CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - Famema, HIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar as concepções e percepções dos estudantes de medicina, sobre cuidar de si integralmente. Trata-se de um estudo qualitativo, não experimental, transversal, exploratório, descritivo e de campo. O cenário da pesquisa foi uma faculdade de medicina do interior do estado de São Paulo que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização como estratégia para o ensino com participação ativa do estudante. Os dados coletados através de vinte e cinco entrevistas semiestruturadas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontam que os estudantes percebem que necessitam estar mais atentos aos aspectos como: escassez de sono, excesso de estudo, automedicação e alimentação inadequada. Compreendem o cuidado integral como inerente a formação, porém as concepções e a percepção de suas práticas nem sempre estão em harmonia. Considera-se que a melhoria dos serviços sob a óptica da integralidade passa necessariamente pelo cuidado integral do estudante de medicina ao longo da sua formação.
id UVRV-2_004513bbce021b85e7555671ad972677
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/3725
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725Ensino em Saúde; Interdisciplinar;Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicinaformação médica; cuidado integralO objetivo desse estudo foi analisar as concepções e percepções dos estudantes de medicina, sobre cuidar de si integralmente. Trata-se de um estudo qualitativo, não experimental, transversal, exploratório, descritivo e de campo. O cenário da pesquisa foi uma faculdade de medicina do interior do estado de São Paulo que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização como estratégia para o ensino com participação ativa do estudante. Os dados coletados através de vinte e cinco entrevistas semiestruturadas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontam que os estudantes percebem que necessitam estar mais atentos aos aspectos como: escassez de sono, excesso de estudo, automedicação e alimentação inadequada. Compreendem o cuidado integral como inerente a formação, porém as concepções e a percepção de suas práticas nem sempre estão em harmonia. Considera-se que a melhoria dos serviços sob a óptica da integralidade passa necessariamente pelo cuidado integral do estudante de medicina ao longo da sua formação.ABECNão houveCIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - UnimarMORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - FamemaHIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/372510.5892/ruvrd.v15i2.3725Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 711-7202236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725/pdf_732http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3725/335http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3725/33610.5892/ruvrd.v15i2.3725.g330710.5892/ruvrd.v15i2.3725.s33510.5892/ruvrd.v15i2.3725.s336Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:44Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/3725Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:36.607709Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
title CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
spellingShingle CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar
Ensino em Saúde; Interdisciplinar;
Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicina
formação médica; cuidado integral
title_short CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
title_full CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
title_fullStr CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
title_full_unstemmed CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
title_sort CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafiosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725
author CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar
author_facet CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar
MORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - Famema
HIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema
author_role author
author2 MORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - Famema
HIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não houve
dc.contributor.author.fl_str_mv CIRINO, Adriana Aparecida de Oliveira Godoi; Universidade de Marília - Unimar
MORAES, Magali Aparecida Alves de; Faculdade de Medicina de Marília - Famema
HIGA, Elza de Fátima Ribeiro; Faculdade de Medicina de Marília - Famema
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Saúde; Interdisciplinar;
Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicina
formação médica; cuidado integral
topic Ensino em Saúde; Interdisciplinar;
Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicina
formação médica; cuidado integral
description O objetivo desse estudo foi analisar as concepções e percepções dos estudantes de medicina, sobre cuidar de si integralmente. Trata-se de um estudo qualitativo, não experimental, transversal, exploratório, descritivo e de campo. O cenário da pesquisa foi uma faculdade de medicina do interior do estado de São Paulo que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização como estratégia para o ensino com participação ativa do estudante. Os dados coletados através de vinte e cinco entrevistas semiestruturadas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontam que os estudantes percebem que necessitam estar mais atentos aos aspectos como: escassez de sono, excesso de estudo, automedicação e alimentação inadequada. Compreendem o cuidado integral como inerente a formação, porém as concepções e a percepção de suas práticas nem sempre estão em harmonia. Considera-se que a melhoria dos serviços sob a óptica da integralidade passa necessariamente pelo cuidado integral do estudante de medicina ao longo da sua formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725
10.5892/ruvrd.v15i2.3725
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v15i2.3725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3725/pdf_732
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3725/335
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3725/336
10.5892/ruvrd.v15i2.3725.g3307
10.5892/ruvrd.v15i2.3725.s335
10.5892/ruvrd.v15i2.3725.s336
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 711-720
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v15i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051202314174464