REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elinay Nazaré; Universidade Estadual Vale do Acaraú
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues, Caio San; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Costa, Ana Beatryz Santos; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil, Alves, Pedro Lucas; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil., Ziesemer, Ravena Petra Mororó; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil., de Almeida, Paulo César; Universidade Estadual do Ceará (Uece) - Ceará, Brasil., Pereira, Paulo Jorge Almeida; Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6564
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar as repercussões do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes do ensino superior, tendo como parâmetro o semestre que estavam cursando. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de junho a setembro de 2020, com a participação de 3.691 estudantes do ensino superior do Ceará. A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico e situacional referente à pandemia/isolamento social e o Inventário de Saúde Mental (MHI-38). Os resultados demonstraram que os acadêmicos sofreram influência de inúmeros fatores durante o isolamento social, sendo que cerca da metade da amostra relatou insatisfação com as atividades virtuais. A escala global do Inventário de saúde mental atingiu média de 48,8, denotando que houve repercussões psicológicas, contudo, ao correlacionar o MHI-38 com semestre cursado, não se identificou relevância estatística. Assim, há necessidade de se desenvolver estratégias de apoio em saúde mental da população universitária, além de realizar novas pesquisas sobre a readaptação ao meio presencial e suas consequências na saúde mental.
id UVRV-2_7de02e8c23d3b87c34325e41bfbed7d1
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6564
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADOSaúde Mental; Estudantes; Novo Coronavírus de 2; Instituições de Ensino Superior; Pademia 019;Este artigo teve como objetivo analisar as repercussões do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes do ensino superior, tendo como parâmetro o semestre que estavam cursando. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de junho a setembro de 2020, com a participação de 3.691 estudantes do ensino superior do Ceará. A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico e situacional referente à pandemia/isolamento social e o Inventário de Saúde Mental (MHI-38). Os resultados demonstraram que os acadêmicos sofreram influência de inúmeros fatores durante o isolamento social, sendo que cerca da metade da amostra relatou insatisfação com as atividades virtuais. A escala global do Inventário de saúde mental atingiu média de 48,8, denotando que houve repercussões psicológicas, contudo, ao correlacionar o MHI-38 com semestre cursado, não se identificou relevância estatística. Assim, há necessidade de se desenvolver estratégias de apoio em saúde mental da população universitária, além de realizar novas pesquisas sobre a readaptação ao meio presencial e suas consequências na saúde mental.ABECFUNCAP - CEARÁOliveira, Elinay Nazaré; Universidade Estadual Vale do AcaraúRodrigues, Caio San; Universidade Estadual Vale do AcaraúCosta, Ana Beatryz Santos; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, BrasilAlves, Pedro Lucas; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.Ziesemer, Ravena Petra Mororó; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.de Almeida, Paulo César; Universidade Estadual do Ceará (Uece) - Ceará, Brasil.Pereira, Paulo Jorge Almeida; Universidade Católica Portuguesa (UCP)2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/656410.5892/ruvrd.v22i2.6564Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 2 (2023): Dossie "Mestrado Profissional Meio Ambiente e Saúde.-2023"; 130-1432236-53621517-027610.5892/ruvrd.v22i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6564/pdf_1150http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6564/64310.5892/ruvrd.v22i2.6564.g1095227110.5892/ruvrd.v22i2.6564.s643Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T11:00:35Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6564Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T11:00:35Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
title REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
spellingShingle REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
Oliveira, Elinay Nazaré; Universidade Estadual Vale do Acaraú
Saúde Mental; Estudantes; Novo Coronavírus de 2; Instituições de Ensino Superior; Pademia 019;
title_short REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
title_full REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
title_fullStr REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
title_full_unstemmed REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
title_sort REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
author Oliveira, Elinay Nazaré; Universidade Estadual Vale do Acaraú
author_facet Oliveira, Elinay Nazaré; Universidade Estadual Vale do Acaraú
Rodrigues, Caio San; Universidade Estadual Vale do Acaraú
Costa, Ana Beatryz Santos; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil
Alves, Pedro Lucas; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.
Ziesemer, Ravena Petra Mororó; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.
de Almeida, Paulo César; Universidade Estadual do Ceará (Uece) - Ceará, Brasil.
Pereira, Paulo Jorge Almeida; Universidade Católica Portuguesa (UCP)
author_role author
author2 Rodrigues, Caio San; Universidade Estadual Vale do Acaraú
Costa, Ana Beatryz Santos; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil
Alves, Pedro Lucas; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.
Ziesemer, Ravena Petra Mororó; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.
de Almeida, Paulo César; Universidade Estadual do Ceará (Uece) - Ceará, Brasil.
Pereira, Paulo Jorge Almeida; Universidade Católica Portuguesa (UCP)
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FUNCAP - CEARÁ
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elinay Nazaré; Universidade Estadual Vale do Acaraú
Rodrigues, Caio San; Universidade Estadual Vale do Acaraú
Costa, Ana Beatryz Santos; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil
Alves, Pedro Lucas; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.
Ziesemer, Ravena Petra Mororó; Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.
de Almeida, Paulo César; Universidade Estadual do Ceará (Uece) - Ceará, Brasil.
Pereira, Paulo Jorge Almeida; Universidade Católica Portuguesa (UCP)
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Mental; Estudantes; Novo Coronavírus de 2; Instituições de Ensino Superior; Pademia 019;
topic Saúde Mental; Estudantes; Novo Coronavírus de 2; Instituições de Ensino Superior; Pademia 019;
description Este artigo teve como objetivo analisar as repercussões do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes do ensino superior, tendo como parâmetro o semestre que estavam cursando. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de junho a setembro de 2020, com a participação de 3.691 estudantes do ensino superior do Ceará. A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico e situacional referente à pandemia/isolamento social e o Inventário de Saúde Mental (MHI-38). Os resultados demonstraram que os acadêmicos sofreram influência de inúmeros fatores durante o isolamento social, sendo que cerca da metade da amostra relatou insatisfação com as atividades virtuais. A escala global do Inventário de saúde mental atingiu média de 48,8, denotando que houve repercussões psicológicas, contudo, ao correlacionar o MHI-38 com semestre cursado, não se identificou relevância estatística. Assim, há necessidade de se desenvolver estratégias de apoio em saúde mental da população universitária, além de realizar novas pesquisas sobre a readaptação ao meio presencial e suas consequências na saúde mental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6564
10.5892/ruvrd.v22i2.6564
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6564
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v22i2.6564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6564/pdf_1150
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6564/643
10.5892/ruvrd.v22i2.6564.g10952271
10.5892/ruvrd.v22i2.6564.s643
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 2 (2023): Dossie "Mestrado Profissional Meio Ambiente e Saúde.-2023"; 130-143
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v22i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197492822016