DESIGN DE SERVIÇOS E O RELATIONAL WELFARE: uma reflexão sobre transformação do projeto e entrega de serviços públicos a partir do caso de uma empresa socialDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3123
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3123 |
Resumo: | As reformas dos serviços públicos pautadas pelo New Public Mangement (NPM) surgiram para mitigar crises econômicas e sociais, instituindo novos métodos direcionados ao projeto e ao aumento da entrega de serviços focados no cliente, que implicariam em maior valorização do dinheiro público. Esta mentalidade de prestação de serviços, focada em resultados e no cliente e que sustenta as abordagens vigentes sobre os serviços públicos, encontra dificuldades em incorporar aspectos relacionais e colaborativos entre as pessoas, expondo os limites do estado de bem-estar atual. Surge, portanto, o conceito de Relational Welfare apresentado por este artigo e aprofundado no estudo particular de uma organização com fins sociais e de seus projetos. As principais conclusões da pesquisa residem em análise de seus resultados sob a ótica do design de serviços. Nesse sentido, observa-se tendências contrárias à lógica tradicional de que os proprietários dos meios de produção decidem o que produzir. Opta-se por intervenções sustentáveis e colaborativas que desafiam as perspectivas tecnocrática e burocrática, dando vida a novos modelos de produção. As principais características de tais modelos consistem na democratização dos meios de invenção e produção, e na redução da distância entre inventor e empreendedor. Estes movimentos e modelos devem ser incorporados às discussões políticas e no projeto de serviços públicos. |
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DESIGN DE SERVIÇOS E O RELATIONAL WELFARE: uma reflexão sobre transformação do projeto e entrega de serviços públicos a partir do caso de uma empresa socialDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3123design de serviços; serviços públicos; projeto; gestão pública; inovação socialAs reformas dos serviços públicos pautadas pelo New Public Mangement (NPM) surgiram para mitigar crises econômicas e sociais, instituindo novos métodos direcionados ao projeto e ao aumento da entrega de serviços focados no cliente, que implicariam em maior valorização do dinheiro público. Esta mentalidade de prestação de serviços, focada em resultados e no cliente e que sustenta as abordagens vigentes sobre os serviços públicos, encontra dificuldades em incorporar aspectos relacionais e colaborativos entre as pessoas, expondo os limites do estado de bem-estar atual. Surge, portanto, o conceito de Relational Welfare apresentado por este artigo e aprofundado no estudo particular de uma organização com fins sociais e de seus projetos. As principais conclusões da pesquisa residem em análise de seus resultados sob a ótica do design de serviços. Nesse sentido, observa-se tendências contrárias à lógica tradicional de que os proprietários dos meios de produção decidem o que produzir. Opta-se por intervenções sustentáveis e colaborativas que desafiam as perspectivas tecnocrática e burocrática, dando vida a novos modelos de produção. As principais características de tais modelos consistem na democratização dos meios de invenção e produção, e na redução da distância entre inventor e empreendedor. Estes movimentos e modelos devem ser incorporados às discussões políticas e no projeto de serviços públicos.ABECLIPPI, Maria Clara; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)2017-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/312310.5892/ruvrd.v15i1.3123Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 186-1962236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3123/pdf_62510.5892/ruvrd.v15i1.3123.g2943Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T12:39:30Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/3123Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:42.009191Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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