INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO TRANSTEÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Miranda, Aline Elizabeth; UFMG
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Campos, Cássia Olívia Machado; Prefeitura Municipal de Ubá, Souza, Luís Paulo Souza e; Universidade Federal do Amazonas, Oliveira, Maria do Carmo Fontes de; Universidade Federal de Viçosa, Ribeiro, Andréia Queiróz; Universidade Federal de Viçosa, Cotta, Rosângela; Universidade Federal de Viçosa, Araújo, Raquel; Universidade Federal de Viçosa, da Silva, Jose Rodrigo; UninCor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6243
Resumo: Avaliar a contribuição de uma intervenção educacional direcionada pelos construtos Estágio e Processos de Mudança do Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento na predisposição materna à amamentação exclusiva. Estudo de intervenção do tipo pré-teste/pós-teste realizado com 113 gestantes atendidas em unidades do sistema público de saúde do município de Viçosa, Minas Gerais, que receberam intervenção baseada nos construtos Estágios de Mudança e Processos de Mudança. As intervenções educativas foram planejadas após a aplicação por meio de entrevista de um instrumento teórico que avalia o estágio em que a mulher se encontra quanto a sua predisposição à amamentação exclusiva e os processos de mudança que ela utiliza. Após a intervenção, a mudança de comportamento foi avaliada pela análise dos estágios e dos processos. O teste estatístico aplicado foi o McNemar com o nível de significância de 5%. As avaliações pré e pós-intervenção relativas aos Estágios de Mudança de Comportamento não apresentaram diferenças significativas. Houve diferenças significativas entre as avaliações pré e pós-intervenção dos Processos de Mudança referentes à Reavaliação Ambiental, Alívio Dramático, Autoliberação, Controle de Estímulos, Administração de Contingências e Suporte Social. A intervenção baseada nos construtos Estágios de Mudança e Processos de Mudança favoreceu a atenção individualizada e melhorou a predisposição materna à amamentação exclusiva, revelando-se promissora para uso nas ações de promoção da amamentação exclusiva nos serviços de saúde.
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