O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROMANO, Túlio Marcos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: CHRISTINO, Juliana Maria Magalhães
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2964
Resumo: A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade.
id UVRV-2_07e03424bfa88858d5c422f56c41cfeb
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2964
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964Emoções. Compartilhamento. Marketing Viral. Publicidade. YouTube.A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade.ABECROMANO, Túlio MarcosCHRISTINO, Juliana Maria Magalhães2016-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/296410.5892/ruvrd.v14i1.2964Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 773-7952236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2964/pdf_47610.5892/ruvrd.v14i1.2964.g2421Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
title O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
spellingShingle O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
ROMANO, Túlio Marcos
Emoções. Compartilhamento. Marketing Viral. Publicidade. YouTube.
title_short O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
title_full O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
title_fullStr O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
title_full_unstemmed O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
title_sort O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
author ROMANO, Túlio Marcos
author_facet ROMANO, Túlio Marcos
CHRISTINO, Juliana Maria Magalhães
author_role author
author2 CHRISTINO, Juliana Maria Magalhães
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ROMANO, Túlio Marcos
CHRISTINO, Juliana Maria Magalhães
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Emoções. Compartilhamento. Marketing Viral. Publicidade. YouTube.
topic Emoções. Compartilhamento. Marketing Viral. Publicidade. YouTube.
description A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2964
10.5892/ruvrd.v14i1.2964
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2964
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2964/pdf_476
10.5892/ruvrd.v14i1.2964.g2421
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 773-795
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454439670972416