Construtivismo Russo: a arte e o design gráfico dos cartazes soviéticos
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/693 |
Resumo: | O Design como disciplina, mais do que um meio de expressão da forma, deve ser interpretado como uma ciência moderna comprometida com a inovação e aprimoramento das ferramentas e meios de comunicação visual. O desenvolvimento social, cultural e tecnológico, sobretudo nos meios de produção e comunicação contribuíram para evolução, consolidação e importância do Design. Este desenvolvimento se deu em parte graças a Revolução Russa. Tal revolução permitiu o surgimento de novas vanguardas artísticas que, ao desenvolverem suas obras e peças de comunicação visual, contribuíram para a aproximação da Arte com o Design Gráfico. Ao tornar a arte acessível e “legível” para as grandes massas, as peças gráficas tornaram-se ferramenta de comunicação de mensagens e ideais. Dentro deste escopo, ao pesquisarmos sobre o movimento Construtivista Russo é possível identificar o legado, contribuições e referências gráficas deixadas pelo movimento. Data a importância deste movimento, a pesquisa desenvolvida comprometeu-se em estudar os motivos que levaram os cartazes construtivistas a se tornarem ferramentas de comunicação de massa efetiva, que influenciaram todo o modo como se planeja e pensa a produção gráfica atual. Utilizando o método de análise hermenêutica de Thompson, juntamente do levantamento de dados históricos e análise da produção artística do período, adquiriu-se o conhecimento necessário para identificar e analisar peças gráficas contemporâneas cjua inspiração visual tenha raízes construtivistas. Por fim, como conclusão, se propos o estudo e aplicação de peças gráficas contemporâneas associadas a uma estética construtivista. |
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Dentro deste escopo, ao pesquisarmos sobre o movimento Construtivista Russo é possível identificar o legado, contribuições e referências gráficas deixadas pelo movimento. Data a importância deste movimento, a pesquisa desenvolvida comprometeu-se em estudar os motivos que levaram os cartazes construtivistas a se tornarem ferramentas de comunicação de massa efetiva, que influenciaram todo o modo como se planeja e pensa a produção gráfica atual. Utilizando o método de análise hermenêutica de Thompson, juntamente do levantamento de dados históricos e análise da produção artística do período, adquiriu-se o conhecimento necessário para identificar e analisar peças gráficas contemporâneas cjua inspiração visual tenha raízes construtivistas. Por fim, como conclusão, se propos o estudo e aplicação de peças gráficas contemporâneas associadas a uma estética construtivista.More than a simple way of expression, Design should be seen as a modern cience involved with reserch and improvement of visual comunication. Social, cultural and technological evolution contributed for development and importance of Design. Russian Revolution is related to this improvement as it made possible the emergence of new artistic movements whose artistic works contributed for the approach of Art with Graphic Design. Making art more accessible and readable to masses, graphic works became an important comunication tool. Through the historical research of Russian Constructivism we learn about Graphic Design evolution and all the legacy and influence provided by constructivism art creations. The general objetive of this research is to clear up and get to know the main characteristics that made construtivism posters an effective mass comunication tool, influencing how graphics works are planned and done nowadays. For this paper we are going to use the Thompson hermeneutic analyze with the objetive to acquire knowledge enought to identify and critic analyze constructivist posters, and then propose a graphic re creation of those poster applied to current days.SANTOS, Leonardo Schwertner dos. Construtivismo Russo: a arte e o design gráfico dos cartazes soviéticos. 2014. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/693. http://hdl.handle.net/10737/693http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSADesignArteConstrutivismo RussoCartazesConstrutivismo Russo: a arte e o design gráfico dos cartazes soviéticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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O Design como disciplina, mais do que um meio de expressão da forma, deve ser interpretado como uma ciência moderna comprometida com a inovação e aprimoramento das ferramentas e meios de comunicação visual. O desenvolvimento social, cultural e tecnológico, sobretudo nos meios de produção e comunicação contribuíram para evolução, consolidação e importância do Design. Este desenvolvimento se deu em parte graças a Revolução Russa. Tal revolução permitiu o surgimento de novas vanguardas artísticas que, ao desenvolverem suas obras e peças de comunicação visual, contribuíram para a aproximação da Arte com o Design Gráfico. Ao tornar a arte acessível e “legível” para as grandes massas, as peças gráficas tornaram-se ferramenta de comunicação de mensagens e ideais. Dentro deste escopo, ao pesquisarmos sobre o movimento Construtivista Russo é possível identificar o legado, contribuições e referências gráficas deixadas pelo movimento. Data a importância deste movimento, a pesquisa desenvolvida comprometeu-se em estudar os motivos que levaram os cartazes construtivistas a se tornarem ferramentas de comunicação de massa efetiva, que influenciaram todo o modo como se planeja e pensa a produção gráfica atual. Utilizando o método de análise hermenêutica de Thompson, juntamente do levantamento de dados históricos e análise da produção artística do período, adquiriu-se o conhecimento necessário para identificar e analisar peças gráficas contemporâneas cjua inspiração visual tenha raízes construtivistas. Por fim, como conclusão, se propos o estudo e aplicação de peças gráficas contemporâneas associadas a uma estética construtivista. |
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