CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi analisar as concepções e percepções dos estudantes de medicina, sobre cuidar de si integralmente. Trata-se de um estudo qualitativo, não experimental, transversal, exploratório, descritivo e de campo. O cenário da pesquisa foi uma faculdade de medicina do interior do estado de São Paulo que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização como estratégia para o ensino com participação ativa do estudante. Os dados coletados através de vinte e cinco entrevistas semiestruturadas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontam que os estudantes percebem que necessitam estar mais atentos aos aspectos como: escassez de sono, excesso de estudo, automedicação e alimentação inadequada. Compreendem o cuidado integral como inerente a formação, porém as concepções e a percepção de suas práticas nem sempre estão em harmonia. Considera-se que a melhoria dos serviços sob a óptica da integralidade passa necessariamente pelo cuidado integral do estudante de medicina ao longo da sua formação. |
id |
UVRV-2_004513bbce021b85e7555671ad972677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/3725 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725Ensino em Saúde; Interdisciplinar;Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicinaformação médica; cuidado integralO objetivo desse estudo foi analisar as concepções e percepções dos estudantes de medicina, sobre cuidar de si integralmente. Trata-se de um estudo qualitativo, não experimental, transversal, exploratório, descritivo e de campo. O cenário da pesquisa foi uma faculdade de medicina do interior do estado de São Paulo que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização como estratégia para o ensino com participação ativa do estudante. Os dados coletados através de vinte e cinco entrevistas semiestruturadas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontam que os estudantes percebem que necessitam estar mais atentos aos aspectos como: escassez de sono, excesso de estudo, automedicação e alimentação inadequada. Compreendem o cuidado integral como inerente a formação, porém as concepções e a percepção de suas práticas nem sempre estão em harmonia. Considera-se que a melhoria dos serviços sob a óptica da integralidade passa necessariamente pelo cuidado integral do estudante de medicina ao longo da sua formação.ABECNão houveCIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - UnimarMORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - FamemaHIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/372510.5892/ruvrd.v15i2.3725Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 711-7202236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725/pdf_732http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3725/335http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3725/33610.5892/ruvrd.v15i2.3725.g330710.5892/ruvrd.v15i2.3725.s33510.5892/ruvrd.v15i2.3725.s336Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:44Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/3725Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:36.607709Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
title |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
spellingShingle |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725 CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar Ensino em Saúde; Interdisciplinar; Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicina formação médica; cuidado integral |
title_short |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
title_full |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
title_fullStr |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
title_full_unstemmed |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
title_sort |
CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
author |
CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar |
author_facet |
CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar MORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - Famema HIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema |
author_role |
author |
author2 |
MORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - Famema HIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não houve |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar MORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - Famema HIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em Saúde; Interdisciplinar; Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicina formação médica; cuidado integral |
topic |
Ensino em Saúde; Interdisciplinar; Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicina formação médica; cuidado integral |
description |
O objetivo desse estudo foi analisar as concepções e percepções dos estudantes de medicina, sobre cuidar de si integralmente. Trata-se de um estudo qualitativo, não experimental, transversal, exploratório, descritivo e de campo. O cenário da pesquisa foi uma faculdade de medicina do interior do estado de São Paulo que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização como estratégia para o ensino com participação ativa do estudante. Os dados coletados através de vinte e cinco entrevistas semiestruturadas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontam que os estudantes percebem que necessitam estar mais atentos aos aspectos como: escassez de sono, excesso de estudo, automedicação e alimentação inadequada. Compreendem o cuidado integral como inerente a formação, porém as concepções e a percepção de suas práticas nem sempre estão em harmonia. Considera-se que a melhoria dos serviços sob a óptica da integralidade passa necessariamente pelo cuidado integral do estudante de medicina ao longo da sua formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725 10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v15i2.3725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725/pdf_732 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3725/335 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3725/336 10.5892/ruvrd.v15i2.3725.g3307 10.5892/ruvrd.v15i2.3725.s335 10.5892/ruvrd.v15i2.3725.s336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 711-720 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v15i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051202314174464 |