EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215 |
Resumo: | O presente artigo busca compreender como alguns pressupostos subjacentes ao Empoderamento, tais como o Autodesenvolvimento, a Prática Reflexiva e a Aprendizagem Experencial, identificados a partir de referencial teórico, podem ser positivos ao processo de desenvolvimento de competências individuais e grupais sob o ponto de vista da criação de um ambiente organizacional favorável à inovação. Metodologicamente, o presente estudo pode ser classificado como uma análise exploratória descritiva por meio de um estudo de caso singular e de natureza qualitativa. Já a técnica de coleta de dados foi por meio de entrevistas pessoais, utilização de questionário semi-estruturado e observação não-participante. O questionário semi-estruturado foi constituído por questões abertas, previamente selecionadas, cujas respostas tomaram forma a partir do ponto de vista do entrevistado. As observações tiveram como principal objetivo analisar os processos de Autodesenvolvimento, Aprendizagem Experencial e Prática Reflexiva e sua relação com os desafios inerentes à manufatura e à prestação de serviços no âmbito do trabalho. Os resultados obtidos demonstraram que o os pressupostos subjacentes ao Empoderamento são importantes fatores para o desenvolvimento de competências de grupos autônomos, principalmente quando relacionados à inovação dos processos produtivos industriais, sendo esse um diferencial da empresa, passível de sua manutenção e sua sobrevivência no competitivo mercado automotivo brasileiro e internacional. |
id |
UVRV-2_300f7a5fa719700b59597ca65ee402c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/4215 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215Empoderamento. Autodesenvolvimento Prática Reflexiva. Aprendizagem Experencial.O presente artigo busca compreender como alguns pressupostos subjacentes ao Empoderamento, tais como o Autodesenvolvimento, a Prática Reflexiva e a Aprendizagem Experencial, identificados a partir de referencial teórico, podem ser positivos ao processo de desenvolvimento de competências individuais e grupais sob o ponto de vista da criação de um ambiente organizacional favorável à inovação. Metodologicamente, o presente estudo pode ser classificado como uma análise exploratória descritiva por meio de um estudo de caso singular e de natureza qualitativa. Já a técnica de coleta de dados foi por meio de entrevistas pessoais, utilização de questionário semi-estruturado e observação não-participante. O questionário semi-estruturado foi constituído por questões abertas, previamente selecionadas, cujas respostas tomaram forma a partir do ponto de vista do entrevistado. As observações tiveram como principal objetivo analisar os processos de Autodesenvolvimento, Aprendizagem Experencial e Prática Reflexiva e sua relação com os desafios inerentes à manufatura e à prestação de serviços no âmbito do trabalho. Os resultados obtidos demonstraram que o os pressupostos subjacentes ao Empoderamento são importantes fatores para o desenvolvimento de competências de grupos autônomos, principalmente quando relacionados à inovação dos processos produtivos industriais, sendo esse um diferencial da empresa, passível de sua manutenção e sua sobrevivência no competitivo mercado automotivo brasileiro e internacional. ABECFONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSILVA, Marcelo RibeiroFAGUNDES, Liliane DoloresSOUZA, Janilton Gabiel deSILVA, Sheldon William2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/421510.5892/ruvrd.v14i1.4215Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 1134-11492236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215/pdf_67710.5892/ruvrd.v14i1.4215.g3193Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:00:53ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
title |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
spellingShingle |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215 FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG Empoderamento. Autodesenvolvimento Prática Reflexiva. Aprendizagem Experencial. |
title_short |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
title_full |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
title_fullStr |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
title_full_unstemmed |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
title_sort |
EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
author |
FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
author_facet |
FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG SILVA, Marcelo Ribeiro FAGUNDES, Liliane Dolores SOUZA, Janilton Gabiel de SILVA, Sheldon William |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Marcelo Ribeiro FAGUNDES, Liliane Dolores SOUZA, Janilton Gabiel de SILVA, Sheldon William |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG SILVA, Marcelo Ribeiro FAGUNDES, Liliane Dolores SOUZA, Janilton Gabiel de SILVA, Sheldon William |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empoderamento. Autodesenvolvimento Prática Reflexiva. Aprendizagem Experencial. |
topic |
Empoderamento. Autodesenvolvimento Prática Reflexiva. Aprendizagem Experencial. |
description |
O presente artigo busca compreender como alguns pressupostos subjacentes ao Empoderamento, tais como o Autodesenvolvimento, a Prática Reflexiva e a Aprendizagem Experencial, identificados a partir de referencial teórico, podem ser positivos ao processo de desenvolvimento de competências individuais e grupais sob o ponto de vista da criação de um ambiente organizacional favorável à inovação. Metodologicamente, o presente estudo pode ser classificado como uma análise exploratória descritiva por meio de um estudo de caso singular e de natureza qualitativa. Já a técnica de coleta de dados foi por meio de entrevistas pessoais, utilização de questionário semi-estruturado e observação não-participante. O questionário semi-estruturado foi constituído por questões abertas, previamente selecionadas, cujas respostas tomaram forma a partir do ponto de vista do entrevistado. As observações tiveram como principal objetivo analisar os processos de Autodesenvolvimento, Aprendizagem Experencial e Prática Reflexiva e sua relação com os desafios inerentes à manufatura e à prestação de serviços no âmbito do trabalho. Os resultados obtidos demonstraram que o os pressupostos subjacentes ao Empoderamento são importantes fatores para o desenvolvimento de competências de grupos autônomos, principalmente quando relacionados à inovação dos processos produtivos industriais, sendo esse um diferencial da empresa, passível de sua manutenção e sua sobrevivência no competitivo mercado automotivo brasileiro e internacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215 10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.4215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215/pdf_677 10.5892/ruvrd.v14i1.4215.g3193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 1134-1149 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454438094962688 |