AVALIAÇÃO DO SOFTWARE BIOESTAT PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃOdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1485

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da SILVA, Antônio Carlos Silveiro; Universidade do Estado de Mato Grosso
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da VEIGA, Jessica Borges; Universidade do Estado de Mato Grosso, da VEIGA, Bruna Borges; Universidade do Estado de Mato Grosso, CAIONI, Charles; Universidade do Estado de Mato Grosso, de OLIVEIRA, Ademilso Sampaio; Universidade do Estado de Mato Grosso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1485
Resumo: É preciso experimentar e avaliar métodos de ensino adaptados á natureza específica da Estatística. Atualmente com advento das tecnologias computacionais o trabalho com números tem se tornado menos onerosos, com a utilização de softwares específicos. Estes vêm ganhando espaço no ambiente acadêmico, no entanto, é imprescindível a avaliação da qualidade pedagógica desta nova ferramenta educacional.  Neste sentido, teve-se como objetivo demonstrar a importância da utilização do software BioEstat 5.3 no ensino de estatística nos cursos de graduação, enfatizando sua facilidade e aplicabilidade em diversos testes estatísticos pelos alunos. Foi avaliada a qualidade externa do programa seguindo-se o método de check-list, verificando as características pedagógicas, facilidade de uso, características da interfase, funcionalidade, documentação e portabilidade de forma geral e específica para alguns testes estatísticos paramétricos, não-paramétricos e  descritivos. Para todas as características avaliadas o programa apresentou um conceito satisfatório, principalmente pela praticidade de manuseio, fácil aquisição (gratuito e virtual) e diversidade de pacotes estatísticos. Os testes realizados obtiveram excelente desempenho, como velocidade de execução, apresentação dos resultados e facilidade de interpretação e aplicação.  Portanto, o software BioEstat apresentou grande potencialidade de despertar a atenção e o interesse do aluno para com a Estatística, podendo ser amplamente utilizado para o ensino-aprendizagem nesta disciplina.
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spelling AVALIAÇÃO DO SOFTWARE BIOESTAT PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃOdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1485EnsinoEnsino superior; Ensino-Aprendizagem; Software Livre; Programa estatístico; Qualidade de softwaresUtilização de softwares livres no ensino superiorÉ preciso experimentar e avaliar métodos de ensino adaptados á natureza específica da Estatística. Atualmente com advento das tecnologias computacionais o trabalho com números tem se tornado menos onerosos, com a utilização de softwares específicos. Estes vêm ganhando espaço no ambiente acadêmico, no entanto, é imprescindível a avaliação da qualidade pedagógica desta nova ferramenta educacional.  Neste sentido, teve-se como objetivo demonstrar a importância da utilização do software BioEstat 5.3 no ensino de estatística nos cursos de graduação, enfatizando sua facilidade e aplicabilidade em diversos testes estatísticos pelos alunos. Foi avaliada a qualidade externa do programa seguindo-se o método de check-list, verificando as características pedagógicas, facilidade de uso, características da interfase, funcionalidade, documentação e portabilidade de forma geral e específica para alguns testes estatísticos paramétricos, não-paramétricos e  descritivos. Para todas as características avaliadas o programa apresentou um conceito satisfatório, principalmente pela praticidade de manuseio, fácil aquisição (gratuito e virtual) e diversidade de pacotes estatísticos. Os testes realizados obtiveram excelente desempenho, como velocidade de execução, apresentação dos resultados e facilidade de interpretação e aplicação.  Portanto, o software BioEstat apresentou grande potencialidade de despertar a atenção e o interesse do aluno para com a Estatística, podendo ser amplamente utilizado para o ensino-aprendizagem nesta disciplina.ABECda SILVA, Antônio Carlos Silveiro; Universidade do Estado de Mato Grossoda VEIGA, Jessica Borges; Universidade do Estado de Mato Grossoda VEIGA, Bruna Borges; Universidade do Estado de Mato GrossoCAIONI, Charles; Universidade do Estado de Mato Grossode OLIVEIRA, Ademilso Sampaio; Universidade do Estado de Mato Grosso2014-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo check-listapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/148510.5892/ruvrd.v12i2.1485Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 375-3852236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1485/pdf_21910.5892/ruvrd.v12i2.1485.g1509QualitativaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:06Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1485Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:19.747576Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
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