A VISÃO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO SOBRE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1490
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1490 |
Resumo: | O estudo de números e conjuntos numéricos está explicita ou implicitamente inserido em todos os anos da educação básica. Entretanto é necessário investigar como e onde é produzido o conhecimento do professor de matemática em relação aos números. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado com licenciandos e professores em exercício. A pesquisa busca comparar a formação inicial de estudantes em início e fim de curso, em dinâmicas curriculares distintas, com a formação inicial e continuada de professores em exercício em relação ao tópico específico de números e operações. Assim, apresentam-se os impactos da formação inicial na pratica do professor, em relação aos conhecimentos da história da matemática na construção dos conjuntos dos números naturais e inteiros. Os professores em formação conseguem estabelecer conexões entre algumas disciplinas da licenciatura, principalmente álgebra e história da matemática, com os conteúdos a serem ensinados na educação básica. Constata-se que projetos de formação complementar como o PIBID contribuem significativamente para formação prática e pedagógica, enquanto a formação do professor em exercício se revela frágil em relação ao assunto e seus conhecimentos são apenas reproduções do que é tratado nos livros didáticos utilizados por eles. Portanto, os professores se preocupam com a utilização de métodos sem um entendimento para sua utilização, assim a história dos números e sua construção podem contribuir para a compreensão dos conceitos, e consequentemente para um melhor processo de ensino e aprendizagem. |
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A VISÃO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO SOBRE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1490Educação; Educação Matemáticaformação de professores; história da matemática; conjuntos numéricos.Números e operaçõesO estudo de números e conjuntos numéricos está explicita ou implicitamente inserido em todos os anos da educação básica. Entretanto é necessário investigar como e onde é produzido o conhecimento do professor de matemática em relação aos números. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado com licenciandos e professores em exercício. A pesquisa busca comparar a formação inicial de estudantes em início e fim de curso, em dinâmicas curriculares distintas, com a formação inicial e continuada de professores em exercício em relação ao tópico específico de números e operações. Assim, apresentam-se os impactos da formação inicial na pratica do professor, em relação aos conhecimentos da história da matemática na construção dos conjuntos dos números naturais e inteiros. Os professores em formação conseguem estabelecer conexões entre algumas disciplinas da licenciatura, principalmente álgebra e história da matemática, com os conteúdos a serem ensinados na educação básica. Constata-se que projetos de formação complementar como o PIBID contribuem significativamente para formação prática e pedagógica, enquanto a formação do professor em exercício se revela frágil em relação ao assunto e seus conhecimentos são apenas reproduções do que é tratado nos livros didáticos utilizados por eles. Portanto, os professores se preocupam com a utilização de métodos sem um entendimento para sua utilização, assim a história dos números e sua construção podem contribuir para a compreensão dos conceitos, e consequentemente para um melhor processo de ensino e aprendizagem.ABECUniversidade Federal de AlfenasInstituto de Ciências ExatasPIBID-CAPESROLINO, Joelson Vitor; Universidade Federal De Alfenas Unifal - MGCARDOSO, Andréa; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)de SOUZA JUNIOR, José Carlos; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)2014-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/149010.5892/ruvrd.v12i2.1490Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 535-5452236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1490/pdf_233http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1490/140http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1490/14310.5892/ruvrd.v12i2.1490.g156310.5892/ruvrd.v12i2.1490.s14010.5892/ruvrd.v12i2.1490.s143Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:08ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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O estudo de números e conjuntos numéricos está explicita ou implicitamente inserido em todos os anos da educação básica. Entretanto é necessário investigar como e onde é produzido o conhecimento do professor de matemática em relação aos números. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado com licenciandos e professores em exercício. A pesquisa busca comparar a formação inicial de estudantes em início e fim de curso, em dinâmicas curriculares distintas, com a formação inicial e continuada de professores em exercício em relação ao tópico específico de números e operações. Assim, apresentam-se os impactos da formação inicial na pratica do professor, em relação aos conhecimentos da história da matemática na construção dos conjuntos dos números naturais e inteiros. Os professores em formação conseguem estabelecer conexões entre algumas disciplinas da licenciatura, principalmente álgebra e história da matemática, com os conteúdos a serem ensinados na educação básica. Constata-se que projetos de formação complementar como o PIBID contribuem significativamente para formação prática e pedagógica, enquanto a formação do professor em exercício se revela frágil em relação ao assunto e seus conhecimentos são apenas reproduções do que é tratado nos livros didáticos utilizados por eles. Portanto, os professores se preocupam com a utilização de métodos sem um entendimento para sua utilização, assim a história dos números e sua construção podem contribuir para a compreensão dos conceitos, e consequentemente para um melhor processo de ensino e aprendizagem. |
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