ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476 |
Resumo: | As abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem nas escolas de enfermagem pela responsabilidade em relação à formação, estímulo à reflexão e superação dos desafios cotidianos. Este estudo objetivou desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação de discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Os dados foram coletados através de entrevistas e processados pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Foi possível emergir a categoria analítica: O discente ingressante e seu contato com as abordagens pedagógicas do curso de enfermagem, e três categorias empíricas: 1. Disciplinas de identificação dos entrevistados; 2. Ênfase nos aspectos metodológicos do ensino e 3. Abordagem pedagógica dos docentes na visão discente. Foi possível constatar que a maioria dos discentes aponta o uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula, convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor. |
id |
UVRV-2_9720cdcec5763335acada7c146dbb080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2476 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476Enfermagem, Gestão em EnfermagemEducação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem.Gestão em EnfermagemAs abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem nas escolas de enfermagem pela responsabilidade em relação à formação, estímulo à reflexão e superação dos desafios cotidianos. Este estudo objetivou desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação de discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Os dados foram coletados através de entrevistas e processados pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Foi possível emergir a categoria analítica: O discente ingressante e seu contato com as abordagens pedagógicas do curso de enfermagem, e três categorias empíricas: 1. Disciplinas de identificação dos entrevistados; 2. Ênfase nos aspectos metodológicos do ensino e 3. Abordagem pedagógica dos docentes na visão discente. Foi possível constatar que a maioria dos discentes aponta o uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula, convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor.ABECPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBICANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina GrandePORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencialLIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina GrandeSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina GrandePINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de PernambucoMEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande2016-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMaterialismo histórico e dialéticoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/247610.5892/ruvrd.v14i1.2476Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 323-3322236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476/pdf_443http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2476/233http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2476/23410.5892/ruvrd.v14i1.2476.g233110.5892/ruvrd.v14i1.2476.s23310.5892/ruvrd.v14i1.2476.s234Pesquisa com abordagem qualitativaCronológicaAcadêmicos de EnfermagemDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2476Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:16.902189Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
title |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
spellingShingle |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande Enfermagem, Gestão em Enfermagem Educação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Gestão em Enfermagem |
title_short |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
title_full |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
title_fullStr |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
title_full_unstemmed |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
title_sort |
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
author |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande |
author_facet |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande PORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencial LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Pernambuco MEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande |
author_role |
author |
author2 |
PORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencial LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Pernambuco MEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande PORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencial LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Pernambuco MEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem, Gestão em Enfermagem Educação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Gestão em Enfermagem |
topic |
Enfermagem, Gestão em Enfermagem Educação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Gestão em Enfermagem |
description |
As abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem nas escolas de enfermagem pela responsabilidade em relação à formação, estímulo à reflexão e superação dos desafios cotidianos. Este estudo objetivou desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação de discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Os dados foram coletados através de entrevistas e processados pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Foi possível emergir a categoria analítica: O discente ingressante e seu contato com as abordagens pedagógicas do curso de enfermagem, e três categorias empíricas: 1. Disciplinas de identificação dos entrevistados; 2. Ênfase nos aspectos metodológicos do ensino e 3. Abordagem pedagógica dos docentes na visão discente. Foi possível constatar que a maioria dos discentes aponta o uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula, convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Materialismo histórico e dialético |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476 10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476/pdf_443 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2476/233 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2476/234 10.5892/ruvrd.v14i1.2476.g2331 10.5892/ruvrd.v14i1.2476.s233 10.5892/ruvrd.v14i1.2476.s234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pesquisa com abordagem qualitativa Cronológica Acadêmicos de Enfermagem |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 323-332 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051199794446336 |