Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293
Resumo: A infância é uma construção histórico social que se modifica segundo os padrões da sociedade à qual está inserida. As maneiras de brincar também vêm se modificando, e atualmente os eletrônicos estão sendo inseridos na vida das crianças de forma precoce, preenchendo uma nova maneira de brincar. A interação é importante neste período de constituição (primeira infância), o explorar o ambiente, o brincar e construir. Essa pesquisa se justifica por considerar as transformações sócio-históricas sofridas pela infância e pelas atuais maneiras de brincar. Com esse artigo objetiva-se, através de revisão da literatura, apresentar e discutir a importância das experiências vividas no período de 0 a 3 anos para o desenvolvimento integral da criança, bem como os impactos do uso dos eletrônicos sobre elas. Há diversos autores que dizem a respeito do uso dos eletrônicos na infância, alguns apontam sobre os benefícios, se estes forem articulados com um proposito e pode-se encontrar estudos a respeito dos malefícios, sendo esses de diversas vertentes que vão desde problemas físicos até problemas psicológicos. É importante ressaltar que o uso dos eletrônicos não pode tornar-se a principal atividade desenvolvida pela criança, restringindo sua interação. A família é quem deve controlar o uso dos eletrônicos, mas a escola pode ser uma grande aliada no processo de conscientização por meio de palestras, minicursos, eventos, cartilhas, entre outras atividades que unam a família, pais e responsáveis serão conscientizados da importância da primeira infância para o desenvolvimento integral.
id UVRV-2_a640130c6c5d9610121fe82e9b0e7b12
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6293
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)Primeira Infância; Eletrônicos; DesenvolvimentoA infância é uma construção histórico social que se modifica segundo os padrões da sociedade à qual está inserida. As maneiras de brincar também vêm se modificando, e atualmente os eletrônicos estão sendo inseridos na vida das crianças de forma precoce, preenchendo uma nova maneira de brincar. A interação é importante neste período de constituição (primeira infância), o explorar o ambiente, o brincar e construir. Essa pesquisa se justifica por considerar as transformações sócio-históricas sofridas pela infância e pelas atuais maneiras de brincar. Com esse artigo objetiva-se, através de revisão da literatura, apresentar e discutir a importância das experiências vividas no período de 0 a 3 anos para o desenvolvimento integral da criança, bem como os impactos do uso dos eletrônicos sobre elas. Há diversos autores que dizem a respeito do uso dos eletrônicos na infância, alguns apontam sobre os benefícios, se estes forem articulados com um proposito e pode-se encontrar estudos a respeito dos malefícios, sendo esses de diversas vertentes que vão desde problemas físicos até problemas psicológicos. É importante ressaltar que o uso dos eletrônicos não pode tornar-se a principal atividade desenvolvida pela criança, restringindo sua interação. A família é quem deve controlar o uso dos eletrônicos, mas a escola pode ser uma grande aliada no processo de conscientização por meio de palestras, minicursos, eventos, cartilhas, entre outras atividades que unam a família, pais e responsáveis serão conscientizados da importância da primeira infância para o desenvolvimento integral.ABECBorges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/629310.5892/ruvrd.v20i2.6293Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 20, n. 2 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v20i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293/pdf_109010.5892/ruvrd.v20i2.6293.g10952196Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-30T22:40:17ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
title Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
spellingShingle Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde
Primeira Infância; Eletrônicos; Desenvolvimento
title_short Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
title_full Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
title_fullStr Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
title_full_unstemmed Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
title_sort Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
author Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde
author_facet Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde
dc.subject.por.fl_str_mv Primeira Infância; Eletrônicos; Desenvolvimento
topic Primeira Infância; Eletrônicos; Desenvolvimento
description A infância é uma construção histórico social que se modifica segundo os padrões da sociedade à qual está inserida. As maneiras de brincar também vêm se modificando, e atualmente os eletrônicos estão sendo inseridos na vida das crianças de forma precoce, preenchendo uma nova maneira de brincar. A interação é importante neste período de constituição (primeira infância), o explorar o ambiente, o brincar e construir. Essa pesquisa se justifica por considerar as transformações sócio-históricas sofridas pela infância e pelas atuais maneiras de brincar. Com esse artigo objetiva-se, através de revisão da literatura, apresentar e discutir a importância das experiências vividas no período de 0 a 3 anos para o desenvolvimento integral da criança, bem como os impactos do uso dos eletrônicos sobre elas. Há diversos autores que dizem a respeito do uso dos eletrônicos na infância, alguns apontam sobre os benefícios, se estes forem articulados com um proposito e pode-se encontrar estudos a respeito dos malefícios, sendo esses de diversas vertentes que vão desde problemas físicos até problemas psicológicos. É importante ressaltar que o uso dos eletrônicos não pode tornar-se a principal atividade desenvolvida pela criança, restringindo sua interação. A família é quem deve controlar o uso dos eletrônicos, mas a escola pode ser uma grande aliada no processo de conscientização por meio de palestras, minicursos, eventos, cartilhas, entre outras atividades que unam a família, pais e responsáveis serão conscientizados da importância da primeira infância para o desenvolvimento integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293
10.5892/ruvrd.v20i2.6293
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v20i2.6293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293/pdf_1090
10.5892/ruvrd.v20i2.6293.g10952196
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 20, n. 2 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v20i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454437627297792