AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA A PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NO MUNICÍPIO DE MARTINS-RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1790

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIA, Anna Karla Fausto; Faculdade do Norte do Paraná
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: MAGALHÃES, Lívia Dourado; Universidade Federal de Campina Grande, JANUÁRIO, Ionara de Souza; Universidade Federal de Campina Grande, de SOUSA, Edivania Fernandes; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1790
Resumo: OBJETIVO: descrever a experiência vivenciada pela Equipe de Enfermagem em um grupo de gestantes e puérperas, atendidas na Estratégia Saúde da Família de um bairro do município de Martins-RN. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde da Família do município de Martins-RN, com um grupo de gestantes e puérperas quinzenalmente, entre os meses de Janeiro a Julho do ano de 2014. RESULTADOS E DISCUSSÃO:A enfermagem tem papel fundamental no que tange ao aleitamento materno, na prática de educação e saúde durante o pré-natal pode incentivar a amamentação precoce e exclusiva. As ações educativas realizadas no munícipio ocorrem através de rodas de conversas, sanando dúvidas e quebrado tabus, explanação acerca da importância da amamentação para o binômio mãe-filho, prática de yoga e demonstração da pega correta da amamentação. CONCLUSÃO: a prática de atividades educativas em saúde torna-se um instrumento eficaz de transformação da gestante e, por conseguinte da puérpera, a qual se deve educar considerando sempre a singularidade de cada uma, respeitando suas crenças e saberes popular. 
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