A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763
Resumo: A noção de Memória Discursiva atravessa este texto nas condiçõesde produção da Educação, tendo como objetivo central acompreensão da discursividade produzida pela expressão “Nota10” na relação com o aluno, com o professor e com a escola.Percebe-se a recorrência do efeito de sentido elencado aodesempenho pleno, como se aquele ao qual fosse atribuída a “Nota10” encontrasse o teto meritocrático, saturação de informações quedissimulam os diferentes fatores que compõem a Educação;apagando o real do processo – a incompletude, o questionamento,o inacabado e o social. Este texto, referencialmente, se movimentaentre a Análise de Discurso Pecheutina e debates de diferentesautores que que significam a Educação
id UVRV-2_469ced024e759747ce8233c4c3c8ef4d
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6763
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVANota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso.A noção de Memória Discursiva atravessa este texto nas condiçõesde produção da Educação, tendo como objetivo central acompreensão da discursividade produzida pela expressão “Nota10” na relação com o aluno, com o professor e com a escola.Percebe-se a recorrência do efeito de sentido elencado aodesempenho pleno, como se aquele ao qual fosse atribuída a “Nota10” encontrasse o teto meritocrático, saturação de informações quedissimulam os diferentes fatores que compõem a Educação;apagando o real do processo – a incompletude, o questionamento,o inacabado e o social. Este texto, referencialmente, se movimentaentre a Análise de Discurso Pecheutina e debates de diferentesautores que que significam a EducaçãoABECPereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/676310.5892/ruvrd.v22i1.6763Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 300-3102236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763/pdf_117410.5892/ruvrd.v22i1.6763.g10952295Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6763Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
title A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
spellingShingle A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Nota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso.
title_short A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
title_full A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
title_fullStr A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
title_full_unstemmed A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
title_sort A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA
author Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
author_facet Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diego Henrique; Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
dc.subject.por.fl_str_mv Nota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso.
topic Nota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso.
description A noção de Memória Discursiva atravessa este texto nas condiçõesde produção da Educação, tendo como objetivo central acompreensão da discursividade produzida pela expressão “Nota10” na relação com o aluno, com o professor e com a escola.Percebe-se a recorrência do efeito de sentido elencado aodesempenho pleno, como se aquele ao qual fosse atribuída a “Nota10” encontrasse o teto meritocrático, saturação de informações quedissimulam os diferentes fatores que compõem a Educação;apagando o real do processo – a incompletude, o questionamento,o inacabado e o social. Este texto, referencialmente, se movimentaentre a Análise de Discurso Pecheutina e debates de diferentesautores que que significam a Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763
10.5892/ruvrd.v22i1.6763
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v22i1.6763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6763/pdf_1174
10.5892/ruvrd.v22i1.6763.g10952295
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 300-310
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v21i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197507502080