O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção daqueles que têm em suas mãos a responsabilidade social da Educação, para o fato de que precisamos rever nossas posturas diante da fase inicial da vida escolar. Sabe-se que é na Educação Infantil que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, através de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas e motoras.  O docente deve se comprometer com o processo ensino-aprendizagem possibilitando à criança, através de sua mediação e afetividade, desenvolver sua singularidade, conhecer a si mesma e ao mundo a seu redor, de uma maneira autônoma, crítica e consciente. É importante salientar que a relação interpessoal professor – aluno é fator determinante neste processo que é aberto e permanente. O papel da afetividade nesse processo é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, pois esses fatores são concretos, históricos e trazem a bagagem que o meio lhes ofereceu. Essa teoria auxilia no planejamento do ensino levando em conta as características individuais, o contexto e as atividades propostas.
id UVRV-2_9126f9aa27ee5e2539b0a6c11a4d929a
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2948
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem.Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção daqueles que têm em suas mãos a responsabilidade social da Educação, para o fato de que precisamos rever nossas posturas diante da fase inicial da vida escolar. Sabe-se que é na Educação Infantil que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, através de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas e motoras.  O docente deve se comprometer com o processo ensino-aprendizagem possibilitando à criança, através de sua mediação e afetividade, desenvolver sua singularidade, conhecer a si mesma e ao mundo a seu redor, de uma maneira autônoma, crítica e consciente. É importante salientar que a relação interpessoal professor – aluno é fator determinante neste processo que é aberto e permanente. O papel da afetividade nesse processo é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, pois esses fatores são concretos, históricos e trazem a bagagem que o meio lhes ofereceu. Essa teoria auxilia no planejamento do ensino levando em conta as características individuais, o contexto e as atividades propostas.ABECELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de2016-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/294810.5892/ruvrd.v14i1.2948Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 579-5912236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948/237710.5892/ruvrd.v14i1.2948.g2377Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
title O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
spellingShingle O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem.
title_short O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
title_full O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
title_fullStr O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
title_full_unstemmed O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
title_sort O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948
author ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author_role author
author2 SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ELISIÁRIO, Rachel Moreira Ramos; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem.
topic Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem.
description Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção daqueles que têm em suas mãos a responsabilidade social da Educação, para o fato de que precisamos rever nossas posturas diante da fase inicial da vida escolar. Sabe-se que é na Educação Infantil que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, através de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas e motoras.  O docente deve se comprometer com o processo ensino-aprendizagem possibilitando à criança, através de sua mediação e afetividade, desenvolver sua singularidade, conhecer a si mesma e ao mundo a seu redor, de uma maneira autônoma, crítica e consciente. É importante salientar que a relação interpessoal professor – aluno é fator determinante neste processo que é aberto e permanente. O papel da afetividade nesse processo é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, pois esses fatores são concretos, históricos e trazem a bagagem que o meio lhes ofereceu. Essa teoria auxilia no planejamento do ensino levando em conta as características individuais, o contexto e as atividades propostas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948
10.5892/ruvrd.v14i1.2948
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2948/2377
10.5892/ruvrd.v14i1.2948.g2377
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 579-591
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454437036949504