Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293 |
Resumo: | A infância é uma construção histórico social que se modifica segundo os padrões da sociedade à qual está inserida. As maneiras de brincar também vêm se modificando, e atualmente os eletrônicos estão sendo inseridos na vida das crianças de forma precoce, preenchendo uma nova maneira de brincar. A interação é importante neste período de constituição (primeira infância), o explorar o ambiente, o brincar e construir. Essa pesquisa se justifica por considerar as transformações sócio-históricas sofridas pela infância e pelas atuais maneiras de brincar. Com esse artigo objetiva-se, através de revisão da literatura, apresentar e discutir a importância das experiências vividas no período de 0 a 3 anos para o desenvolvimento integral da criança, bem como os impactos do uso dos eletrônicos sobre elas. Há diversos autores que dizem a respeito do uso dos eletrônicos na infância, alguns apontam sobre os benefícios, se estes forem articulados com um proposito e pode-se encontrar estudos a respeito dos malefícios, sendo esses de diversas vertentes que vão desde problemas físicos até problemas psicológicos. É importante ressaltar que o uso dos eletrônicos não pode tornar-se a principal atividade desenvolvida pela criança, restringindo sua interação. A família é quem deve controlar o uso dos eletrônicos, mas a escola pode ser uma grande aliada no processo de conscientização por meio de palestras, minicursos, eventos, cartilhas, entre outras atividades que unam a família, pais e responsáveis serão conscientizados da importância da primeira infância para o desenvolvimento integral. |
id |
UVRV-2_a640130c6c5d9610121fe82e9b0e7b12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6293 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)Primeira Infância; Eletrônicos; DesenvolvimentoA infância é uma construção histórico social que se modifica segundo os padrões da sociedade à qual está inserida. As maneiras de brincar também vêm se modificando, e atualmente os eletrônicos estão sendo inseridos na vida das crianças de forma precoce, preenchendo uma nova maneira de brincar. A interação é importante neste período de constituição (primeira infância), o explorar o ambiente, o brincar e construir. Essa pesquisa se justifica por considerar as transformações sócio-históricas sofridas pela infância e pelas atuais maneiras de brincar. Com esse artigo objetiva-se, através de revisão da literatura, apresentar e discutir a importância das experiências vividas no período de 0 a 3 anos para o desenvolvimento integral da criança, bem como os impactos do uso dos eletrônicos sobre elas. Há diversos autores que dizem a respeito do uso dos eletrônicos na infância, alguns apontam sobre os benefícios, se estes forem articulados com um proposito e pode-se encontrar estudos a respeito dos malefícios, sendo esses de diversas vertentes que vão desde problemas físicos até problemas psicológicos. É importante ressaltar que o uso dos eletrônicos não pode tornar-se a principal atividade desenvolvida pela criança, restringindo sua interação. A família é quem deve controlar o uso dos eletrônicos, mas a escola pode ser uma grande aliada no processo de conscientização por meio de palestras, minicursos, eventos, cartilhas, entre outras atividades que unam a família, pais e responsáveis serão conscientizados da importância da primeira infância para o desenvolvimento integral.ABECBorges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/629310.5892/ruvrd.v20i2.6293Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 20, n. 2 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v20i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293/pdf_109010.5892/ruvrd.v20i2.6293.g10952196Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-30T22:40:17ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos) |
title |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos) |
spellingShingle |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos) Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde Primeira Infância; Eletrônicos; Desenvolvimento |
title_short |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos) |
title_full |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos) |
title_fullStr |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos) |
title_full_unstemmed |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos) |
title_sort |
Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos) |
author |
Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde |
author_facet |
Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Janice de Oliveira; Universidade Vale do Rio Verde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeira Infância; Eletrônicos; Desenvolvimento |
topic |
Primeira Infância; Eletrônicos; Desenvolvimento |
description |
A infância é uma construção histórico social que se modifica segundo os padrões da sociedade à qual está inserida. As maneiras de brincar também vêm se modificando, e atualmente os eletrônicos estão sendo inseridos na vida das crianças de forma precoce, preenchendo uma nova maneira de brincar. A interação é importante neste período de constituição (primeira infância), o explorar o ambiente, o brincar e construir. Essa pesquisa se justifica por considerar as transformações sócio-históricas sofridas pela infância e pelas atuais maneiras de brincar. Com esse artigo objetiva-se, através de revisão da literatura, apresentar e discutir a importância das experiências vividas no período de 0 a 3 anos para o desenvolvimento integral da criança, bem como os impactos do uso dos eletrônicos sobre elas. Há diversos autores que dizem a respeito do uso dos eletrônicos na infância, alguns apontam sobre os benefícios, se estes forem articulados com um proposito e pode-se encontrar estudos a respeito dos malefícios, sendo esses de diversas vertentes que vão desde problemas físicos até problemas psicológicos. É importante ressaltar que o uso dos eletrônicos não pode tornar-se a principal atividade desenvolvida pela criança, restringindo sua interação. A família é quem deve controlar o uso dos eletrônicos, mas a escola pode ser uma grande aliada no processo de conscientização por meio de palestras, minicursos, eventos, cartilhas, entre outras atividades que unam a família, pais e responsáveis serão conscientizados da importância da primeira infância para o desenvolvimento integral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293 10.5892/ruvrd.v20i2.6293 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v20i2.6293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6293/pdf_1090 10.5892/ruvrd.v20i2.6293.g10952196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 20, n. 2 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v20i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454437627297792 |