ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aldair Fernandes; IFMG
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Melo, Ricardo Soares; Uninter, de Carvalho, Ítalo Brener; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5157
Resumo: Sugerindo buscar possibilidade de se mensurar o impacto do lazer em ambientes de formação, na profissionalização, no ensino e educação este artigo teórico discute um tema no limite entre tres áreas científicas: o lazer, o trabalho e a gestão de aprendizagem.  As metodologias utilizadas na aprendizagem de competências laborais se desenvolvem desde mudanças sociais ocorridas por meio da revolução industrial até os dias de hoje, se relacionando fortemente com as capacidades adquiridas durante o processo do aprendizado, da formação de Competências, de Habilidade e de Atitudes. De forma bivalente: (1) o comportamento social no trabalho e fora dele, são impactados pelas consequências do trabalho alienado, das longas jornadas de trabalho e dos novos processos de urbanização. A perspectiva do lazer utilizada neste estudo contribui em aspectos que direcionam o aprendiz, o individuo em formação, na compreensão das relações de trabalho mais justas, relacionados principalmente, na melhoria do bem-estar em níveis individuais, comunais e até mesmo globais em ambientes laborais. Mas também em outra perspectiva a de que (2) o Lazer e seu papel na gestão, evocado por uma perspectiva funcionalista, contribui como catalizador da formação do comportamento, na preparação para o trabalho, como ferramenta utilizada durante o processo formativo de que prepara o individuo para o trabalho. Ao final desta discussão, apresenta-se cinco pressupostos como sugestões de pesquisas necessárias para o desenvolvimento de conceitos basilares à esta discussão.
id UVRV-2_598f6cd28ddb7748b6400d6c5be0d29d
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5157
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAISAprendizagem; Lazer; Ensino; Mudanças de Comportamento.Sugerindo buscar possibilidade de se mensurar o impacto do lazer em ambientes de formação, na profissionalização, no ensino e educação este artigo teórico discute um tema no limite entre tres áreas científicas: o lazer, o trabalho e a gestão de aprendizagem.  As metodologias utilizadas na aprendizagem de competências laborais se desenvolvem desde mudanças sociais ocorridas por meio da revolução industrial até os dias de hoje, se relacionando fortemente com as capacidades adquiridas durante o processo do aprendizado, da formação de Competências, de Habilidade e de Atitudes. De forma bivalente: (1) o comportamento social no trabalho e fora dele, são impactados pelas consequências do trabalho alienado, das longas jornadas de trabalho e dos novos processos de urbanização. A perspectiva do lazer utilizada neste estudo contribui em aspectos que direcionam o aprendiz, o individuo em formação, na compreensão das relações de trabalho mais justas, relacionados principalmente, na melhoria do bem-estar em níveis individuais, comunais e até mesmo globais em ambientes laborais. Mas também em outra perspectiva a de que (2) o Lazer e seu papel na gestão, evocado por uma perspectiva funcionalista, contribui como catalizador da formação do comportamento, na preparação para o trabalho, como ferramenta utilizada durante o processo formativo de que prepara o individuo para o trabalho. Ao final desta discussão, apresenta-se cinco pressupostos como sugestões de pesquisas necessárias para o desenvolvimento de conceitos basilares à esta discussão.ABECSilva, Aldair Fernandes; IFMGde Melo, Ricardo Soares; Uninterde Carvalho, Ítalo Brener; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG2019-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/515710.5892/ruvrd.v17i1.5157Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5157/pdf_924http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5157/41610.5892/ruvrd.v17i1.5157.g1095171010.5892/ruvrd.v17i1.5157.s416Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5157Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:06.452147Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
title ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
spellingShingle ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
Silva, Aldair Fernandes; IFMG
Aprendizagem; Lazer; Ensino; Mudanças de Comportamento.
title_short ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
title_full ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
title_fullStr ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
title_sort ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
author Silva, Aldair Fernandes; IFMG
author_facet Silva, Aldair Fernandes; IFMG
de Melo, Ricardo Soares; Uninter
de Carvalho, Ítalo Brener; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG
author_role author
author2 de Melo, Ricardo Soares; Uninter
de Carvalho, Ítalo Brener; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aldair Fernandes; IFMG
de Melo, Ricardo Soares; Uninter
de Carvalho, Ítalo Brener; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem; Lazer; Ensino; Mudanças de Comportamento.
topic Aprendizagem; Lazer; Ensino; Mudanças de Comportamento.
description Sugerindo buscar possibilidade de se mensurar o impacto do lazer em ambientes de formação, na profissionalização, no ensino e educação este artigo teórico discute um tema no limite entre tres áreas científicas: o lazer, o trabalho e a gestão de aprendizagem.  As metodologias utilizadas na aprendizagem de competências laborais se desenvolvem desde mudanças sociais ocorridas por meio da revolução industrial até os dias de hoje, se relacionando fortemente com as capacidades adquiridas durante o processo do aprendizado, da formação de Competências, de Habilidade e de Atitudes. De forma bivalente: (1) o comportamento social no trabalho e fora dele, são impactados pelas consequências do trabalho alienado, das longas jornadas de trabalho e dos novos processos de urbanização. A perspectiva do lazer utilizada neste estudo contribui em aspectos que direcionam o aprendiz, o individuo em formação, na compreensão das relações de trabalho mais justas, relacionados principalmente, na melhoria do bem-estar em níveis individuais, comunais e até mesmo globais em ambientes laborais. Mas também em outra perspectiva a de que (2) o Lazer e seu papel na gestão, evocado por uma perspectiva funcionalista, contribui como catalizador da formação do comportamento, na preparação para o trabalho, como ferramenta utilizada durante o processo formativo de que prepara o individuo para o trabalho. Ao final desta discussão, apresenta-se cinco pressupostos como sugestões de pesquisas necessárias para o desenvolvimento de conceitos basilares à esta discussão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5157
10.5892/ruvrd.v17i1.5157
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5157
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.5157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5157/pdf_924
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5157/416
10.5892/ruvrd.v17i1.5157.g10951710
10.5892/ruvrd.v17i1.5157.s416
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051198102044672