AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E USO DE MEDICAMENTOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS, BRASIL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6274 |
Resumo: | Avaliou-se os níveis de ansiedade e o uso de medicamentos para tratar ansiedade entre acadêmicos do curso de medicina de uma universidade do sul de Minas Gerais, relacionando estas variáveis com dados sociodemográficos, prescrição e acompanhamento médico e melhoria dos sintomas. Este é um estudo transversal, no qual a amostra foi analisada por meio de um questionário semiestruturado. Entre 264 acadêmicos, 21% (n = 56) fazem uso de medicamentos para tratar ansiedade. Entre estes usuários, a maioria foi do sexo feminino, quase metade apresentavam de 21 a 25 anos, a maioria solteiros, residindo sozinhos, e com alta renda familiar. Esses acadêmicos optaram pelo curso de medicina principalmente, por realização profissional e pessoal, e o principal medicamento utilizado foi a fluoxetina. Ainda, 39% dos entrevistados se automedicam, apesar de 64,3% estarem sob acompanhamento médico, mais da metade apresentam efeitos colaterais e 87,5% apresentaram melhorias dos sintomas de ansiedade após o início do uso. O uso de medicamentos entre os estudantes de medicina é cada vez maior e em sua maioria o acompanhamento médico influencia diretamente na melhoria dos sintomas. Além disso, existem fatores considerados de risco que podem levar a ansiedade e/ou a automedicação e uso indiscriminado de medicamentos, assim as medidas preventivas em saúde devem levar em conta estes fatores para guiar ações mais efetivas. |
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AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E USO DE MEDICAMENTOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS, BRASILansiedade, medicamento, acadêmicos, medicinaAvaliou-se os níveis de ansiedade e o uso de medicamentos para tratar ansiedade entre acadêmicos do curso de medicina de uma universidade do sul de Minas Gerais, relacionando estas variáveis com dados sociodemográficos, prescrição e acompanhamento médico e melhoria dos sintomas. Este é um estudo transversal, no qual a amostra foi analisada por meio de um questionário semiestruturado. Entre 264 acadêmicos, 21% (n = 56) fazem uso de medicamentos para tratar ansiedade. Entre estes usuários, a maioria foi do sexo feminino, quase metade apresentavam de 21 a 25 anos, a maioria solteiros, residindo sozinhos, e com alta renda familiar. Esses acadêmicos optaram pelo curso de medicina principalmente, por realização profissional e pessoal, e o principal medicamento utilizado foi a fluoxetina. Ainda, 39% dos entrevistados se automedicam, apesar de 64,3% estarem sob acompanhamento médico, mais da metade apresentam efeitos colaterais e 87,5% apresentaram melhorias dos sintomas de ansiedade após o início do uso. O uso de medicamentos entre os estudantes de medicina é cada vez maior e em sua maioria o acompanhamento médico influencia diretamente na melhoria dos sintomas. Além disso, existem fatores considerados de risco que podem levar a ansiedade e/ou a automedicação e uso indiscriminado de medicamentos, assim as medidas preventivas em saúde devem levar em conta estes fatores para guiar ações mais efetivas. ABECFerraresso, Carolina Kobbaz; Faculdade de Medicina, UNIFENAS/AlfenasNeves, Francine; Faculdade de Medicina, UNIFENAS/AlfenasCampos, Lara Elisa De Freitas; Faculdade de Medicina, UNIFENAS/AlfenasVieira, Luísa Diniz Marra; Faculdade de Medicina, UNIFENAS/AlfenasPereira, Maria Paula Mendes; Faculdade de Medicina, UNIFENAS/AlfenasCerdeira, Cláudio Daniel; Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Prédio E, Sala 207 C, 37130-000, Alfenas, MG, Brasil; Tel.: +55-35-3292-1262; E-mail: daniel.cerdeira.84@gmail.comSantos Barros, Gérsika Bitencourt; Faculdade de Medicina, UNIFENAS/Alfenas2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/627410.5892/ruvrd.v20i2.6274Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 20, n. 2 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v20i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6274/pdf_1086http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6274/50310.5892/ruvrd.v20i2.6274.g1095218510.5892/ruvrd.v20i2.6274.s503Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-30T20:45:10Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6274Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:26.315773Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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