EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Cesar Cavalcanti da; Universidade Federal da Paraíba, LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande, PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Campina Grande, SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1284
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura que objetivou relacionar as atividades de educação em saúde realizadas pela enfermagem com as abordagens pedagógicas emancipatórias e não emancipatórias. A pesquisa foi realizada no período de maio a setembro de 2012. Na busca às bases de dados indexadoras MEDLINE, SciELO, LILACS, foram utilizados os descritores “ensino”, “enfermagem” e “educação em saúde”, conforme orientação do Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde. De acordo com os artigos analisados pode-se constatar que os profissionais da enfermagem estão valorizando aspectos educacionais em suas atividades laborais que convergem com propostas emancipatórias e não emancipatórias. Dentre os modelos de educação em saúde, o emancipatório pode ser utilizado como estratégia profícua às atividades de planejamento e implementação de propostas educativas conforme as próprias experiências exitosas relatadas nos artigos compilados.
id UVRV-2_a22073bab78fe79ea3c95252eb711bf5
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1284
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284Ciências da Saúde; EnfermagemEnsino. Educação em Saúde. Enfermagem em Saúde Comunitária. Promoção da Saúde.Educação em saúde e enfermagemO presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura que objetivou relacionar as atividades de educação em saúde realizadas pela enfermagem com as abordagens pedagógicas emancipatórias e não emancipatórias. A pesquisa foi realizada no período de maio a setembro de 2012. Na busca às bases de dados indexadoras MEDLINE, SciELO, LILACS, foram utilizados os descritores “ensino”, “enfermagem” e “educação em saúde”, conforme orientação do Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde. De acordo com os artigos analisados pode-se constatar que os profissionais da enfermagem estão valorizando aspectos educacionais em suas atividades laborais que convergem com propostas emancipatórias e não emancipatórias. Dentre os modelos de educação em saúde, o emancipatório pode ser utilizado como estratégia profícua às atividades de planejamento e implementação de propostas educativas conforme as próprias experiências exitosas relatadas nos artigos compilados.ABECANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina GrandeSILVA, Cesar Cavalcanti da; Universidade Federal da ParaíbaLIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina GrandePINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Campina GrandeSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Integrativaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/128410.5892/ruvrd.v12i1.1284Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 70-842236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1284/pdf_92http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1284/10810.5892/ruvrd.v12i1.1284.g112910.5892/ruvrd.v12i1.1284.s108NãoPesquisa em periódicosDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:22:34ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284
title EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284
spellingShingle EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
Ciências da Saúde; Enfermagem
Ensino. Educação em Saúde. Enfermagem em Saúde Comunitária. Promoção da Saúde.
Educação em saúde e enfermagem
title_short EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284
title_full EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284
title_fullStr EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284
title_sort EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284
author ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
author_facet ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
SILVA, Cesar Cavalcanti da; Universidade Federal da Paraíba
LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande
PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Campina Grande
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande
author_role author
author2 SILVA, Cesar Cavalcanti da; Universidade Federal da Paraíba
LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande
PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Campina Grande
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Luciana Dantas Farias de; Universidade Federal de Campina Grande
SILVA, Cesar Cavalcanti da; Universidade Federal da Paraíba
LIMA, Édija Anália Rodrigues de; Universidade Federal de Campina Grande
PINTO, Maria Benegelania; Universidade Federal de Campina Grande
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito; Universidade Federal de Campina Grande
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde; Enfermagem
Ensino. Educação em Saúde. Enfermagem em Saúde Comunitária. Promoção da Saúde.
Educação em saúde e enfermagem
topic Ciências da Saúde; Enfermagem
Ensino. Educação em Saúde. Enfermagem em Saúde Comunitária. Promoção da Saúde.
Educação em saúde e enfermagem
description O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura que objetivou relacionar as atividades de educação em saúde realizadas pela enfermagem com as abordagens pedagógicas emancipatórias e não emancipatórias. A pesquisa foi realizada no período de maio a setembro de 2012. Na busca às bases de dados indexadoras MEDLINE, SciELO, LILACS, foram utilizados os descritores “ensino”, “enfermagem” e “educação em saúde”, conforme orientação do Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde. De acordo com os artigos analisados pode-se constatar que os profissionais da enfermagem estão valorizando aspectos educacionais em suas atividades laborais que convergem com propostas emancipatórias e não emancipatórias. Dentre os modelos de educação em saúde, o emancipatório pode ser utilizado como estratégia profícua às atividades de planejamento e implementação de propostas educativas conforme as próprias experiências exitosas relatadas nos artigos compilados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Integrativa
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1284
10.5892/ruvrd.v12i1.1284
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1284
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i1.1284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1284/pdf_92
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1284/108
10.5892/ruvrd.v12i1.1284.g1129
10.5892/ruvrd.v12i1.1284.s108
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
Não
Pesquisa em periódicos
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 70-84
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454440176386048