ANEMIA FERROPRIVA EM PRÉ-ESCOLARES: INICIATIVAS PARA REVERSÃO DO PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Anna Beatriz Silva; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Gabriela Lovo de; Universidade Presbiteriana Mackenzie, Foresto, Miriã da Silva; Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ribeiro, Paula Teixeira Grigaitis; Universidade Presbiteriana Mackenzie, Chaud, Daniela Maria Alves; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5694
Resumo: A anemia ferropriva decorre de uma deficiência prolongada de ferro biodisponivel. Alguns grupos são mais propensos a desenvolver anemia ferropriva, como as crianças pré-escolares. A anemia ferropriva está relacionada a maior mortalidade infantil, sendo considerada como um importante problema de saúde pública. O objetivo do estudo foi analisar algumas iniciativas e políticas públicas relacionadas a anemia ferropriva em pré-escolares. Foi realizada uma revisão bibliográfica com intervalo de dez anos nas bases de dados Scielo, Medline, Pubmed, Lilacs e BVS com as palavras-chave pré-escolares, saúde pública, políticas públicas e anemia ferropriva. A anemia ferropriva tem alta prevalência em crianças e bebês e isso está relacionado ao desmame precoce e alimentação pouco variada. Os gastos com o tratamento dessa doença são elevados e foram encontradas políticas públicas relacionadas a suplementação, fortificação de alimentos e variação da alimentação. Outros fatores foram encontrados, com novas perspectivas relacionadas à educação nutricional. É necessária uma revisão da forma prática das políticas públicas, visando melhorar a epidemiologia da doença, visto que apesar de terem sido desenvolvidos diversos programas, ainda são altos os índices de crianças anêmicas.
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