O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção daqueles que têm em suas mãos a responsabilidade social da Educação, para o fato de que precisamos rever nossas posturas diante da fase inicial da vida escolar. Sabe-se que é na Educação Infantil que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, através de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas e motoras. O docente deve se comprometer com o processo ensino-aprendizagem possibilitando à criança, através de sua mediação e afetividade, desenvolver sua singularidade, conhecer a si mesma e ao mundo a seu redor, de uma maneira autônoma, crítica e consciente. É importante salientar que a relação interpessoal professor – aluno é fator determinante neste processo que é aberto e permanente. O papel da afetividade nesse processo é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, pois esses fatores são concretos, históricos e trazem a bagagem que o meio lhes ofereceu. Essa teoria auxilia no planejamento do ensino levando em conta as características individuais, o contexto e as atividades propostas. |
id |
UVRV-2_9126f9aa27ee5e2539b0a6c11a4d929a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2948 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem.Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção daqueles que têm em suas mãos a responsabilidade social da Educação, para o fato de que precisamos rever nossas posturas diante da fase inicial da vida escolar. Sabe-se que é na Educação Infantil que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, através de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas e motoras. O docente deve se comprometer com o processo ensino-aprendizagem possibilitando à criança, através de sua mediação e afetividade, desenvolver sua singularidade, conhecer a si mesma e ao mundo a seu redor, de uma maneira autônoma, crítica e consciente. É importante salientar que a relação interpessoal professor – aluno é fator determinante neste processo que é aberto e permanente. O papel da afetividade nesse processo é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, pois esses fatores são concretos, históricos e trazem a bagagem que o meio lhes ofereceu. Essa teoria auxilia no planejamento do ensino levando em conta as características individuais, o contexto e as atividades propostas.ABECELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de2016-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/294810.5892/ruvrd.v14i1.2948Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 579-5912236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948/237710.5892/ruvrd.v14i1.2948.g2377Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
title |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
spellingShingle |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948 ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem. |
title_short |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
title_full |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
title_fullStr |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
title_sort |
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
author |
ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
author_facet |
ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem. |
topic |
Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem. |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção daqueles que têm em suas mãos a responsabilidade social da Educação, para o fato de que precisamos rever nossas posturas diante da fase inicial da vida escolar. Sabe-se que é na Educação Infantil que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, através de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas e motoras. O docente deve se comprometer com o processo ensino-aprendizagem possibilitando à criança, através de sua mediação e afetividade, desenvolver sua singularidade, conhecer a si mesma e ao mundo a seu redor, de uma maneira autônoma, crítica e consciente. É importante salientar que a relação interpessoal professor – aluno é fator determinante neste processo que é aberto e permanente. O papel da afetividade nesse processo é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, pois esses fatores são concretos, históricos e trazem a bagagem que o meio lhes ofereceu. Essa teoria auxilia no planejamento do ensino levando em conta as características individuais, o contexto e as atividades propostas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948 10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948/2377 10.5892/ruvrd.v14i1.2948.g2377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 579-591 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454437036949504 |