A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA E O UNIMÚSICA: uma leitura interdisciplinarDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2820
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2820 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é o de propor uma análise do Projeto Unimúsica sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do conceito de reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin. Sob um ponto de vista interdisciplinar e da gestão cultural, considera-se que o entendimento de Benjamin (1955) pode ser um importante elemento para a ajuda na compreensão das ações musicais do ponto de vista da reprodutibilidade técnica que acontecem no Projeto Unimúsica desde o ano de 1981. A metodologia é exploratória utilizando-se a análise do conteúdo de dados secundários sobre o projeto, tais como entrevistas e relatórios. Os resultados indicam que há uma certa manutenção sobre o culto a obra de arte musical, sendo em apresentações presenciais ou mesmo quando se apresenta ao espectador por outros meios tecnológicos, permitindo o seu reconhecimento e a sua identificação. Assim sendo, abre-se a possibilidade para além da obra de arte circunscrita aos espaços restritos ao seu local de origem, para a apreciação e divulgação para todos, tal como coloca Benjamin (1955) sobre a reprodutibilidade técnica. |
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A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA E O UNIMÚSICA: uma leitura interdisciplinarDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2820Interdisciplinar; Gestão CulturalUnimúsica, UFRGS, reprodutibilidade técnica, gestão culturalReprodutibilidade técnica, músicaO objetivo deste artigo é o de propor uma análise do Projeto Unimúsica sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do conceito de reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin. Sob um ponto de vista interdisciplinar e da gestão cultural, considera-se que o entendimento de Benjamin (1955) pode ser um importante elemento para a ajuda na compreensão das ações musicais do ponto de vista da reprodutibilidade técnica que acontecem no Projeto Unimúsica desde o ano de 1981. A metodologia é exploratória utilizando-se a análise do conteúdo de dados secundários sobre o projeto, tais como entrevistas e relatórios. Os resultados indicam que há uma certa manutenção sobre o culto a obra de arte musical, sendo em apresentações presenciais ou mesmo quando se apresenta ao espectador por outros meios tecnológicos, permitindo o seu reconhecimento e a sua identificação. Assim sendo, abre-se a possibilidade para além da obra de arte circunscrita aos espaços restritos ao seu local de origem, para a apreciação e divulgação para todos, tal como coloca Benjamin (1955) sobre a reprodutibilidade técnica.ABECVIANA FILHO, Rubens Clair; Servidor da UFRGS. Mestrando em Memória Social e Bens Culturais no Centro Universitário La Salle/Canoas.BORGES, Maria de Lourdes; Centro Universitário La Salle/Canoas RS2016-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratória com análise do conteúdo de dados secundáriosapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/282010.5892/ruvrd.v14i2.2820Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 160-1702236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2820/pdf_51910.5892/ruvrd.v14i2.2820.g2503Dados secundáriosDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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