ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencial, LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande, SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande, PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Pernambuco, MEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476
Resumo: As abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem nas escolas de enfermagem pela responsabilidade em relação à formação, estímulo à reflexão e superação dos desafios cotidianos. Este estudo objetivou desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação de discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Os dados foram coletados através de entrevistas e processados pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Foi possível emergir a categoria analítica: O discente ingressante e seu contato com as abordagens pedagógicas do curso de enfermagem, e três categorias empíricas: 1. Disciplinas de identificação dos entrevistados; 2. Ênfase nos aspectos metodológicos do ensino e 3. Abordagem pedagógica dos docentes na visão discente. Foi possível constatar que a maioria dos discentes aponta o uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula, convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor.
id UVRV-2_9720cdcec5763335acada7c146dbb080
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2476
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476Enfermagem, Gestão em EnfermagemEducação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem.Gestão em EnfermagemAs abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem nas escolas de enfermagem pela responsabilidade em relação à formação, estímulo à reflexão e superação dos desafios cotidianos. Este estudo objetivou desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação de discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Os dados foram coletados através de entrevistas e processados pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Foi possível emergir a categoria analítica: O discente ingressante e seu contato com as abordagens pedagógicas do curso de enfermagem, e três categorias empíricas: 1. Disciplinas de identificação dos entrevistados; 2. Ênfase nos aspectos metodológicos do ensino e 3. Abordagem pedagógica dos docentes na visão discente. Foi possível constatar que a maioria dos discentes aponta o uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula, convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor.ABECPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBICANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina GrandePORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencialLIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina GrandeSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina GrandePINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de PernambucoMEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande2016-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMaterialismo histórico e dialéticoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/247610.5892/ruvrd.v14i1.2476Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 323-3322236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476/pdf_443http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2476/233http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2476/23410.5892/ruvrd.v14i1.2476.g233110.5892/ruvrd.v14i1.2476.s23310.5892/ruvrd.v14i1.2476.s234Pesquisa com abordagem qualitativaCronológicaAcadêmicos de EnfermagemDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2476Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:16.902189Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
title ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
spellingShingle ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
Enfermagem, Gestão em Enfermagem
Educação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem.
Gestão em Enfermagem
title_short ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
title_full ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
title_fullStr ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
title_full_unstemmed ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
title_sort ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
author ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
author_facet ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
PORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencial
LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande
PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Pernambuco
MEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande
author_role author
author2 PORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencial
LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande
PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Pernambuco
MEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
PORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva; Enfermeira assistencial
LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande
PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Pernambuco
MEDEIROS, Heloisy Alves de; Universidade Federal de Campina Grande
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem, Gestão em Enfermagem
Educação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem.
Gestão em Enfermagem
topic Enfermagem, Gestão em Enfermagem
Educação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem.
Gestão em Enfermagem
description As abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem nas escolas de enfermagem pela responsabilidade em relação à formação, estímulo à reflexão e superação dos desafios cotidianos. Este estudo objetivou desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação de discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Os dados foram coletados através de entrevistas e processados pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Foi possível emergir a categoria analítica: O discente ingressante e seu contato com as abordagens pedagógicas do curso de enfermagem, e três categorias empíricas: 1. Disciplinas de identificação dos entrevistados; 2. Ênfase nos aspectos metodológicos do ensino e 3. Abordagem pedagógica dos docentes na visão discente. Foi possível constatar que a maioria dos discentes aponta o uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula, convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Materialismo histórico e dialético
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476
10.5892/ruvrd.v14i1.2476
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2476/pdf_443
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2476/233
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2476/234
10.5892/ruvrd.v14i1.2476.g2331
10.5892/ruvrd.v14i1.2476.s233
10.5892/ruvrd.v14i1.2476.s234
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pesquisa com abordagem qualitativa
Cronológica
Acadêmicos de Enfermagem
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 323-332
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051199794446336