A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Carla Maria Nogueira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: PENHA, Lucimara Destéfani de Souza, SILVA, Luciene Destéfani de Souza
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1442
Resumo: Diante do cenário atual da Educação, a inclusão de alunos com deficiência está se tornando frequente no ambiente escolar regular. Dentre esses alunos, o presente trabalho abordou o contexto dos discentes surdos. Assim, através de pesquisa bibliográfica, buscou-se refletir sobre os desafios da “inclusão do aluno com surdez na instituição escolar”, perpassando pelo contexto histórico, legal, da formação de professores e da educação bilingue. Não basta que o indivíduo esteja na escola é preciso que lhe sejam oferecidas oportunidades de construir seu saber, sua identidade e sua cultura para que não seja apenas alguém adaptado à sociedade, mas sim sujeito construtor de si mesmo e partícipe da sociedade em que vive.
id UVRV-2_53f3ccb4824f523334bc0a149d958808
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1442
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442Diante do cenário atual da Educação, a inclusão de alunos com deficiência está se tornando frequente no ambiente escolar regular. Dentre esses alunos, o presente trabalho abordou o contexto dos discentes surdos. Assim, através de pesquisa bibliográfica, buscou-se refletir sobre os desafios da “inclusão do aluno com surdez na instituição escolar”, perpassando pelo contexto histórico, legal, da formação de professores e da educação bilingue. Não basta que o indivíduo esteja na escola é preciso que lhe sejam oferecidas oportunidades de construir seu saber, sua identidade e sua cultura para que não seja apenas alguém adaptado à sociedade, mas sim sujeito construtor de si mesmo e partícipe da sociedade em que vive.ABECCARVALHO, Carla Maria NogueiraPENHA, Lucimara Destéfani de SouzaSILVA, Luciene Destéfani de Souza2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/144210.5892/ruvrd.v12i1.1442Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 730-7382236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1442/pdf_15710.5892/ruvrd.v12i1.1442.g1227Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:18ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442
title A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442
spellingShingle A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442
CARVALHO, Carla Maria Nogueira
title_short A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442
title_full A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442
title_fullStr A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442
title_full_unstemmed A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442
title_sort A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA INSTITUIÇÃO ESCOLARhttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1442
author CARVALHO, Carla Maria Nogueira
author_facet CARVALHO, Carla Maria Nogueira
PENHA, Lucimara Destéfani de Souza
SILVA, Luciene Destéfani de Souza
author_role author
author2 PENHA, Lucimara Destéfani de Souza
SILVA, Luciene Destéfani de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Carla Maria Nogueira
PENHA, Lucimara Destéfani de Souza
SILVA, Luciene Destéfani de Souza
dc.subject.none.fl_str_mv


description Diante do cenário atual da Educação, a inclusão de alunos com deficiência está se tornando frequente no ambiente escolar regular. Dentre esses alunos, o presente trabalho abordou o contexto dos discentes surdos. Assim, através de pesquisa bibliográfica, buscou-se refletir sobre os desafios da “inclusão do aluno com surdez na instituição escolar”, perpassando pelo contexto histórico, legal, da formação de professores e da educação bilingue. Não basta que o indivíduo esteja na escola é preciso que lhe sejam oferecidas oportunidades de construir seu saber, sua identidade e sua cultura para que não seja apenas alguém adaptado à sociedade, mas sim sujeito construtor de si mesmo e partícipe da sociedade em que vive.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1442
10.5892/ruvrd.v12i1.1442
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1442
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i1.1442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1442/pdf_157
10.5892/ruvrd.v12i1.1442.g1227
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 730-738
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454434509881344