A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763 |
Resumo: | A noção de Memória Discursiva atravessa este texto nas condiçõesde produção da Educação, tendo como objetivo central acompreensão da discursividade produzida pela expressão “Nota10” na relação com o aluno, com o professor e com a escola.Percebe-se a recorrência do efeito de sentido elencado aodesempenho pleno, como se aquele ao qual fosse atribuída a “Nota10” encontrasse o teto meritocrático, saturação de informações quedissimulam os diferentes fatores que compõem a Educação;apagando o real do processo – a incompletude, o questionamento,o inacabado e o social. Este texto, referencialmente, se movimentaentre a Análise de Discurso Pecheutina e debates de diferentesautores que que significam a Educação |
id |
UVRV-2_469ced024e759747ce8233c4c3c8ef4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6763 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVANota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso.A noção de Memória Discursiva atravessa este texto nas condiçõesde produção da Educação, tendo como objetivo central acompreensão da discursividade produzida pela expressão “Nota10” na relação com o aluno, com o professor e com a escola.Percebe-se a recorrência do efeito de sentido elencado aodesempenho pleno, como se aquele ao qual fosse atribuída a “Nota10” encontrasse o teto meritocrático, saturação de informações quedissimulam os diferentes fatores que compõem a Educação;apagando o real do processo – a incompletude, o questionamento,o inacabado e o social. Este texto, referencialmente, se movimentaentre a Análise de Discurso Pecheutina e debates de diferentesautores que que significam a EducaçãoABECPereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/676310.5892/ruvrd.v22i1.6763Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 300-3102236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763/pdf_117410.5892/ruvrd.v22i1.6763.g10952295Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6763Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA |
title |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA |
spellingShingle |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS Nota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso. |
title_short |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA |
title_full |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA |
title_fullStr |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA |
title_full_unstemmed |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA |
title_sort |
A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA |
author |
Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS |
author_facet |
Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso. |
topic |
Nota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso. |
description |
A noção de Memória Discursiva atravessa este texto nas condiçõesde produção da Educação, tendo como objetivo central acompreensão da discursividade produzida pela expressão “Nota10” na relação com o aluno, com o professor e com a escola.Percebe-se a recorrência do efeito de sentido elencado aodesempenho pleno, como se aquele ao qual fosse atribuída a “Nota10” encontrasse o teto meritocrático, saturação de informações quedissimulam os diferentes fatores que compõem a Educação;apagando o real do processo – a incompletude, o questionamento,o inacabado e o social. Este texto, referencialmente, se movimentaentre a Análise de Discurso Pecheutina e debates de diferentesautores que que significam a Educação |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763 10.5892/ruvrd.v22i1.6763 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v22i1.6763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763/pdf_1174 10.5892/ruvrd.v22i1.6763.g10952295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 300-310 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v21i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051197507502080 |