CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Samara Lira da; Universidade Federal de Campina Grande
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Simões, Deysiane Ribeiro Pessoa; Psicóloga do CER-Centro de Reabilitação, Prefeitura Municipal de Guarabira, Guarabira, PB, Brasil., Andrade, Luciana Dantas Farias de; Profª Unidade Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil.
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6390
Resumo: Dentre todas as obras de Shakespeare, a tragédia de Hamlet suscita as mais diversas interpretações, e, para este esutdo foram extraídos dois momentos da dramatização para reflexão envolvendo concepções sobre corrupção e poder. Neste sentido objetivou-se compreender conceitos de corrupção e poder, por meio da peça teatral de William Shakespeare “Hamlet, príncipe da Dinamarca”. Trata-se de uma revisão narrativa, ou seja, é a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e/ou eletrônicas, na interpretação e análise crítica pessoal do autor. As obras shakespearianas, mesmo sendo escritas há mais de 400 anos, versam sobre temáticas atemporais, como poder e política. Neste seguimento, mesmo a tragédia de Hamlet sendo classificada primeiramente como uma vingança, a obra se reproduz em função do poder e da corrupção que ocorre na Dinamarca, que resulta na consagração da vingança e em diversas mortes como consequência. Foi possível elucidar as concepções existentes no referencial soberano da época elizabetana envolvendo atos de corrupção e poder existentes no panorama político da pós modernidade e que continuam prejudicando a sociedade, sobretudo os mais vulneráveis.
id UVRV-2_575c03f606cf41ac9ab42bc1e1111055
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6390
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANASer humano; Corrupção; Poder público; Literatura; Artigo clássicoDentre todas as obras de Shakespeare, a tragédia de Hamlet suscita as mais diversas interpretações, e, para este esutdo foram extraídos dois momentos da dramatização para reflexão envolvendo concepções sobre corrupção e poder. Neste sentido objetivou-se compreender conceitos de corrupção e poder, por meio da peça teatral de William Shakespeare “Hamlet, príncipe da Dinamarca”. Trata-se de uma revisão narrativa, ou seja, é a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e/ou eletrônicas, na interpretação e análise crítica pessoal do autor. As obras shakespearianas, mesmo sendo escritas há mais de 400 anos, versam sobre temáticas atemporais, como poder e política. Neste seguimento, mesmo a tragédia de Hamlet sendo classificada primeiramente como uma vingança, a obra se reproduz em função do poder e da corrupção que ocorre na Dinamarca, que resulta na consagração da vingança e em diversas mortes como consequência. Foi possível elucidar as concepções existentes no referencial soberano da época elizabetana envolvendo atos de corrupção e poder existentes no panorama político da pós modernidade e que continuam prejudicando a sociedade, sobretudo os mais vulneráveis.ABECPIBIC da Universidade Federal de Campina Grande, campus CuitéSilva, Marcela Samara Lira da; Universidade Federal de Campina GrandeSimões, Deysiane Ribeiro Pessoa; Psicóloga do CER-Centro de Reabilitação, Prefeitura Municipal de Guarabira, Guarabira, PB, Brasil.Andrade, Luciana Dantas Farias de; Profª Unidade Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil.2021-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/639010.5892/ruvrd.v19i1.6390Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 19, n. 1 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v19i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6390/pdf_1060http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6390/583http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6390/61310.5892/ruvrd.v19i1.6390.g1095207210.5892/ruvrd.v19i1.6390.s58310.5892/ruvrd.v19i1.6390.s613Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-14T18:38:22ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA
title CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA
spellingShingle CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA
Silva, Marcela Samara Lira da; Universidade Federal de Campina Grande
Ser humano; Corrupção; Poder público; Literatura; Artigo clássico
title_short CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA
title_full CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA
title_fullStr CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA
title_sort CONCEPÇÕES ACERCA DA CORRUPÇÃO E PODER POR MEIO DE UMA OBRA SHAKESPEARIANA
author Silva, Marcela Samara Lira da; Universidade Federal de Campina Grande
author_facet Silva, Marcela Samara Lira da; Universidade Federal de Campina Grande
Simões, Deysiane Ribeiro Pessoa; Psicóloga do CER-Centro de Reabilitação, Prefeitura Municipal de Guarabira, Guarabira, PB, Brasil.
Andrade, Luciana Dantas Farias de; Profª Unidade Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil.
author_role author
author2 Simões, Deysiane Ribeiro Pessoa; Psicóloga do CER-Centro de Reabilitação, Prefeitura Municipal de Guarabira, Guarabira, PB, Brasil.
Andrade, Luciana Dantas Farias de; Profª Unidade Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIBIC da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela Samara Lira da; Universidade Federal de Campina Grande
Simões, Deysiane Ribeiro Pessoa; Psicóloga do CER-Centro de Reabilitação, Prefeitura Municipal de Guarabira, Guarabira, PB, Brasil.
Andrade, Luciana Dantas Farias de; Profª Unidade Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil.
dc.subject.por.fl_str_mv Ser humano; Corrupção; Poder público; Literatura; Artigo clássico
topic Ser humano; Corrupção; Poder público; Literatura; Artigo clássico
description Dentre todas as obras de Shakespeare, a tragédia de Hamlet suscita as mais diversas interpretações, e, para este esutdo foram extraídos dois momentos da dramatização para reflexão envolvendo concepções sobre corrupção e poder. Neste sentido objetivou-se compreender conceitos de corrupção e poder, por meio da peça teatral de William Shakespeare “Hamlet, príncipe da Dinamarca”. Trata-se de uma revisão narrativa, ou seja, é a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e/ou eletrônicas, na interpretação e análise crítica pessoal do autor. As obras shakespearianas, mesmo sendo escritas há mais de 400 anos, versam sobre temáticas atemporais, como poder e política. Neste seguimento, mesmo a tragédia de Hamlet sendo classificada primeiramente como uma vingança, a obra se reproduz em função do poder e da corrupção que ocorre na Dinamarca, que resulta na consagração da vingança e em diversas mortes como consequência. Foi possível elucidar as concepções existentes no referencial soberano da época elizabetana envolvendo atos de corrupção e poder existentes no panorama político da pós modernidade e que continuam prejudicando a sociedade, sobretudo os mais vulneráveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6390
10.5892/ruvrd.v19i1.6390
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6390
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v19i1.6390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6390/pdf_1060
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6390/583
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6390/613
10.5892/ruvrd.v19i1.6390.g10952072
10.5892/ruvrd.v19i1.6390.s583
10.5892/ruvrd.v19i1.6390.s613
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 19, n. 1 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v19i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454433427750912