Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior
spellingShingle Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior
Hoppe, Tamiris Nervis
CH
Trabalho
Estresse ocupacional
Qualidade de vida
title_short Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior
title_full Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior
title_fullStr Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior
title_full_unstemmed Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior
title_sort Estresse ocupacional: percepções de colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior
author Hoppe, Tamiris Nervis
author_facet Hoppe, Tamiris Nervis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Ana Lúcia Bender
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoppe, Tamiris Nervis
contributor_str_mv Pereira, Ana Lúcia Bender
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CH
topic CH
Trabalho
Estresse ocupacional
Qualidade de vida
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Estresse ocupacional
Qualidade de vida
description Este estudo objetivou investigar as percepções dos profissionais que trabalham com atendimento ao público, em uma Instituição de Ensino Superior (IES), sobre os agentes estressores ocupacionais. A pesquisa teve cunhos qualitativo, descritivo e exploratório e se configura como estudo de caso. Foi realizada com três coordenadores e doze funcionários do setor de atendimento ao público, organizada em três grupos focais compostos de dois e cinco funcionários e um grupo focal com os três coordenadores. A pesquisa foi submetida à Instituição de Ensino Superior e ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVATES – COEP/UNIVATES e, por esses, aprovada. Os dados obtidos na pesquisa estiveram sob Análise de Conteúdo de Bardin (1977), e, buscando responder ao problema norteador, analisou-se o sentido do trabalho, com objetivo de compreender seus significados, resultando em conceitos como: sentir-se útil, o trabalho dignifica o homem, estar constantemente aprendendo e independência econômica. Como fatores estressores, os trabalhadores percebem a sobrecarga de trabalho, a rotatividade de funcionários, os conflitos na equipe, as tecnologias como sobrecarga de informações, ruídos, clientes, descumprimento de normas, comunicação interna, cobrança por produção, falta de reconhecimento e isolamento social no turno da noite. Contudo, os resultados do estudo permitiram identificar as consequências desses fatores na qualidade de vida dos colaboradores, as quais foram evidenciadas como: dores físicas, ansiedade, angústia, esgotamento, alterações do sono e humor. Portanto, diante deste estudo de caso, pode-se concluir que algumas mudanças gerenciais na instituição poderiam amenizar os fatores estressores, tais como: reuniões no setor no qual oportunizassem os trabalhadores a discutir questões cotidianas de seus processos de trabalho, e assim sentirem-se envolvidos nas decisões do setor.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-25T14:53:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-25T14:53:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/407
url http://hdl.handle.net/10737/407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/98a6fb69-7e2e-4204-84d5-a693e6033f21/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/59d8b2bd-e6c9-471a-859c-00d5b76b5da1/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c29db3da-0d40-4de7-81d1-29bb7a783732/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ca3e4146-8d49-4729-9668-5dfc6827e174/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3a510a07-de1a-4263-95cf-725fa14eb465/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ace4c1a0-c409-4b93-967e-709936572b2e/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d9605784-71f4-4ed4-abfc-902bce6ad9db/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 42f02a21e51c5496c166b880a4dbf20e
486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fd
770dfcb3c02ebfd3aea667b34471cfe9
f60c8e7b7ea9f3ba141b21b00747aece
6bafcff590247bf23f496dd17bf8c077
93ec388b35284daedc2b81dab03a0f63
224074e2894370d9082b7c86333c59f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823675977850421248