UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM UMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: AS LIMITAÇÕES DA IDEIA DE PARTICIPAÇÃO NA GESTAÇÃO ESCOLAR DE HELOISA LÜCK
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Data de Publicação: | 2019 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5631 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir à ideia de democracia e participação na gestão educacional democrática. Participação e democracia, são dois conceitos pertinentes que ainda precisar ser aclarado nos textos de Lück. Portanto, o que se entende por participação, e ao mesmo tempo, quais são as referências sobre democracia e a sua utilização na associação com a ideia de participação escolar. Deste modo, são conceitos que pressupõe esclarecimentos quando aproximamos de algumas variáveis, tais como: poder, interesse e manipulação na relação dos sujeitos envolvidos na gestão democrática escolar. Por conseguinte, esses temas são abordados a partir das contribuições de Weber, Arendt e Follett e ao mesmo tempo os contrapõem a Lück em seus textos sobre gestão educacional democrática. |
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UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM UMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: AS LIMITAÇÕES DA IDEIA DE PARTICIPAÇÃO NA GESTAÇÃO ESCOLAR DE HELOISA LÜCKGestão Escolar; Democracia; Participação; Poder.O objetivo deste artigo é discutir à ideia de democracia e participação na gestão educacional democrática. Participação e democracia, são dois conceitos pertinentes que ainda precisar ser aclarado nos textos de Lück. Portanto, o que se entende por participação, e ao mesmo tempo, quais são as referências sobre democracia e a sua utilização na associação com a ideia de participação escolar. Deste modo, são conceitos que pressupõe esclarecimentos quando aproximamos de algumas variáveis, tais como: poder, interesse e manipulação na relação dos sujeitos envolvidos na gestão democrática escolar. Por conseguinte, esses temas são abordados a partir das contribuições de Weber, Arendt e Follett e ao mesmo tempo os contrapõem a Lück em seus textos sobre gestão educacional democrática.ABECSantana, Zionel; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil2019-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/563110.5892/ruvrd.v17i1.5631Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5631/1095171510.5892/ruvrd.v17i1.5631.g10951715Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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